Tem medo do Arch Linux? Instale o Antergos Linux
Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o poderoso Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
Como solução nada melhor que começar pelo Antergos.
O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.
O Antergos traz tudo aquilo que o utilizador precisa em termos de ferramentas do sistema. Esta distribuição tem o seu próprio instalador gráfico, o que facilita, em muito, todo o processo de instalação, que é muito intuitivo.
Destaque também para o "Painel de Controlo" do Antergos, que faz parte do elegante GNOME.
Como podem ver, dentro das “Settings” existem opções para configurar a ligação Wi-Fi, Bluetooth, alterar o wallpaper, gerir as notificações, configurar parâmetros ao nível da privacidade, configurar parâmetros ao nível da energia, etc.
É também nas Settings, carregando em Contas Online que podem ligar-se aos mais diversos serviços online, onde se incluem o Facebook, Nextcloud, entre outros.
Tal como o Arch Linux, esta é uma rolling distro – o que significa que o utilizador não tem de estar a espera de novas versões para ter as últimas actualizações (tal como acontece com o Ubuntu ou Fedora) e usa também o repositório oficial da distribuição Pai. Experimentem, vale muito a pena.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, é a que uso.
Bom dia Maarco,
Será que pode me dizer ou ajudar como arranjo para poder formatar o meu pc.
So um bocado leigo na materia de informatica. obrigado
Uma coisa nada a ver com isto. Mas a Google está a fazer uma censura enorme agora nas pesquisas. Tudo que não é main stream, é pro sistema, é tudo censurado. Ou seja sites de informação alternativa quase nem aparece nas notícias. Acho que merecia um artigo aqui no pplware.
Correcção, “quase não aparecem nas pesquisas”.
@Rui, o que não falta são alternativas de pesquisa de conteúdos ao Google.
dá um exemplo, ou tás só a mandar uma posta de pescada que leste num site qualquer
Confirmei aqui:
http://informacaoincorrecta.blogspot.pt/2018/05/a-censura-de-google.html
Mas já tinha visto aqui tb:
https://www.naturalnewsblogs.com/google-censorship-small-independent-bloggers/
DuckDuckGo
Muito bom esse aparelho
Aparelho? WHAT
Hhihi
De salientar também que a equipa que desenvolve o Antergos tem uma “parceria” com a equipa “Numix”, e que os Numix square Icons & Theme já vem por default, independentemente do ambiente de trabalho que escolhermos.
@SoulReaver, se queres ainda “melhorar” (eheheh) o aspecto do Numix, instala o oomox.
@arc, não conhecia o oomox, mas assim que tiver oportunidade vou exprimentar…de momento estou a utilizar os icons “flat remix”, que também são muito bons =D
Ter medo de Arch Linux? KKKKKKK
Arch é a coisa mais fácil do mundo, basta ler a documentação em sua wiki. Não tem segredo. Agora sim, quero ver instalar Gentoo do zero ou pior, um LFS. Isso sim é trabalhoso, Arch é rapidinho.
Gentoo pode reserver no mínimo uns 2 dias para instalar.
E mais algumas horas para instalar o vlc.
Agora faça o mesmo no macOS, poucos segundos.
nossa, incrível !!
Arch é vida! Eu demoro horas pra configurar meu ambiente linux em outras distros, faço isso eu pouquíssimo tempo com o Arch Linux! kkkk
Completando um pouco a informação….
Em ambientes gráficos, encontram-se disponíveis também o KDE, MATE, Openbox e Deepin, se não estou em erro.
Antergos Linux, quando comparado com outras distribuições Arch like, deixa para o utilizador, escolher qual o ambiente desktop, que melhor se adapta ao seu gosto. A isso se chama LIBERDADE total para o utilizador.
Por outro lado, o freeze time para os pacotes instalados, é bastante curto, quando comparado com outros sabores Arch like, na medida em que o Antergos trabalha directamente com o branch principal do Arch Linux.
Concordo com o @SoulReaver, o Numix Icons and Themes, emprestam ao Antergos um look and feel, bastante bonito.
Por outro lado, e muito a pensar na filosofia do Arch Linux, a quantidade de pacotes/aplicações por default, é mínima, quando comparada com outros Arch like.
Este principio é bastante IMPORTANTE, na medida que dá ao utilizador TOTAL LIBERDADE, para instalar, somente as aplicações que vai necessitar e NÃO impõe qualquer aplicação NÃO NECESSÁRIA.
Alias, podem nem instalar qualquer ambiente gráfico, ficando somente com a consola. Mais uma vez está presente o principio KISS do Arch Linux.
