As máquinas mais potentes do mundo não usam Windows
A cada seis meses a equipa pelo TOP500 disponibiliza a lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo tendo como base o sistema de Benchmarks Linpack. Estas super máquinas pertencem normalmente a governos ou a parcerias público-privadas que partilham os custos e o tempo de processamento do sistema.
O super computador mais potente do mundo continua a ser o Sunway TaihuLight.
De acordo com as informações disponibilizadas no top500.org, o Sunway TaihuLight é cerca de duas vezes mais poderoso e três vezes mais eficiente que o seu antecessor, que tinha também sido construído na China, mas com tecnologia Intel (Norte-Americana), o Tianhe-2.
O Sunway TaihuLight foi criado pelo Centro de Investigação de computação paralela da China, tem uma performance de 93 petaflops (mil biliões de cálculos por segundo) e está a ser usado para modelização climática e pesquisa científica no Centro nacional da China para supercomputadores na cidade de Wuxi.
Quais os países com mais super computadores?
De acordo com com as informações, só a China e os Estados Unidos têm 171 super computadores cada um, no TOP 500. Em terceiro lugar aparece a Alemanha com 31 super computadores seguido do Japão com 27 e na quinta posição a França com 20 super máquinas. Portugal não tem qualquer super computador.
Em termos de Sistema Operativo…quem domina?
O Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com os dados, no TOP 500 existem 498 máquinas que correm Linux.
As restantes têm como sistema operativo o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.
Via TOP500
Este artigo tem mais de um ano
“As restantes têm como sistema operativo o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.” E porque não referenciar também o MacOS?
Mas será que existe algum SO específico para os supercomputadores? Não são esses mesmos SO feitos à medida de cada supercomputador? E sendo assim, a base mais fácil de programar a adaptar a cada um não será o Linux?
Isso não é ser “queixinhas”?
Ou com esse desabafo sobre o “outro” o ego já fica mais levantado e pensa ter lavado a honra do windows?
Não acha que esse aparte acaba por comprometer as perguntas que deixa no segundo parágrafo, inscrevendo o comentário na clubite aguda da 2ª divisão?
Esse comentário é que é um disparate.
O que disse (e mantenho) é que um SO feito para “massas” não é facilmente adaptado a um supercomputador.
Agora veja lá onde está a clubite.
P.S. : Já agora tente fazer do Linux um SO para “massas”
Temos o Android. É Linux e é para massas,
Ainda bem que não metem android em supercomputadores.
Mas Android não é para computadores (se o Android fosse tão bom fora dos Smartphones, não estaria o ChromeOS já a dominar o mercado de computadores?).
Ou será que eu ando distraído e Linux é um SO fácil de utilizar num computador por um utilizador vulgar. Não sei
Tem tudo haver, tem mais UNIX no iOS do que no Android 😀
Minha irmã é muito leiga. Instalei o Ubuntu no Notebook dela pq ela ficava reclamando dos travamentos, vírus e etc. Usou por dois anos sem reclamar e o note dela estava na hora de trocar, adiou a troca pois melhorou a performance e ela ainda disse que é mais fácil que Windows.
OKok falha nossa. Mas, MacOS em servidores? 😀
Sim. macOS Server 😉
https://www.apple.com/macos/server/
Tiago… calma, a Apple tem o Server mas… não é como no passado. Vê aqui uma explicação mais pormenorizada:
https://en.wikipedia.org/wiki/MacOS_Server
No passado, a Apple tinha um sistema operativo e uma infraestrutura dedicada, hoje não.
Vítor M. tens razão. São coisas diferentes, nem se coloca.
Nem sabia que existia mac os server, mas pelo o que percebi isso é um módulo que posso instalar num mac convencional ou funciona como o windows server sendo uma instalação de raiz?
Mas não me parece que estamos a falar de meros servidores. Muitos destes supercomputadores nem são servidores.
E os sistemas Mainframe? E existem sim super computadores em Portugal, com sistemas ZOS Mainframe…
MacOS em servidores, que raio de unicórnio é esse? lolol Só mesmo em imaginação…
MacOS ?? isso nem merece a pena referenciar! ahahaha
Tens razão pedro. Compram um Mac e deixam de ser burros…. Muito bom…….
ou comprem um e deixar de ter dor de cotovelo .
Pelo preço de um Mac compro um portátil melhor, também posso meter Hackintosh, assim tenho um não mac com El Capitan 😀
Não sejas ignorante, Certo que a Apple pratica preços que te parecem muito caros, mas se tu comparas assim as coisas….
Hackintosh foi, é e será uma máquina pouco eficiente, Mac é Mac e o resto é o resto.
