Windows 11 fica atrás de três distribuições Linux no segmento dos jogos
Quando falamos em sistemas operativos, o grande líder é o Windows da Microsoft, e essa é uma tendência que se tem mantido ao longo das várias versões que têm sido lançadas. No entanto, os testes mais recentes mostram que o Windows 11 ficou atrás de três diferentes distribuições Linux em jogos.
Windows 11 leva baile de Linux no gaming
Embora seja bastante diferente a quantidade de utilizadores com o sistema operativo Windows e com os sistemas Linux, a verdade é que aos poucos as plataformas de código aberto ganham seguidores à medida que também há cada vez mais melhorias e atualizações para as várias plataformas do pinguim.
Muitas dessas melhorias acontecem no mundo dos jogos, e um exemplo disso mesmo é o mecanismo de compatibilidade Proton da Valve. E, com base nisso mesmo, os testes mais recentes mostram que o novo Windows 11 da Microsoft perdeu nos jogos com os sistemas Linux.
Nesses mesmos testes, o Windows 11 foi testado contra três distribuições Linux, num computador com um processador AMD Ryzen 7 5800X com 32 GB DDR4 a 3600 MHz CL18 e uma placa gráfica RX 6700. As três distros foram Arch Linux, Nodara Linux e Pop!_OS, que têm sido usadas com o Valve Proton para executar os jogos do Windows. Os resultados mostram então que, num total de 5 jogos, os sistemas opensource foram superiores ao da Microsoft.
Em termos concretos, no jogo Cyberpunk 2077, o Windows 11 ficou em 3º lugar com uma média de 82,3 FPS, ficando apenas à frente do Pop!_OS que obteve 72,2 FPS. Já o Nobara conseguiu 89,6 FPS e o Arch Linux obteve 88,0 FPS.
Por sua vez, no título Forspoken o Windows 11 ficou em último lugar com uma média de 82,6 FPS, enquanto todas as distribuições Linux conseguiram uma média de 88 FPS. No jogo Starfield, o sistema operativo da Microsoft volta a ser derrotado com uma média de 49,1 FPS contra 52,5 FPS da distribuição Pop!_OS e 52,7 FPS da Nobara e Arch Linux.
Em Ratchet & Clank: Rift Apart o Windows 11 consegue superar as distribuições tanto no FPS médio como mínimo, sendo que no médio o sistema de Redmond consegue 110,6 FPS contra 108 FPS em todas as distribuições Linux. Por fim, no jogo The Talos Principle II, o Windows 11 fica em último lugar com 65,1 FPS médios, contra 71,5 FPS do Nobara. Mas nos mínimos fica em primeiro lugar com 46,4 FPS.
Em média, os resultados mostram que o sistema aberto Nobara fica em primeiro com 6% FPS médios a mais do que o Windows 11, seguido pelo Arch Linux com 5% a mais.
Este artigo tem mais de um ano
Nobara, https://nobaraproject.org/, não conhecia… É baseado no Fedora.
Também não conhecia. Mas não sou propriamente fã do Fedora, apesar de ter usado durante um par de anos quando surgiu em 2003. Talvez experimente numa maquina virtual mas de momento estou extremamente satisfeito no Debian.
@Contador, onde andas??
Juro que pensei em ti quando vi este artigo de manhã. Mas resolvi não dizer nada para não me vires acusar de alguma coisa :D. Ainda bem que te sentes satisfeito com o Linux. A mim não diz nada nem penso usa-lo para o que quer que seja. E penso que o mesmo seja para a maioria das pessoas.
Mas poderia chegar aqui e dizer que linux não presta e que windows é que é bom. Aí estaria ao teu nível noutro artigo. Mas como não me apetece trollar, não vou dizer.
Linux ja esta na casa de muitas pessoas. E Linus prometeu por mais 25 anos chegar aos desktops. A mim nao foi preciiso 25 anos, ja o uso nos desktops. A mim o que me parece e que ha muitas empresas agarradas aos contratos da microsoft e nao podem mudar o paradigma nem desenvolver para linux nalgumas situacoes. O caso dos jogos e flagrante.
Linux é sistema de nerts e aficionados com projectos com falhanço assegurado. QUem usa linux? os nerds.
Só 96.3% de toda a internet
Incluindo a Microsoft com os serviços Azure e WSL
Não é 96 % mais sim 98 %
Não necessariamente. Eu tenho um PC no emprego onde prefiro usar Linux porque é gratuito…
E que tem?
Temos uma máquina para jogar ou trabalhar?
Para mim isso passa ao lado
Uma máquina pode ser para várias coisas 🙂
Precisamente. Ter um pouco de tudo numa máquina dá aquele gostinho especial…
Só o ouro saber disso pois terei q ir pro Linux já que a cada versão do Windows pede mais e mais RAM, 2 o 10, 4 o 11 e ano q vem o 12 cogitam já 8 gigas de RAM, daki 6 anos já serão no mínimo 16
Quem usa para multi tarefas, essencialmente para trabalhar, é também jogar, com vários programas simples não funcionam, nem são compatível! Por isso sempre esteve fora da minha utilização o Linux!
O GNU/Linux deixando um oco na Micro$oft.