Vendas da PS5 são uma desilusão e não vão ultrapassar as da PS4
Apesar de ter vendido cerca de 58 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2020, a PlayStation 5 (PS5) está a começar a mostrar sinais de abrandamento, agora que já passou metade do seu ciclo de vida previsto.
Vendas da PS5 são incomparáveis às da PS4
A PlayStation 5 vendeu quase 58 milhões de unidades cumulativamente, mas isso coloca-a atrás da PlayStation 4 num ponto semelhante após o lançamento, e está a abrandar.
No último ano fiscal, conseguiu vender quase 21 milhões, um recorde para a série de consolas, mas ainda não consegue acompanhar a PlayStation 4, que não teve um pico tão acentuado, mas teve vendas muito mais consistentes.
Além disso, nos seus últimos resultados trimestrais, em que a Sony divulgou este valor de vendas atualizado, a empresa deixou claro que espera que as da PS5 diminuam. Prevê 18 milhões de consolas vendidas até ao final do próximo ano fiscal, o que a afastaria ainda mais dos números da PS4.
Estará a PlayStation a apostar mais na sua novidade?
Esta perspetiva de vendas tem em conta o presumível lançamento de uma PlayStation 5 Pro, há muito anunciada, que deverá ser lançada, de acordo com fugas de informação, já em 2024.
Embora os resultados globais tenham sido bons, com receitas e lucros a aumentar, a nuvem de uma PS5 a esvaziar-se antes do tempo vem com a incógnita do que vai acontecer às operações internas da divisão.
A Sony prevê um aumento dos lucros na ordem dos 7%, uma vez que as vendas mais baixas significarão menores perdas de hardware, e espera ainda maiores receitas do serviço de subscrição PlayStation Plus. No entanto, a empresa também está ciente do impacto do decréscimo das vendas dos jogos first party.
Afirma a fonte.
Por um lado, houve 900 despedimentos no início do ano, o que sugere uma estratégia conservadora para 2024. Por outro lado, não haverá grandes lançamentos de franchise como "Spider-Man" ou "God of War" até ao final do ano, o que poderá afetar as vendas de títulos disponíveis.
Leia também:
Nem dizem quantas pe4 se venderam, que artigo mais incompleto. Alem disso a ps5 esta muito longe de ser uma desilusao, apenas teve o covid que explica a diferenca
Pra mim está correto a afirmação, a nível de gráficos melhorou bem pouco em relação ao PS4, (com raras excessões) até os dias de hoje em vários reviews de games os eles dizem, “o game é assim é assado mas……. os gráficos não são de nova geração, e é verdade, infelizmente, o mesmo vale para o Xbox SX
Para quem tem uma ps4 pro com um ssd o salto para uma ps5 não é grande, não há aquele factor wow como existiu da ps3 para a ps4 e ate da ps4 para a ps4 pro.
Sim a ps5 tem melhores fps 60 vs 30, sim a qualidade das sombras e luz é um pouco melhor e os tempos de loading também são mais rápidos mas como te disse lado a lado o mesmo jogo não justifica comprar uma consola nova a não ser que queiras jogar aquele exclusivo que não saiu para a 4 e apenas para a 5.
Julgo que muitos que compraram a ps5 tinham a ps4, mas os que tem a ps4 pro muito provavelmente vão saltar a 5 e esperar pela 5 pro.
A ps5 é uma consola que ja tem quase 5 anos e isso torna a venda mais dificil.
Isto lá vai andando… Quando for tudo para a cloud(daqui a poucos anos), acabam-se de vez as consolas e os videojogos em formato físico, não tenho a mínima dúvida.
A Nintendo não concorda contigo
No panorama em que foi lançada, chamar de desilusão quase 60 milhões parece ser um artigo tendencioso. Que possam dizer que é a pior geração de jogos, sim, sem dúvida, agora em termos de vendas , enfim … ao menos expliquem então porque é que as ações subiram 12% e se calhar não é assim tão mau . E se vamos falar de jogos a título de exemplo um helldivers 2 que não tinham esperança de nada já vai com 12 milhões . Como é que esta o copo afinal ? Meio cheio ou meio vazio ?
As PlayStation tiveram mais de um ano após o seu lançamento esgotadas.
Conheço muita gente, que agora que existe a venda que não as compra.
“Subiram de preço, já saio há tanto tempo, agora espero pela PS5 pro, a PS4 ainda funciona bem”
E não estão completamente errados….
