Valve mostra o Steam Controller em acção
O mundo das consolas está a mudar e não apenas porque os gigantes da industria apresentaram as suas propostas. A Valve está também com uma presença forte e tem também a sua consola a ser ultimada!
A sua consola tem sido lentamente apresentada ao mundo, mostrando que vai ser muito mais do que aquilo que muitos esperavam, e todos os seus componentes vão sendo conhecidos.
Depois de terem anunciado o comando que vai acompanhar a consola, a Valve veio agora apresentá-lo em muito maior detalhe.
A Valve tem estado muito activa no desenvolvimento da sua consola, preparando-a para ombrear com os gigantes da industria, campo onde terá de impressionar.
Esta consola será muito mais do que um simples computador adaptado para jogos e pretende ser algo de completamente revolucionário.
Depois de ter apresentado o seu sistema operativo, que irá sustentar e manter a sua consola, também ela em construção, foi a vez da apresentação do comando, que irá controlar todos estes diferentes componentes.
Este comando, o Steam Controller, que pretende substituir o teclado e o rato nos jogos que a Valve disponibiliza, será uma das peças chave para o sucesso da Steam Box.
O Steam Controller foi desenhado e criado para permitir aos jogadores terem a melhor ergonomia e experiência de utilização possível, garantindo que consegue substituir o teclado e o rato, actualmente usado nos jogos disponibilizados pela Valve.
Ao todo são 16 botões que vão estar disponíveis, centrados em torno de dois grandes trackpads e de um touchscreen central.
Todos os botões vão estar acessíveis sem que necessitem de tirar os dedos dos trackpads, mesmo os que ficam localizados na parte posterior do comando.
O vídeo que a Valve agora lançou mostra o comando em funcionamento e apresenta a forma simples como pode ser usado em qualquer um dos jogos que estão presentes na sua vasta biblioteca.
Quer sejam jogos recentes, adaptados ao comando, ou jogos mais antigos, todos vão funcionar de forma perfeita. No caso dos jogos que não estão adaptados a este comando, é simulada a presença de um teclado e de um rato, para que tudo decorra de forma transparente.
Todas as configurações do Steam Controller vão poder ser exportadas e partilhadas entre os jogadores, o que mostra que este comando é altamente configurável e que se adapta a qualquer jogo da Valve, quer dos que tem já presentes na sua biblioteca ou dos que venham a ser criados.
A Valve está a chegar em força ao mercado das consolas, dando assim continuidade ao que tem feito no mundos dos jogos. Espera-se que a Steam Box arrase com a concorrência e que, mais uma vez, mostre que o Linux também pode ser usado no mundo dos jogos.
Homepage: Steam Controller Demonstration
Este artigo tem mais de um ano
Quem me dera experimentar este comando 🙁 promete tanto e queria tanto ver se realmente é tão confortável como dizem…
pew pew pew… mais uma empresa a tentar dar passos maiores que as pernas… vai sair-se mal… 😐
olha que não sei…a steam tem vindo a crescer muito, tanto pela facilidade de adquirir os jogos como pelas promoções que e possível fazer, obtendo jogos a um preço impensável cá em Portugal… eu que sou grande adpito de consolas passei a jogar no PC muito por culpa da steam, se tiverem uma consola optimizada com um OS próprio onde não me obrigue a utilizar um PC com windows ainda melhor.
Ou não…
Sim porque ficar parado deve ser a melhor ideia…
Eu acho que tens razão, mas não pelos mesmos motivos, qualquer marca que se quisesse aventurar neste momento no mercado das consolas dominado pela merdasoft e pela shitony ia-se dar mal, a steam puxou os ditos para cima e fez aquilo que devia ser feito, começou a mudança!
Ao inicio vai correr mal, o mercado de fanboys e mentes fechadas nao esta preparado para mudança mas vão ter de se habituar porque estas mudanças são o futuro e o bom futuro!
Alguma razão especifica para dizer que o serviço vai falhar por causa de fanboys da Sony e Microsoft?
Não vejo a relação mas tenho a certeza de que consegue justificar.
Atenta no comentário do Nelson, como ele ha muitos pensam assim e nem vão dar uma hipótese a esta consola.
Olha só o facto de substituírem o teclado e o rato é uma grande vantagem e um grande feito, a maior parte dos jogos de estratégia tipo AGE, CIV, etc, nunca tiveram grande sucesso nas consolas.
Já para não falar que agora tens jogos tipo LOL ou DOTA que talvez possam vincar nesta plataforma, se isto for possível vejo claramente muita gente a avançar para esta plataforma.
Se o comando for tão bom como prometem de certeza que não vão falhar.
tu estas é todo assado lol sair se mal ? deves estar com febre ou malaria ou sida nos olhos so pode , o pc é e sempre sera a melhor plataforma de jogos , ter um comando tanto me faz n faço questão de o usar so jogo FPS, e ja se sabe como são jogos de FPS …. com comandos…. se eleslançarem a consola sou o primeiro a comprar uma estou farto de andar de 1 em 1 ano a comprar componentes de top ou gama media alta. pelomenos com o hardware deles sei que posso jogar sem estar preocupado com essas merdas
Sim, uma empresa com 54 milhões de clientes está a dar um passo maior que a perna. Velhos do restelo no mundo dos videojogos? esta é nova 🙂
Ainda gostava de ver alguém a jogar Quake 3 Defrag nisto…
Para jogos rápidos e de precisão dúvido que consiga substituir o rato/teclado.
Até porque se perde a parte do chat(escrito) no caso de multiplayer.
Adorava ter uma destas acho que e uma consola quase must have, no entanto em determinados jogos ve-se que se demora algum tempo a apontar por exemplo no training de cs go teria de se treinar muito mais e mudar muito a forma de jogo na minha opiniao.
Acho que no vídeo o jogar falta lhe uma falta de precisão nos FPS’s, mas penso que é perfeitamente normal. Quando pegamos pela primeira vez num FPS’s com rato e teclado tivemos uma precisão semelhante ou pior que aquilo, é tudo uma questão de adaptação e dominar “o que temos a mão”, de longe melhor que o comandos da consolas, sem dúvida uma grande ideia.
Acho e tenho quase a certeza que o SteamOS/Steam Controller/Steam Machine vão ser lançado ao mesmo tempo com o grandes nomes que estas empresa tem, Half-Life “3” e Left For dead 3. Com estes nomes apelativos os jogadores vão olhar mais para o projecto que a Valve quer lançar.