PplWare Mobile

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (4)


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

74 Respostas

  1. Arkan says:

    quando ficar gratuito ou aparecer num torrent, eu testo…por enqnto pagar, nao é meu feitio!

  2. eu says:

    Dizer-se que substitui o Windows ou macOS acho muito arrojado.
    Ninguém vive do ar.
    Aposto que 99% (para não dizer 100%) das pessoas colocam 0 e fazem o download.
    Um modelo de negócio que não é rentável e quando os estudantes tiverem de pagar as contas, abandonam o projeto e arranjam um trabalho a sério.

  3. Uaparac says:

    A pagar?????

  4. eu says:

    Eu sou totalmente a favor que se ganhe dinheiro com o software no entanto vivemos numa época em que os 2 grandes são gratuítos.
    macOS é gratuíto (a Apple já ganha bem no hardware e os 30% das apps pagas via loja).
    Windows 10 é pseudo-gratuíto mas tendencionalmente gratuíto e 90% das aplicações dependem do Windows.
    Não há espaço para mais gratuíto, muito menos a pagar.
    Falta de visão e até é rude dizer-se “Adeus” quando não tem a mínimo hipotese.

  5. carlos p says:

    “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (4)”

    da para jogar minecraft?

  6. Francisco C. says:

    Hahaha deus macOS e windows 10 ahahhahaha… Que piada 🙂

  7. Pedro Oliveira says:

    Evitem lá estes títulos que são apenas parvos…

  8. Hugo Gomes says:

    Se é de borla é que devia de ser pago se é pago devia de ser de borla. Tuga nunca ta feliz

  9. Hugo Nobre says:

    Pode ser uma boa alternativa para correr num computador que não é utilizados pra jogos nem nd desse género.
    Para pode ser bastante útil so pelo facto de ser um distro linux… Pode ser usado como workstation para programar por exemplo.
    Já experimentei. É uma alternativa ms nunca vai substituir o windows ou macOS na sua totalidade.

  10. Dionísio says:

    Já alguém conseguiu crackar isto? Ahhhhhh……
    É muito bonito e tal, mas o gestor de janelas não me convence, não é muito prático. Outro aspeto contra, é que não otimiza a área de ecrã, ao contrário do MacOS e do Windows. Atenção, eu adoro o Linux. O Linux tem coisas muito fixes que o Windows não tem, mas, é difícil não usar o Windows, ainda por cima, o Windows está cada vez melhor.
    Mas quem conseguir arranjar para Linux, que avise!

  11. helioM says:

    isto já parece um português a ir ao wc, um parvo nunca vem só

  12. Jesualdo Ricardo Salvador de Matos says:

    Acredito mais no deepin que no elementary os, acho demasiado incompleto.

  13. Wagner Silva. says:

    Não concordo, a Deepin é muito mais amigável e bonita !

  14. Luis Parallax says:

    ” Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? ”

    Eu parto do principio que por esta frase, este topico seja destinado a simple users que usem windows ou MacOS para uso diario de lazer ( faces, mail, navegar na www e etc ) e nao a user mais focados paras gaming, programadores, designers graficos,e por ai fora.

    digo eu…. que users avançados sabem perfeitamente que seja qual for o linux, NUNCA vai substituir o windows nem MacOS em uso (Msoffice, editores graficos, audio, e por ai adiante). Por isso acho que e desnecessario certos comentarios ridiculos, porque provavelmente não é destinado a voces mas sim a users mais casuais.

    Sim é verdade….. linux tem varias opcoes de escolha tambem (GIMPs, LMMS, LibreOff (tb em win claro) Jogos) mas não é preciso ser engenheiro para perceber que por mais bons q sejam,NUNCA na vida vao ter o rendimento e o trabalhar que as apps nativas de windows ou MacOS tem.

    – O libre por mais bom que seja nunca ira ser como um MSoffice.
    – Por mais jogos que linux tenha,com WINES ou com o q quiserem, nunca vao correr como correm em Win ou Mac (nem sei como e jogar em MacOS lol )
    – Por mais bom que o GIMP seja, nunca na vida vai chegar aos calcanhares de um PShop..
    e por ai adiante

    Mas acho que qq informatico , TI , Programador, etc , percebe isso 🙂

    • Pedro Pinto says:

      tens isso até no fim…para iniciantes!

    • Miguel says:

      Acho que falta falar sobre a apoio dado para estes sistemas, baseado em Foruns e algum FAQ feito pelos developers. Basicamente é instala e desenrascas-te, o gratuito tem destas coisas mas depois configurar impressoras ou instalar webcams etc, torna-se um pouco mais tricky. Para não falar de recuperação de dados e compatibilidades de hardware…
      Muitas lojas de informáticas nem instalam linux… (que se pronuncie quem o faça) nem troubleshooting nem aquele apoio básico necessário.

