PplWare Mobile

Aprenda como interligar dois locais através de uma VPN

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

22 Comentários em "Aprenda como interligar dois locais através de uma VPN"

avatar
  Subscreva  
Notify of
Andre Simoes
Visitante
Andre Simoes

Boa tarde. Tenho uma questão referente ás vpns.
Imaginemos tenho o gatway com gama 192.168.1.0, e vpn a correr noutro router cuja gama é 192.168.0.0, o router com vpn está ligado ao gatway por cabo.
A minha questão é a seguinte eu ao aceder á vpn não queria ter acesso aos equipamentos que estão na gama 192.168.1.0 e aos da gama 192.168.0.0. so quero que quem aceda á vpn aceda a uma máquina. imaginemos a máquina cujo ip é 192.168.0.64.
Isto é possivel só com a vpn ou tem que ser criada uma vlan?
Cumps

Luiz
Visitante
Acho que não existiram algumas explicações importantes a nível de Rede. As duas máquinas que estabeleceram o túnel vão conseguir comunicar, mas dado os Routers não saberem para aonde devem enviar o tráfego, e os mesmos serem a Default-Gateway das redes internas irá existir essa lacuna. Pelo que deveria ter sido criado uma rota estática a apontar que o tráfego da rede que se está a tentar alcançar fosse para a máquina Linux, para que o tráfego siga pelo túnel. Também deveria ter sido explicado que tipo de túnel está a ser estabelecido ? PPTP ? GRE ? IPSec ?… Read more »
Tiago Santos
Visitante
Tiago Santos

Pplware, acho que está na hora de fazerem um tópico de segurança em Sistemas Linux Server, neste mundo fora andamos a bater com a cabeça nas paredes para aprender a fazer tuneis com sentido de “firewall”, uns scripts etc! Vamos lá Pplware!!

João
Visitante
João

Bom dia Pedro Pinto.
As máquinas com linux terão que estar a desempenhar o papel de router nas redes de ambos os locais? Ou seja, têm que atribuir elas as definições de DHCP para os clientes, e terão que possuir 2 placas de rede?

Creio que falta neste manual, referenciar o possível encaminhamento de portos nos routers, para que as máquinas OpenVPN possa comunicar.

Daniel Fernandes
Visitante
Daniel Fernandes

Interessante seria ver isto a funcionar com o Windows e configurado com o RaspBerry Pi.

Cmprs.

joao
Visitante

pois isso seria

oi
Visitante

tenho usado openvpn em ambiente windows há varios anos e funciona muito bem.

nickteste
Visitante
nickteste

Muito bom artigo, agora o próximo pode ser sobre a alternativa IPSEC, Libreswan (Fork/continuação do freeswan).

No outro dia descobri ao navegar na shell de um CPE Draytek , que alguns CPEs deles utilizam o Freeswan, como gestor das suas vpns.

Jorge Matias
Visitante
Jorge Matias

Excelente artigo, no entanto para quando um exemplo em windows?

Obrigado

Eric Drumond
Visitante
Eric Drumond

Oi, alguém sabe de algum sistema desses para usuários domésticos ou algo parecido? As vezes acessar do trabalho um computador em casa é necessário. No meu caso trabalho em uma cidade muito distante da qual fica minha residencia.

Xac
Visitante
Zau
Visitante

Questiono se é possível fazer algo do género com windows + Open VPN?

FM
Visitante
Nothing to!
Visitante
Nothing to!

Bom artigo.

Uma pergunta para o Pedro Pinto, que pelos vistos é o Linux guy do pplware, reparei que para o maior parte dos tutoriais de Linux aqui usa sempre o ubuntu. Isto deve-se por ser a sistro mais conhecida e usada ou por ser a distro que usa diaramente? Caso não seja, por mera curiosidade, qual considera a sua main distro?

diz quem não sabe
Visitante
diz quem não sabe

Este é um tutorial para quem “domina” um pouco a materia. Gostaria de ver explicado o que é 10.10.10.0/24 visto as redes internas serem do tipo 192.168.X.X, acho que falta explicar que os ips usados no “# interface TUN – remote – 192.168.10.130”, serem os ips das máquinas a usar. O que significa esta rota “route add -net 10.10.10.0 gw 10.0.0.2”?, pois já tentei configurar open VPN e nos tutoriais da net serem para entendidos e não para curiosos… de resto acho este tutorial bem explicito. Quando perceber as minhas duvidas irei tentar instalar…

Carlos
Visitante
Carlos

Pelo que sei:
10.10.10.0/24 – Gama de IPs da rede interna (definido no DHCP do router/srv)
# interface TUN – remote – 192.168.10.130 – o “192.168……” penso ser o IP publico do router(que deve ser fixo)
route add -net 10.10.10.0 gw 10.0.0.2 – Serve para redirecionar todo o trafego para a gama de IPs do escritorio A para o GateWay do escritorio B interligando assim as redes

Corrijam-me se estiver errado 😉

DG
Visitante

10.10.10.0/24 – é uma subnet de IP’s privados (rede local) que vai desde 10.10.10.0 até 10.10.10.255
O mesmo acontece com os endereços do tipo 192.168.1.0/24.