Por último, dizem … que por tudo isto e por muito mais….Antergos Linux, é bastante mais rápido que outros derivados do Arch Linux.
+1
+1.
Acrescento alguns cuidados.
1 – Na instalação, deixar o cnchi actualizar para então instalar.
2 – Nvidia optimus, não instalar os drivers nvidia durante a instalação, instalar depois(ver wiki antergos).
3 – Se alguém quiser dual boot windows, convém consultar a wiki mas também aparece um link para a informação durante o processo.
esta distribuição é excelente. traz o poder do arch a todos
Zero links para a página do projeto? lol ou estou cego.
Bom dia. Que tal é o suporte para máquinas antigas (MacBook 4.1) e o seu comportamento, estou a pensar erradicar por completo o macOS que já não tem suporte. É o Ubuntu e muito lento (2gb RAM). Obrigado
@Nelson c. Jesus, eu recomendaria para uma máquina com 2GB de ram, um ambiente de trabalho o mais “leve” e clean possível.
A titulo de exemplo eis alguns, com um consumo de ram na ordem dos 128 de ram em bruto.
Enlightenment (https://www.enlightenment.org)
LXDE (https://lxde.org)
LXQt (https://lxqt.org)
Indo para os 512 de ram, tem a exemplo:
Xfce desktop (https://xfce.org)
Fora estes, depois é sempre um consumo de ram mais elevado.
arc, não quero parecer “rude”, mas no meu computador o Xmonad (http://xmonad.org) nem 10MB de ram está a ocupar 😀
E tenho montes de ram, antes que perguntes 😀 , está é ocupada com outras coisas que não “icons” e “janelas” 😀
Costa…tu não és “rude”…és é “brutus”…eheh
Abraço
Obrigado. É de considerar. Abraço.
Obrigado @Arc é de considerar. Obrigado.
Quem tem Apple não se importar em adquirir um novo quando o antigo torna-se inutilizável!
Dizem que é altamente recomendado ter um bom plano de seguro para o macbook.
Principalmente se estraga uma simples tecla, por exemplo a tecla ‘S’.
Já pensaste em tentar distros com algum WM puro? Sei que o Manjaro traz algumas poucas releases comunitárias com WM pronto para uso, se é bom eu não sei, pois não uso. Mas fica a dica.
Que belo dia pra instalar lixux, kkkkkkkk
Esse refisefuqui chamado Antergos….. Só um arch com tema numix e alguns repos diferentes, nada mais que um Arch normal
Sou mais Windows 10 ou macOS Sierra.
Esse Antergos não tem algo que me prende no Manjaro. Uma GUI pra instalação de drivers, pacotes de idiomas e kernel. Isso facilita muito a vida.
No Antergos/Arch Linux tudo é mais “terminal”, não que seja ruim, mas falta um GUI. Veja o Ruindows por exemplo, você faz praticamente tudo pela GUI e só usa o terminal em casos extremos, no Linux não, você usa o terminal pra tudo e isso é um ponto negativo quando você quer chamar novatos ou usuários finais pra plataforma. Não há GUI pra nada além do básico do sistema. Por essa e por outras que prefiro Ubuntu/Mint e derivados ao Debian, Manjaro ao Antergos/Arch Linux, GeckoLinux ao openSUSE etc. Essas distros-mães parece que pecam no básico ao usuário, parece que foram feitas pra usuários intermediários a avançados. Não sei porque diabos ainda há pessoas sugerindo Slackware, Debian, Arch Linux pra usuários novatos como se fosse só instalar e pronto, tudo ready-to-use, open-of-the-box #SQN
idem
Gostava de saber qual a melhor Distro para o magalhães 2 e para um pc COMPAQ Presario 2800???
“hh hu hhuuu mãmã mãmã!!!!! desmarca as minhas reuniões todas de hoje, a ultima actualização do arch rebentou-me o xorg”
Aos anos que algo desse género não acontece em Arch.
Umas 3 semanas atrás fui atualizar o kernel-linux-Lts na minha instalação.
Ao reiniciar, tela preta.
Precisei remover o kernel-linux-lts e utilizar o kernel- linux.
Desconfio que seria uma incompatibilidade entre driver nvidia-390 com o kernel-lts.
Mas agora, tudo de boa!
Isso é diferente. Tens o driver nvidia-lts e o nvidia. Tens que usar o driver de acordo com o kernel.
O ecrã preto é porque não foi usado o driver correto, então foi usado o driver nouveau, que é o open source e costuma causar ecrã preto.