    • Tiago says:

      Que comentário infeliz…
      Se fores um bom profissional nao importa a ferramenta, nao é por utilizares o photoshop que vais ser melhor do que alguem que use gimp por exemplo. Ambas as ferramentas dao para fazer o mesmo de maneiras diferentes.
      “Mas acho que qq informatico , TI , Programador, etc , percebe isso”
      Por perceberem isso é que quase todos os utilizadores Linux desktop são “Informáticos”.

      • Miguel says:

        Era um comentario a isso mesmo, para quem não o usa como informático, foi o tema da noticia, infeliz ou não é a realidade, para muitas empresas por onde passei houve varias tentativas de colocar um sistema desktop linux, por exemplo o mint, mas configurar partilhas, configurar impressoras é uma pequena dor de cabeça, o facto aqui explicito é deixar os outros sistemas para este… nada e bem tido, irá substituir Windows e macOS pelos factores mencionados, apenas afirmei que mesmo q optes tens de pensar tb no facto de não teres o apoio necessário quando tens problemas… para um mero utilizador, que seria o intuito dessa noticia…

        • Luis Parallax says:

          E eu nem falei no facto de apoio e suporte, Miguel.. Fora esse facto tambem, e mais uns que o bom senso diz lá em baixo.

          Mas mesmo ficando so pelo facto de comparar APPS com as mesmas funções ou similares entre sistemas ( Linux -> Win/Mac )

          É simples.. pergunta a qualquer Designer grafico ( Profissional ) se ele trocava para o GIMP por ex, OBVIAMENTE q ele se vai rir na tua cara né!!! tal como quem trabalha em Audio, Imagem.. ou na maior parte das areas 🙂

          ex: Eu trabalho em Cubase, Consigo emular em WINE o 5, e mesmo assim podia usar o LMMS, que tambem é editor de audio…
          A diferença é que o LMMS é para meninos, e o Cubase é para quem faz um uso hardcore do editor, e quer profecionismo na edição.

          No meu ver istu aplica-se a quase todas as areas.

          Agora ler coisas tipo “Se fores um bom profissional nao importa a ferramenta, nao é por utilizares o photoshop que vais ser melhor do que alguem que use gimp por exemplo”… LOL .. esse individuo, desculpa.. mas não percebe rigorosamente nada do que tá a dizer.

          Cumps 🙂

          • João de Medeiros says:

            Percebe sim! Eu já usei imenso o Photoshop e actualmente uso o GIMP, e já fiz diversos trabalhos em ambos! Não são assim muito diferentes. O GIMP está muito bom, ainda para mais gratuito e muitas vezes chega a ultrapassar o Photoshop. Se estás mais habituado a x programa, não quer dizer que seja efectivamente o melhor! Esta coisa de só por ser de marca e tal… Já usei outros programas e editores de vídeo, já usei os mais conceituados e outros e chega a ser surpreendente o que alguns programas à borla conseguem fazer! Aliás conheço um bom programa para desenhar com Wacom, totalmente gratuito, em que a meu ver bate qualquer um dos outros programas que já usei, tal como o Autodesk Sketchbook, se bem que actualmente não posso opinar com as versões mais recentes!
            É tudo uma questão de cada um e dar oportunidade a certos programas! Uns são mais abertos que outros, gostam de experimentar, de desafios! Não se pode é dizer ah e tal este é melhor só porque sim! E não podes dizer o que um designer gráfico vai responder.

  15. bom senso says:

    mais do mesmo, parte 4, nunca na vida o “elementary OS” vai substituir o Windows e MACos, isto é aquilo que se chama clickbate , nunca na vida linux vai ter tudo o que se pretende em comparação com windows e macos, e não não é preciso pensar muito o porquê de tal, pois o suporte é todo direccionado para windows e macos, para linux é pouco ou nenhum o suporte, logo o linux continua como continua estes anos todos é apenas um SO para o básico e para alguns com tarefas especificas fora isso não vai mais alem…

    • Fernando says:

      Creio que isso é uma visão redutora do Linux. Linux é um mundo poderosíssimo e faz quase tudo. Android é apenas um pequeno exemplo, Web Servers é outro. Já nos PCs ninguém parece interessado em criar o lobby.
      O Windows puxa dos galões do passado e o macOS, a meu ver o menos capacitado, vive nos alicerces do fanatismo apple.

