Quantcast
PplWare Mobile

Aprenda a criar um servidor de VPNs no Ubuntu 15.04

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. KikoFHM says:

    É com VPN’s que me consigo ligar a uma rede wifi usando outra?
    Caso prático: tenho um jogo que permite lan mode por wifi (pokemon) mas os meus colegas não estão na mesma rede. com isto podemos ficar ligados como se tivéssemos lado a lado?
    ou não é esta a finalidade?

    • Samuel Tavares says:

      Sim com VPN podem até criar uma rede privada p jogarem em LAN, mas teem que configurar os IP’s e um tem que estar todos ligados na mesma rede (router / switch).

    • Pedro Pinto says:

      De certa forma sim, mas esta não será a solução para ti 🙂

    • LeCru says:

      Boa pergunta, tambem gostava de saber se, criando uma VPN numa rede publica(Ex.: rede da universidade) é possivel ter uma rede de partilha de ficheiros entre um pequeno grupo dentre dessa mesma VPN?

      • W10 Incoming says:

        Sim mas nota que esta é uma arquitetura de cliente->servidor. O que pretendes é melhor numa arquitetura P2P em que os clientes “falam entre si”. Também pode ser feito com OpenVPN mas existem soluções mais user-friendly e rápidas de configurar se o que pretendes é uma coisa pontual. Soluções do género Hamachi.

    • Thyago Brasileiro says:

      Otimo tutorial, Parabens.

      Depois de um certo tempo as variaveis KEY dão problemas, e ao criar usuarios aparecem msg de erros, muito reportados em foruns, resolvi isso usando o comando:
      root@ServerVPN009: [/etc/openvpn/easy-rsa] :# source /vars

      Em relação ao comando de criar usuarios(./build-key client), eu prefiro o ./build-key-pass client

      Em relaçao ao uso da VPN para tentar driblar localizaçao para jogos eu digo que funciona SE BEM CONFIGURADO e depende o pouco de como tudo é interligado. Mas não se apeguem apenas a OPENVPN, a tecnologia de TunnelSSH é muito utilizada nesse sentido tambem, este ultimo é muito usadas ate por empresas como serviço de tunnelamento para jogos e que com um pouco de conhecimento todos podem usar gratis.

      Para aqueles que citaram uso de VPS, uma solução interessante a ser pesquisada para tunnel para jogos é “tunnel ssh com putty” onde é possivel driblar muitos firewall e ate usar a localizaçao do VPS como origem para muitos serviços. EX, eu tenho um servidor VPN nos EUA, nele esta instalado o serviço de ssh que se for no Debian-Like é openSSH e se for no Red-Hat-Like(Fedora ou CentOS) é SSHD, tendo este serviço configurado e funcionando podemos conectar de qualquer lugar usando o putty, porque todos os VPN tem um ip publico e fixo para acesso do cliente. Depois habilita o ip-forward(mencionado no tutorial), e ai vem a magica, ainda com o putty com o ssh conectado, mexa nas configuração de tunnel do putty e configure o tunnel, onde criará um serviço local na sua maquina com um porta, tudo que se conectar nesta posta será direcionado para dentro do tunnel ssh ate o VPS, driblando firewall no caminho. O navegador é um exemplo de aplicativo que pode ser conectado nesta porta local, usando assim um tipo de http-proxy. Caso use o navegador para isso cuidado ao usar site como o facebook, ele detectará que a conexao estará vindo do VPS e bloqueara seu usuario caso vc nao prove o teste que o facebook faz para usuarios conectando pela primeira vez de outra localidade.

      Pesquisem sobre “port forwarding com putty” que sua mente abrira bastante

      OBS: no vps é interessante instalar o squid em modo transparente bastando editar no squid.conf
      port 3128 transparent

  2. João says:

    Eu tenho alugado um servidor nos States, onde tenho instalado o openvpn, para jogos, mas a playstation não permite configurar vpn, será possivel com o RPI, ligar-me a vpn e por rede ligar a playstation ao RPI e ter tambem na playstation vpn ?

  3. diogofdsilva says:

    Kiko, uma vpn permite aceder a redes privadas a partir de um ponto exterior a essa rede.

    Parece-me que o que queres é isto: https://secure.logmein.com/PT/products/hamachi/

    Instalas isso com os teus colegas e crias uma rede privada entre todos, funciona como se todos estivessem na mesma rede física mesmo estando cada um em sua casa.