Dentro desse resto tens marcas que vendem produtos acima do seu valor, e que depois comparados com um mac podem até ser “melhores” mas no fim do dia, não aguentam o abuso que um mac aguenta.
Não sei se alguma vez usas te um mac por mais de uns minutos… mas eu falo pela experiência de 9 anos a usar Apple, Dell e HP, e acredita não é a mesma coisa.
Eu não sou de clubes, mas eu gosto de windows “nasci com o windows”, a utilidade que faço a um pc não é porque ele custa centenas ou milhares de euros, mas para a necessidade que eu preciso, e para mim jogar e navegar na internet é o mais importante, e faço-o muito bem com um pc Windows e não nos outros.
Agora vir falar que um é melhor que o outro porque não tens dinheiro ou porque é dor de cotovelo, então é melhor internarem-se todos que isso na vossa cabeça está mesmo muito mau
“Hackintosh foi, é e será uma máquina pouco eficiente, Mac é Mac e o resto é o resto.”
Não sei se ei de rir ou chorar….
Devem de utilizar componentes completamente diferentes dos PCs… Ou então quando os fabricam devem por lá algum pó mágico para ficarem mais rápidos…
és mesmo triste ao pensar que mac tem hardware diferente de outros pcs, mac não tem hardware feito a medida para eles, apenas tem hardware mais fraco que computadores de metade do preço.
tenho um hackintosh com i7-6900k, a fazer frente ao “segundo” range de mac pro pós 2013. e custou 5x menos.
Quando digo fazer frente é correr testes e ver a performance, bem como correr aplicações para verificar a veracidade dos testes (neste caso é só render video).
Tem mais performance, por menos preço, e é um hackintosh.
Se TU, Jorge Rodrigues, em particular não sabes, não tomes o todo por ignorante 🙂
Acho que já nem te preciso responder, esses teus 9 anos foram pelo ralo abaixo, mas obrigado pela tua opinião.
PS: eu tive um Mac e vendi porque pouco uso dei, foi o dinheiro mais mal gasto, tem mais desgaste o meu Toshiba e o Clevo que neste caso da um um baile ao Mac
Sim por isso que muitos comprar mac com specs ultrapassar as para depois irem la meter windows como maquina virtual, tanto dor de cotovelo uiii
Falta só a informação que dos três que o Brasil possui…dois estão “parados” por falta de verba para pagamento da conta de eletricidade! E que ao terceiro acontecerá o mesmo a partir de Janeiro caso não sejam desbloqueados fundos para o mesmo efeito. Mas,pelo menos,aparece na “lista”…
Tempo de vacas magras…
aj 19 de Novembro de 2016 às 10:15
ou comprem um e deixar de ter dor de cotovelo .
aj os produtos da apple são como o teu português. manhosos e não são de confiança. lol.
Meninos o assunto aqui é as super máquinas não é mais uma falha ou um problema encontrado nos dispositivos apple.
Como podem ver as super máquinas utilizam linux esse sim seguro e de confiança
Lol, sabes porque usam Linux?
porque são open source e têm imensas distros específicas para clusters e processamento paralelo, ou achas que os super computadores têm Mint ou Ubunto…. Lol
O linux destas máquinas é desenvolvido à medida. Muitas nem estão disponíveis ou acessíveis ao público
ora ai está.
a pura das verdades.
O windows não está preparado para máquinas tão especificas como estas. Onde está a novidade ? Realmente quando se quer dizer mal do windows tudo se diz, só ainda não percebi o alcance. Estes sistemas são de tal forma pormenorizados que apenas um sistema operativo construído à medida é que o pode por a trabalhar, e aí entra o Linux e o Unix. É tão simples quanto isto. Não há cá guerrinhas parvas nem comentários pouco inteligentes. Cada macaco no seu galho. Windows nunca será para aqui chamado. Não pertence a este mundo dos supercomputadores. Se pedirem à MS para construir um sistema para esta máquinas…pode ser que venha de lá um windows para estes superpc´s…mas imaginem mais esse preço a juntar ao consumo energético e manutenção destes meninos…
É isso mesmo
E por acaso, fui fazer uma pesquisa e encontrei isto:
https://www.top500.org/site/50454
http://www.pcworld.com/article/3124486/hardware/microsofts-fpga-powered-supercomputer-can-translate-wikipedia-faster-than-you-can-blink.html
A malta tem a mania que a Microsoft é só Windows.
E já agora: http://www.macworld.com/article/1029443/macmall.html
Para quem pensa que a Apple também não trabalho para um supercomputador.
A questão é saber se essas empresas tem interesse em gastar milhões em dar suporte e manter supercomutadores. É que essas maquinas dão muita despesa e normalmente o trabalho que realizam não dá dinheiro a curto prazo, para a despesa que tem.