      • Brasão SS says:

        “macOS, a meu ver o menos capacitado, vive nos alicerces do fanatismo apple.”
        É mesmo só a teu ver. Claramente não conheces macOS, nem nunca usaste, senão não dirias tamanha barbaridade.
        Os estúdios de Hollywood, Google, Amazon, Facebook, IBM, Oracle, companhias aéreas, produtores de grandes estúdios de música, vídeo, jogos etc, vão usar um sistema menos capacitado. Lol

        • Fernando says:

          Dizer menos capacitado é diferente de dizer mau ou incompetente.
          O facto de grandes empresas usarem o macOS não faz dele o melhor que há no mercado.
          Entendo que, olhando à infraestrutura toda que a MS disponibiliza para qualquer pessoa desenvolver ferramentas nas diversas áreas da informática, e ainda considerando o potencial que o Linux tem se for explorado…o macOS está bastante circunscrito.

          • Brasão SS says:

            Eu não disse, nem digo, que ele é o melhor que há no mercado. Tem a ver com necessidades, nomeadamente as empresas. Essa infraestrutura que falas, é verdade sim senhor, mas é linear também na Apple, não só na Microsoft. E mencionaste, muito bem que o Linux tem muito potencial. Acho que o que te leva a adjectivar o macOS de “circunscrito”, deve ser por a infraestrutura da Microsoft ser mais popular e conhecida a nível mundial, além de ser muito mais usada. Mas isso não significa de todo que a Apple não tenha essa infraestrutura. Bem pelo contrário, tem excelentes ferramentas de desenvolvimento para qualquer área da informática. Não são é tão conhecidas como as da Microsoft. É linear amigo, seja Apple ou Microsoft.

  16. Francisco C. says:

    É de borla, não PODE ser melhor que MacOS ou o novo Windows 10.
    Tudo o que é de software profissional de borla e é grátis, é mau. Como o ditado diz ‘demasiado bom para ser verdade’ 🙂

  17. nano@ says:

    Ja experimentaram o Haiku OS?

  18. Pires says:

    De que me serve instalar isso e não correr o software que trabalho! Ver o desktop bonitinho mexer nas definições entrar na net e depois lembro me de instalar programas a sério e não dá!
    Estou farto de testar Linux para depois descobrir que não consigo instalar a maioria do que preciso para trabalhar… Tem de ser software do Linux que nunca é tão bom como o original só vou mencionar alguns por ex :photoshop, light room, office embora até goste do open office. Programas 3d e vectorial aí não conheço nada para substituir o Autocad.
    Não tenho paciência e acabo por voltar ao Windows.

  19. iFernando says:

    Afinal é mais um Ubuntu….

  20. ruben says:

    Utilizo este OS há cerca de 6 meses e estou bastante satisfeito, no entanto, por vezes ainda manifesta um ou outro bug inexplicável mas de resto, impecável.

  21. jorge santos says:

    Já permite ter ficheiros no Desktop?

  22. AiOGajo says:

    Já fiz a mudança!

    Como é que instalo agora o MS Office, Solidworks, Photoshop, Coral Draw?
    A já agora, como instalo o Fifa18 assim como outros jogos?

    Obrigado.

  23. Batatatatab says:

    O Windows e o MacOS nunca será substituído por nenhuma distribuição Linux. O Linux é apenas uma alternativa a esses dois sistemas. Posso dizer com confiança que é possível fazer tudo é mais alguma coisa no Linux, mas infelizmente para poder tirar melhor proveito do sistema é preciso ter conhecimentos avançados em informática, uma pessoa que não percebe nada de informática dificilmente conseguirá migrar para o Linux e isso é uma realidade. Acho uma estupidez tentarem fazer uma comparação entre sistemas operativos uma vez que o Linux nem sequer vem instalados de fábrica nos pcs que é o caso do MacOS e do Windows o que ao meu ver dificulta o Linux chegar aos utilizadores comuns. Nota: falar do Magalhães o único portátil que saiu com o caixa mágica em Portugal não conta. E a Dell vende sim com Ubuntu mas só em USA.

  24. Geraldo A. Silva says:

    Não sou especialista em sistemas. De qualquer forma, como usuário que sou e observador do que normalmente ocorre na área, acredito tratar-se de uma discussão inútil. Nenhum sistema ou programa em geral substitui outro. O usuário é sempre igual; há aquele mais curioso, que gosta de conhecer um pouco mais. Esse, resolve estudar um pouquinho e avançar um pouco além do usuário comum que só sabre abrir o Facebook e postar um monte de babaquices. Por outro lado, existem também os comodistas que comem e gostam de prato feito. Para estes, basta estar gostoso. Não importa o conteúdo, a filosofia o seja lá o que for. Para esses últimos, Windows ou Mac é o que existe!

  25. Toscano says:

    Boas tardes,
    Não sei se é o local correto mas tenho o Elementary instalado há já algum tempo, o meu grande problema tem sido o facto de usar uma TV Samsung 4k 55′ e o ambiente de trabalho aparecer MUITO MUITO pequeno, como posso fazer para dar “zoom” ou algo assim, já dei voltas e voltas e não encontro maneira. É possível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.