Sim, eu utilizava o nvidia-lts junto com o kernel-lts.
Logo depois que havia atualizado o kernel-lts, aparecia a tela preta.
Mas isto já umas 3 ou 4 semanas.
Talvez foi algo naquele dia e possivelmente já foi corrigido.
O Antergos, tal como o Manjaro, são duas boas distribuições “chave-na-mão” baseadas no Arch, óptimas para “quem não se quer chatear muito” e ter um sistema a funcionar.
Instalar o Arch à mão de raíz também não é um bicho de sete cabeças, mesmo quem não sabe muito de Linux (e tem algum tempo livre) basta dar uns comandos em sequência e fica instalado, com a vantagem de se aprender alguma coisa no processo. Eu, pelo menos, aprendi e dei por bem empregue o meu tempo. Aqui fica um bom link para quem quiser tentar, se têm medo de “pendurar” o PC tentem primeiro na VirtualBox que não estragam nada:
https://coelhorjc.wordpress.com/2014/12/16/howto-install-minimal-arch-linux-desktop-using-i3-mate-openbox-and-lightdm/
Deixo uma outra sugestão de uma ÓPTIMA e muito bonita distribuição para quem quiser aprender um pouco mais sobre personalização, theming, instalação e configuração de outros DEs (i3, openbox, awesome, bspwm, etc…).
https://arcolinux.info/
Em resumo:
ArcoLinux -> Vem já com várias aplicações e 3 DEs pré-instalados por defeito: XFCE, openbox e i3. Óptimo para quem não tem muito tempo a perder, e quer um sistema funcional e bonito. Facílimo mudar rapidamente os themes, icons, etc… para literalmente dezenas de outras opções pré-instaladas.
ArcoLinuxD -> Instalador para um Arch pouco mais do que o mínimo, para em seguida cada um instalar as aplicações e o DE que quiser.
Recomendo começar por instalar o ArcoLinux, meter um bocado a mão na massa, explorar opções, e depois instalar o ArcoLinuxD personalizado “à medida” das necessidades.
Há centenas de tutoriais no Youtube, sobre como fazer passo a passo cada instalação/personalização. É um EXCELENTE projecto para quem quer aprender, tudo se aplica a qualquer outra distribuição de Linux.
Quem nunca experimentou um “tiling window manager” como o i3 ou o bspwm, por exemplo, faça-o porque é capaz de ficar agradavelmente surpreendido, para mim representou um aumento significativo de produtividade 🙂
Aprendam, e essencialmente, divirtam-se!
@Miguel, bom post, obrigado pela contribuição e apoio ao opensource.
Aproveito para deixar também uma sugestão, para quem tem gráficas Intel, convém instalar o intel-ucode, para suporte, atualizações de segurança e correções de vulnerabilidades…sempre que instalo Arch tenho de instalar este ficheiro “á parte”, visto que mesmo descarregando os drivers para placas Intel este não vem incluido.
1 abraço!!!!!!!!!!!!
Vivo aterrorizado com o Arch Linux.
Obrigado, Pedro Pinto
Se as pessoas têm dificuldade a instalar Arch, usem um projeto como Anarchy Linux (ex-Arch Anywhere), que é um installer para Arch. É um live ISO que apenas facilita a instalação de Arch, nada mais. A distribuição Linux que fica instalada não é Anarchy Linux, mas sim Arch Linux.
Não, se instalares e correres no terminal “screenfetch” no Anarchy, não te dá o sistema Arch, mas com o Zen Installer ( https://sourceforge.net/projects/revenge-installer/ ) Tens o arch no screenfetch, só tens que instalar o os-prober se tens dual-boot com o sistema da microsofre!
@João Pereira, desculpe mas não entendo qual a razão de se instalar mais “um pendericalho” que no meu entendimento não serve para NADA.
Será que:
cat /etc/*-release | grep PRETTY
OU
cat /etc/*-release
OU
cat /etc/[A-Za-z]*[_-][rv]e[lr]*
OU
lsb_release -a
NÃO dá as informações necessárias?
OK, existem gostos para todos os géneros. Entupam mais as distribuições com perfumarias.
Só se mudou isso no Anarchy, pois no Arch Anywhere (que é a versão anterior do Anarchy) isso não acontece.
Eu ainda tenho a ISO antiga do Arch Anywhere aqui, se eu instalar o que acontecerá? Já que o projeto acabou?
Em princípio deve funcionar normalmente, já que do lado de Arch nada mudou em termos de repositórios e estrutura base.
Estás a falar pós-instalação, certo?
Certo!