Por isso é que a maioria dos supercomutadores do mundo, são financiados pelo Estado ou por grupos privados que tem interesse na investigação, como farmacêuticas.
Para empresas com o foco principal no consumo, não tem muito interesse em manter esse tipo de maquinas. Pois fica mais barato, quando necessário, encomendar a “analise” a uma IBM ou Intel, por exemplo.
O meu computador não é nenhum supercomputador, e estou muito bem servido, sempre com o Windows, foi o 95, o Xp, o 98, o vista, o 7, e agora o 10. NÃO PRECISO DE MAIS.
é o mesmo desde o 95? Valente!
E depois do XP experimentou o 98 só para ver como era 😀
Bem dito (escrito).
Claro, claro. Até porque as specs do teu computador são as mesmas desde 95… Deve estar bonito, com o Windows 10 em cima. Deve engasgar-se todo.
O titulo deste artigo devia ser “O supercomputador mais potente esta na China”.
Porque é totalmente lógico que um supercomputador não use Windows! Nem Windows, nem outro qualquer SO comercial. O Windows é desenvolvido para computadores, e não para supercomputadores.
O Linux é um sistema construído a medida das necessidades de utilização, e neste caso os supercomputadores precisam de um SO especial e especifico para aquilo que vão fazer, e para corresponder as características e capacidades que tem.
Nem mais.
Não entendo a postura das pessoas que aqui deixam comentários. Parecem miúdos mimados a exprimirem as suas posições como que cada um é ou tem melhor que o outro. Toda a gente sabe que os SO deste tipo de equipamentos são desenvolvidos tendo em conta determinado perfil e desempenho desejado. Como tal, o critério de escolha não é baseado numa lógica de identificação pessoal mas sim por múltiplos critérios. Não há espaço para clubites ou identificação com determinada tecnologia mas sim a principal razão que é o custo-desempenho. Relativamente aos SO’s de que a peça indica como não estando contemplados nesta lista, bem como alguns iluminados que deixaram aqui o seu cunho pessoal, devem pensar que esses tem na sua essência um perfil e objetivos diferentes, chegarem as massas e não propriamente este tipo de mercado. Não são desenvolvidos de raiz para este efeito propositadamente. Quando se discute qual o melhor, desculpem me a franqueza, é ridículo. Tal como muitos produtos tecnológicos, estes são desenvolvidos para satisfazerem clientes com determinado perfil. Então existe uma lógica de identificação com o produto/marca ao qual o mundo tas TIC não é alheio. Então porque raio ainda se discute qual o melhor ou pior? Não faz qualquer sentido.
Quem lançou essa questão foi o escritor do artigo…
Comparou algo que não é comparável.
Bem dito!!! Há coisas que não se comparam. O linux é um SO open source, logo totalmente configurável fazendo sentido ser usado nesses supercomputadores. O Windows foi desenvolvido para correr em diferentes tipos de hardware, logo mais acessível às massas (ha distribuições de Linux, como Ubuntu com o mesmo objectivo, mas à que dizer que o windows continua a ser mais user friendly…). O macOs foi desenvolvido para um hardware específico, procurando só disponibilizar apps de qualidade atingindo só um nicho de mercado. O mesmo se aplica às “guerras” entre os SO dos smartphones… Não dá para comparar…
Não usa Windows nem Mac OS.
Estou surpreso do Brasil aparecer com 3 supercomputadores, mas acho que apenas um é do governo, os outros devem ser do setor privado, acho que um é da Embraer. O supercomputador do governo (acho que era usado pelo CPETC/IMPE), foi desativado por falta de verba para pagamento da conta de energia: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercomputador-brasileiro-sem-dinheiro-pagar-conta-luz&id=010175160624#.WDByvlSVsbw.
O Brasil é um país brutal, enorme. Apesar dos problemas (graves) políticos, em termos de ciência e tecnologia é um dos que se destaca no mundo.
As pessoas nao entendem isso. O problema do Brasil é a corrupçao a mais, exagerada, que trava a evoluçao do país. Se nao fosse assim, o brasil seria dos paises mais desenvolvidos.
Modelização?!! Esse termo não se usa pelo menos em Portugal… Modelação climática é como se diz por cá.
Não sei se sabem mas a universidade de Coimbra tem um super computador. Não é um dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo mas é um supercomputador
Obsoleto, quando os próprios docentes da UC precisam de usar tempo do supercomputador pagam para usar slots num supercomputador na alemanhã ou holanda..
mais uma cagada de artigo.
não usam porque não têm guita pra pagar as licenças!