    • W10 Incoming says:

      Concordo, para o caso dele parece-me mais adequado. OpenVPN para esse tipo de utilização é excessivamente complicado e overkill.
      OpenVPN é mais para quem quer aceder à rede de casa/escritório de forma segura e não para andar a fazer redes para jogos ocasionais.

    • KikoFHM says:

      O Hamachi conheço mas penso que agora a versão gratuita estava ou tem os dias contados.
      o OpenVPN parece-me bem pois permite multiplataforma.

      a ideia é ter um serviço em que o jogar seja também em dispositivos móveis.
      Até porque eu já não jogo à anos, por motivos profissionais e pessoais, mas os dispositivos móveis quando existem jogos em que para se jogar 2 jogadores tem ser na mesma rede wifi ao ler isto despertou interesse e fez-me pensar 🙂

  4. W10 Incoming says:

    Bom tutorial.
    +Respect

    No meu setup tenho ainda mais uma layer de segurança que é uma chave estática que tem de ser introduzida no servidor e no cliente, ao fim ao cabo a fazer de “HMAC Firewall”.

  5. rodrigo silva says:

    cp /usr/share/doc/openvpn-*/sample/sample-config-files/server.conf /etc/openvpn
    cp: impossível obter estado de “/usr/share/doc/openvpn-*/sample/sample-config-files/server.conf”: Arquivo ou diretório não encontrado
    achado em /usr/share/doc/openvpn/examples/sample-config-files/server.conf
    não estou conseguindo achar easy-rsa 🙁 algum pode me ajudar?

    • Luis says:

      Tenho o mesmo problema!!!

    • Pedro Pinto says:

      Bom dia Rodrigo,

      Certamente não tens o easy-rsa instalado.
      sudo apt-get install easy-rsa

      Depois dá feedback.

    • Pedro Pinto says:

      Já agora, reparei que entre versões do Ubuntu mudam alguns pormenores. Estive a testar com o Ubuntu 14.10 e o server.conf está compactado no ficheiro /user/share/doc/openvpn/examples/sample-config-files/server.conf.gz

      Descompacta gunzip /user/share/doc/openvpn/examples/sample-config-files/server.conf.gz
      e passa o ficheiro server.conf para a estrutura.

      cp /usr/share/doc/openvpn/examples/sample-config-files/server.conf /etc/openvpn

  6. rodrigo silva says:

    VLW 🙂 gente funciono direitinho, desculpa a demora para responder.

  7. Diogo says:

    Boa tarde,

    Após seguir todas as indicações e sem identificar nenhum erro, no final quando digito: ifconfig tun0 dá a seguinte msg de erro: tun0: error fetching interface information: Device not found
    Correndo o ifconfig apenas tenho a eth0, alguma sugestão?

    obrigado.

  8. LuisF says:

    Fiz como manda o pplware e não consegui fazer rodar a VPN.
    Segui os passos neste link : https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-set-up-an-openvpn-server-on-ubuntu-14-04
    E agora sim tenho tudo a rodar.
    Neste link explica o cliente para Windows e Linux.
    Estou a utilizar o Ubuntu 14.04 LTS ultima versão de Novembro de 2015
    Quero agradecer ao pplware tudo o que tem feito para o Linux, vosso site *****
    Parabéns a toda a equipa.

  9. jmrdocs14 says:

    Estou com um problema aqui: quando escrevo push “redirect-gateway def1 bypass-dhcp” aparece push: MAILHOST not set

    Não percebo quase nada do assunto e já pesquisei muito mas todos os sites eram muito complicados. Por favor, ajudem-me!!!

  10. Cleber says:

    Olá Pedro, em pesquisa na internet achei seu artigo de VPN, configurando o servidor.
    No final vc cita que vai criar artigo sobre a configuração do cliente da VPN, não estou encontrando o mesmo…
    Poderia colar o link para o mesmo?
    Abraço.

  11. Rafael Medeiros says:

    Olá eu fiz a instalação do openVpn server no meu Ubuntu, fiz conexão e funcionou perfeitamente, eu posso usar meu usuário admin em vários dispositivos ? Ou só um conexão para um usuário apenas?

  12. jucelino says:

    como instalar e configurar uma arquitetura p2p em vps ou dedicado linux? alguem teria alguma base para me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.