Ajuda para instalar o Linux? A Microsoft lançou um guia que o pode ajudar
A relação da Microsoft com o Linux tem mudado muito nos últimos anos. Para além de ter já este sistema integrado de forma natural com o Windows, vai ainda mais longe e tem até a sua distribuição própria deste sistema. Agora, e para quem precisa de ajuda, a Microsoft tem até um guia que ajuda a instalar este sistema operativo.
A cada nova versão do Windows, a Microsoft aproxima ainda mais os sistemas externos do seu. Esta é uma integração natural que os utilizadores pedem, para assim terem acesso a todas as funcionalidades sem terem de sair deste sistema que usam constantemente.
Como sabe que o Linux tem uma importância crescente, a Microsoft resolveu agora ajudar os utilizadores na sua instalação. Este não é um processo complicado, mas muitas vezes tem pormenores que os utilizadores podem assim evitar ter problemas nesses momentos.
Esta é uma das páginas com informação útil e explica de forma simples os vários passos a serem seguidos pelos utilizadores. Vai desde o início, desde a obtenção das imagens a serem usadas para instalar, até aos pormenores de configuração e personalização.
Para instalar o Linux, a Microsoft apresenta ao utilizador 5 formas diferentes de ter o sistema a correr dentro do Windows. Qualquer um deles dá a experiência completa e permite o acesso a várias versões deste sistema operativo.
- Usar o comando de instalação do Linux com Windows Subsystem for Linux (WSL)
- Criar uma máquina virtual (VM) Linux na nuvem
- Criar uma máquina virtual (VM) Linux na sua máquina local
- Criar uma pen USB com arranque para instalar
Após escolher onde instalar o Linux, a Microsoft dá ao utilizador a opção de escolher a distribuição pretendida, seguido do método de instalação, terminando depois no que fazer após de instalar o Linux. Este é um guia intuitivo e simples de qualquer seguir.
É sem qualquer dúvida um passo interessante por parte da Microsoft, ainda mais num sistema operativo que não é seu. A ajuda permite rapidamente ter acesso ao Linux e assim experimentar tudo o que este sistema tem para oferecer, mesmo que integrado no Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho visto vídeos no YouTube de uma distribuição Linux que muito me tem agradado, que é um tal de Manjaro. Vamos a ver, vamos a ver se terei coragem de o instalar em dual-boot a par do Windows 10 e tentar me aventurar no mundo Linux.
Eu uso o Linux Ubuntu há 4 anos. agora na versão 22.04 LTS, é muito estável e leve.. e sobretudo seguro. Para principiantes (e não só) recomendo o Linux Mint (que é baseado no ubuntu, mas mais simples de usar).
Como programador web, uso Ubuntu 22.04.
É top.
Distro muito boa o Manjaro, mas rendi-me ao Linux Debian, estavel, rapido e bastante fiavel.
Eu recomendo 3 distros:
Mint – simples de usar (ubuntu)
MX Linux – simples de usar (debian)
Linux Lite – simples de usar e recomendado para computadores mais antigos ou fracos
Nota:
Se certos bugs aparecerem no Ubuntu não quer dizer que o Mint os tenha.
Mint
MX Linux
Linux Lite
Uso Linux desde os finais dos anos 90, também uso Mac, e Windows no trabalho. Tenho um especial carinho pelo Linux pois muito da minha jornada tecnológica foi feita em com o Slackware, mas também com o Deviam e o Arch. Há muitas distros baseadas nestes, muitas delas são excelentes e cobrem tudo o que precisamos fazer.
No Linux aprendi coisas que em Windows os meus amigos ainda nem sabiam o que era e isso, por si só, acabou por me dar uma vantagem na faculdade e depois no trabalho.
Experimentem que vale bem a pena.
Realmente, quando se entra no mundo Linux aprende-se muita coisa incrível pelo caminho…
Se eu não tivesse migrado, acredito que hoje não teria o conhecimento que tenho, pois parece que no Windows não tem muito por onde explorar e evoluir.
Quando instalei Linux no meu laptop, aprendi bastante naturalmente, foi um boost nas minhas competências, existem muitas áreas que se descobre com o tempo e que depende muito dos interesses de cada um, pois não existe um só caminho. Eu aprendi tudo sozinho já que sou um autodidata e agora um Linux nerd!
E sim, essas competências ajudam em relação aos outros, como, por exemplo, no meu curso consegui aplicar e aprimorar essas competências (enquanto os meus colegas passavam dor de cabeça a instalar um compilador de C no Windows, eu instalava com 1 único comando e estava pronto para começar) e depois no mercado de trabalho.
Hoje, adoro a área dos servidores, mantenho um laptop antigo como um servidor/homelab, para testar coisas, executar containers Docker e softwares self-hosted.
Recomendo a qualquer um a experimentar, é algo diferente, mas valerá muito apena. Eu digo qualquer um, pois não é preciso ser da área da informática para se beneficiar, conheço um amigo no Curso de Ciências e Tecnologia a utilizar Linux e ele está a gostar, além de ser leve e estável existem muitos softwares open-source para usar nos estudos (consulte flathub.org).
Já usei Linux há muitos anos para experimentar.
Estava a ter uma boa interacção com o sistema e a aprender a usar as suas funcionalidades.
Infelizmente depois de um Disco lixado em que perdi muitas coisas e tive que reinstlar tudo nunca mais me dei ao trabalho de voltar ao Linux.
A ver se arranjo tempo para isso.
Ubuntu Mint ou KALI …………….
Hoje em dia instalar linux ou live numa pen usb demora 10 minutos, com instaladores que vem nas distribuições é só fazer as partições e depois next next ok e voilá…
Disco lixado não tem nada a ver com linux. Acontece em qualquer sistema. E é boa práctica fazer backups frequentes. Aliás, eu guardo tudo em discos externos diáriamente e em 2 discos diferentes. Fico no mínimo c/2 cópias. O disco do Pc é só para rodar o sistema operativo!. Os externos ficam desligados a maior parte do tempo pelo que a sua vida útil é muito maior!
Uso OpenSUSE no portátil (trabalho) e Fedora no PC de casa. Honestamente após durante anos ter testado inúmeras distribuições, cheguei à conclusão que não interessa o que usamos, desde que satisfaça as nossas necessidades. E Linux é perfeito nisso. Viva o Pinguim
deixo mais um comentário, em tom de desafio ao PPLWare: seria interessante termos um indicador de, em Portugal, sabermos quantos utilizadores de Linux existem ativamente. Era excelente termos uma comunidade portuguesa de utilizadores para partilharmos ideias e colocar dúvidas.
Concordo.
Que tal fazer uma review da distro Void linux
https://voidlinux.org/
Uso do meu portátil, até me esqueci que tenho o Windows instalado.
Slackware a melhor distro do mundo!!!
Uso Ubuntu 22.04 LTS e TailsOS…Para principiantes, o ZorinOS.