Deixa sair a pro que vão ver, voltam. Sair que nem pães quentes.
Agora arranjem maneira de haver unidades a venda, e não a parvoíce de alimentar mercados paralelos se revenda.
“Conheço muita gente, que agora que existe a venda que não as compra.
“Subiram de preço, já saio há tanto tempo, agora espero pela PS5 pro, a PS4 ainda funciona bem””
Eu sou um desses casos. Estou à espera da PRO e provavelmente será somente para jogar GT e GTA. Provavelmente jogarei também Cyberpunk e um ou outro titulo.
No meu caso, não vejo saírem jogos que justifiquem. Onde está um MotorStorm, DayGone, Skate, NFS em condições, Burnout, Driver, Getaway etc??
Os jogos que saiem são versões remaster de remakes de remakes… A Sony atualmente fala mais em PC’s do que na própria PS.
Não comprei ainda PS5 porque não vejo nenhum jogo para jogar que não exista na 4.
Os jogos que tenho vindo a testar na casa de amigos é tudo “paytowin” atravez micro-transações (gta online incluído), o que não me cativa nada.
Só existe mercado paralelo porque há quem compre.
Jogos com DEI forçado não têm interesse para mim, e os jogos que vão tendo interesse estão a ser lançados também para PC. A mudança do comando da SONY Playstation do Japão para os EUA foi a pior decisão estratégica que podiam ter tomado.
+1
Estão a esquecer-se do GTA 6.
Eu e vários amigos que somos apenas jogadores ocasionais estamos só a espera que saia o GTA 6 para comprar a PS5. E como eu deve haver muita gente. Neste momento para o que jogo a PS4 faz o seu propósito.
+ 1. Tenho a PS4 Pro e maioritariamente jogo Gran Turismo 7 e Wreckfest, jogos que já vi e joguei na PS5 e sinceramente não me espantam graficamente ao ponto de comprar a nova consola. A unica coisa positiva na PS5 é poder encostar a PS4 pois uma consola roda toda a biblioteca graças à retrocompatabiliade. Ponham a PS5 a correr os jogos PS1, PS2 e PS3 (reconheço aqui a dificuldade devido à arquitectura) e vão ver que disparam as vendas…
Com tanto emuladores e ROM’s gratuitas para Android/PC porque deveriam colocar a PS5 a fazer isso?
Eu jogo Dreamcast e PS1&2 através do nvidia shield. Não dão todos os jogos, porem a a maioria funciona impecável.
Seria uma forma de termos toda a biblioteca numa só consola, e uma forma de jogar os jogos físicos que temos em casa das gerações antigas e de forma completamente legal. Também uso emulador principalmente para primeira geração. A PS5 é mais do que capaz de rodar PS1 e PS2. A Xbox tem muito jogos que permite jogar às gerações antigas e muitos deles com upgrade gráfico.
Não há jogos de qualidade na actual geração que justifique a troca de consolas, a Microsoft e a Sony andaram a brincar às compras de companhias e dinheiro para financiar os jogos ficou pelo caminho
Acho que a questão aqui é que antigamente a Xbox não dava luta à Playstation… e víamos bem isso no número de vendas da Xbox VS PS, mas com o lançamento destas últimas versões, a coisas modificou-se, até porque o Xbox Game Pass é superior ao Playstation Plus. Outra questão aqui é que a PS4 ainda é uma consola atual e para a maioria é mais do suficiente, até porque não há jogos que aproveitem as capacidades da PS5 ou Xbox X.
Para mim é mau investimento
a grande diferenca desta geracao e mesmo o lancamento de jogos.
tenho acompanhado e xbox esta muito forte, a compra da activision mudou tudo para eles, 3 em 3 meses lancamentos potentes. agora em junho vai ser muito bom.
quake doom cod india jones, hoje hellblade, starfield a 60fps.
playstation so tens lancamentos parecidos daqui a 1 ano, e se nao cancelar, pois aquilo na sony esta mau, ja perderam 50% do valor de mercado e estao sempre a cair.
Tenho a ps4 pro com disco ssd e sinceramente não vejo necessidade de adquirir a ps5…tem alguns jogos como por exemplo Spider-Man2, Final Fantasy 7 Rebirth que gostaria de jogar, mas como não existe na 4 é ter paciência, é assim mesmo…
Ao tempo que está no mercado, e continua a um preço alto, a PS4 com o mesmo tempo de venda já tinha um preço bem mais reduzido e com packs de oferta de 3 jogos e controlador extra.