Adobe lança update urgente do Flash para Windows, Linux e OSX
O Flash é um dos softwares que permite aos utilizadores da Internet terem acesso a conteúdos mais ricos e mais completos. Ao mesmo tempo que tem essas capacidades excelentes, é também um dos mais problemáticos e propenso a problemas.
Fruto de mais um problema de segurança, surgiu agora mais uma actualização urgente do Flash, lançada pela Adobe. E desta vez são todas as versões dos sistemas operativos de Desktop a serem os alvos.
A actualização do Flash que a Adobe agora lançou resulta de um problema detectado e que leva a que um atacante possa controlar uma máquina que esteja com uma das versões identificadas como tendo problemas.
Foi anunciado num Security Bulletin onde é explicada a forma como pode ser explorado e quais as consequências que resultam desse ataque.
O problema com as actuais versões do Flash Player foi detectado pela Kaspersky Labs e esta trabalhou em parceria com a Adobe na resolução do problema.
Desta vez o problema está disseminado em todas as versões do Flash, afectando a maioria dos sistemas operativos, incluindo o Windows, o OSX e até o Linux.
Segundo a Adobe o problema está a ser explorado em maior escala na versão Windows e OSX, mas os utilizadores do Linux podem também ser afectados. Os níveis de severidade deste problema, 1 no Windows e OSX e 3 no Linux, mostra bem a forma como está a ser explorado.
As versões afectadas por este problema incluem o Flash Player 13.0.0.182 e anteriores para Windows, o Flash Player 13.0.0.201 e anteriores para OSX e o Flash Player 11.2.202.350 e versões anteriores para Linux.
Para responder a este problema, a Adobe recomenda que os utilizadores actualizem os seus sistemas para as últimas versões do Flash:
- Os utilizadores do Adobe Flash Player 13.0.0.182 and earlier versions for Windows should update to Adobe Flash Player 13.0.0.206.
- Os utilizadores do Adobe Flash Player 13.0.0.201 and earlier versions for Macintosh should update to Adobe Flash Player 13.0.0.206.
- Os utilizadores do Adobe Flash Player 11.2.202.350 and earlier versions for Linux should update to Adobe Flash Player 11.2.202.356.
- O Adobe Flash Player 13.0.0.182 instalado com o Google Chrome será actualizado automaticamente com a mais recente versão do Google Chrome, que terá o Adobe Flash Player 13.0.0.206 no Windows, Macintosh e Linux.
- O Adobe Flash Player 13.0.0.182 instalado com o Internet Explorer 10 será actualizado automaticamente com a mais recente versão do Internet Explorer 10, que terá o Adobe Flash Player 13.0.0.206 para o Windows 8.0.
- O Adobe Flash Player 13.0.0.182 instalado com o Internet Explorer 11 será actualizado automaticamente com a mais recente versão do Internet Explorer 11, que terá o Adobe Flash Player 13.0.0.206 para o Windows 8.1.
Seja qual for a situação que tenham na vossa máquina, o ideal é que tenham instalada a mais recente versão dos browsers que usam e/ou que procedam à actualização do Flash o mais depressa possível, garantindo assim que não estão expostos a este problema e que estão protegidos.
Estas versões que a Adobe agora lançou podem ser obtidas através da actualização do flash no próprio sistema operativo ou no centro de downloads do site da Adobe.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo,Pedro Simões.Muito obrigado por me/nos informar.Eu,de qualquer maneira,tinha a versão do Flash Player 13.0.0.199.Mas,pelo sim pelo não,fui baixar a versão 13.0.0.206.Não vá o diabo tecê-las.O Java também já vai na versão 9(a de desenvolvimento,em fase de testes).Pelo menos já tenho essa instalada também(versão do Java SE Runtime Environment 9.0 build b10 Preview).Já a tenho desde ontem(https://jdk9.java.net/download/).Bem,pelo menos no Flash Player e no Java,digam o que disserem,com as actualizaçoes que a Adobe e a Oracle têm feito e distribuido penso que se está a andar no bom caminho,mais seguro,convenhamos.Mas agradeço ao Pedro Simões por este artigo.Por acaso não sabia e apanhou-me desprevenido.Se alguém tiver problemas a instalar esta actualização corra primeiro o Flash Uninstaller(http://helpx.adobe.com/flash-player/kb/uninstall-flash-player-windows.html),e depois corra o ficheiro da actualização do Flash Player(http://get.adobe.com/br/flashplayer/?promoid=JZEFT).Não se deixem apanhar com vulnerabilidades nos vossos sistemas operativos,Não corram riscos desnecessários.Previnam-se contra ataques fazendo sempre actualizações deste tipo,que são uma boa ajuda.
Eu atualizei-o no domingo ou no sabado, e ja ha outro update…
Carraio,
Sei que o flash já teve o seu uso, mas não estará na hora dissa coisa morrer? E em vez de ir morrendo, morrer como o nome indica num flash?
Ou a adobe acorda e faz como fez com o acrobat, segura isso tudo como deve ser, ou deixa morrer o flash.
Ainda existem muitos sites que utilizam flash.
unfortunately -.-“
No Chrome para Windows já tem a Versão: 13.0.0.206
E o WU já está a fazer para o Explorer (que não uso)
+1
Bem, mas o ZenWalk (do desktop) não fez. Ai,ai então linux não és o sistema com maiores preocupações com segurança…
Linux é um Kernel e não um sistema xD
No GNU/Linux a segurança é tão apertada que até alguns softwares para estarem nos repositórios tem que passar por testes não só de segurança assim como de estabilidade.
Abraços.
Ainda existe PPL a usar o flash? Eu uso o firefox e nunca instalo o flash! A maior porta para o mundo das viroses é o flash. Html5 rocks
Olhe que não, olhe que não 🙂
Geralmente as plataformas mais atacadas, são as mais utilizadas (Adobe Flash, Microsoft Windows, Google Android).
Se continuam a encontrar falhas nestes sistemas, é porque também continuam a ser MASSIVAMENTE utilizados. O importante é que as empresas por trás saibam reagir tão rapidamente como a Adobe fez para este e outros casos.
Pena a Adobe obrigar a instalar o McAfee juntamente com o Flash…
Basta tirar o “Check” na página da Adobe…
Mesmo já não existindo suporte da adobe para Android esta vulnerabilidade foi corrigida oficialmente pela adobe eu recebi a atualização pelo o google play.
A Adobe não quer saber dos utilizadores de Linux.
Ora vejamos: versão 13.0.0.206 disponível para Windows e Mac OS X; versão 11.2.202.356 para GNU/Linux.