Valorant e a tecnologia anti-cheat da Riot: Vanguard
No passado dia 22 de abril deste ano, o Pplware lançou um artigo sobre as intenções da Riot Games se lançar nos eSports com Valorant.
No seguimento do artigo, alguns leitores colocaram alguns comentários interessantes sobre os processos de segurança da Riot Games e após entrarmos em contacto com "quem de direito", parece que já há uma tomada de posição oficial acerca deste assunto.
Valorant vai ser o próximo porta-estandarte da Riot Games e isso está mais que visto na forma como a empresa está a gerir o jogo. Aliás, no passado dia 22 de abril lançámos um artigo sobre a direção que a Riot quer para o jogo, o que é o mesmo que dizer, os eSports.
No entanto, para que o jogo tenha sucesso nos eSports é necessário várias coisas. Regras, confiança, incentivos e segurança.
Pois bem, nesse nosso artigo que lançámos a 22 de abril, algumas questões levantaram-se acerca dos sistemas de segurança que a companhia pretende investir em Valorant, nomeadamente o seu sistema anti-cheat: Vanguard.
Achámos a questão interessante e entrámos em contacto com a companhia que respondeu agora, sob a forma de um post no seu blog, e pelas palavras de Paul Chamberlain, Anti-Cheat Lead do jogo:
"Temos feito atualizações em Vanguard para reagir aos novos desenvolvimentos na tecnologia de cheats. Uma dessas atualizações teve impacto negativo em jogadores legítimos, impedindo que jogassem Valorant porque Vanguard detetou uma vulnerabilidade de segurança que poderia ser explorada por cheats. Infelizmente, essa é uma declaração muito vaga, mas também não queremos sinalizar quais sistemas os criadores de cheats precisam superar (spoilers: esse vai ser um desafio constante para nós, mesmo que a gente seja fã de transparência).
Mas posso dizer o seguinte: ainda que a nossa tecnologia anticheats esteja a reagir rapidamente nessa guerra crescente contra os criadores de cheats, a clareza de informações que fornecemos a respeito das novas incompatibilidades não acompanhou esse ritmo. Estamos sempre a procurar mais informações para os casos em que Vanguard pede reinicializações múltiplas — provavelmente, isso significa que deve atualizar programas ou drivers inseguros. Além disso, estamos cientes da preocupação de vocês com Vanguard em execução 24/7 em segundo plano, e estamos focados em criar um recurso para desabilitá-lo completamente do tray de sistema enquanto Valorant não estiver a correr. É preciso reiniciar o computador com Vanguard em execução se quiser jogar Valorant, mas isso será mais fácil do que simplesmente desinstalá-lo todas as vezes (na prática, desabilitar funciona como uma desinstalação.)"
Esta afirmação é um claro sinal de duas coisas. Por um lado a Riot está ciente das preocupações e incómodos que o seu sistema Vanguard apresenta junto da comunidade e por outro lado, também significa que estão a fazer esforços no sentido de ultrapassar esses inconvenientes.
Uma coisa é certa... Valorant vai continuar a ser a grande aposta deste ano para a Riot Games.
Este artigo tem mais de um ano
Não consigo perceber qual o problema do cheats, se for. Para jogo online tudo bem entendo, agora offline cada um é responsável pelo que faz e senhor do seu nariz, eu próprio já usei cheats depois de ter ganho sem eles claro, mais por diversão. Só concordo anticheat para online
O Valorant é um jogo online
ok, fico a saber….
Valorant? Esse jogo é mais um copy-paste dos videojogos CS (Counter Strike) e Overwatch.
+1 (com uma ou dois ligeiros pozinhos de Riot)
Este CS para noobs ainda é notícia?
Eu acho engraçado a comparação que fazem a CS xd
Sprays sao completamente diferentes
Jogabilidade bastante diferente
Os proprios pros de CS dizem que o jogo nada tem haver, parece mas nada tem haver….
Isso e tudo dor de cotovelo por ainda não teres acesso?
a jogabilidade pode não ter nada a ver, mas a ideia sim é completamente igual. nunca na vida o valorant matará o cs, a sensação de jogares 1 ou outro não tem nada a ver, tão depressa tive a key como desinstalei o jogo, muita gente só joga para ser fixe e dizer que tem uma key de valorant e que tem o jogo, ainda bem que criaram o “matador do cs” assim sempre limpam um bocado da comunidade de putos estupidos do cs
A ideia nada tem haver com CS
Sao jogabilidades diferentes
Deram essa especulação ao inicio e agora não a largam
Ninguém falou que o jogo em si ia acabar com CS
Ha jogos bastante melhores que CS e o mesmo não foi a vida. Existe uma comunidade demasiado grande para o jogo acabar
Essa ideia de que por x coisa existir a y vai a vida e completamente infantil e errada.
Jogo ambos e digo te já que são similares e podes bem basear te nas estrategias usadas em CS, raibow six etc etc mas ha que adaptar.
Por isso essa boca de “limpar” a comunidade nunca acontecera
Especialmente quando essa mesma limpeza tem que começar com pessoas como tu que são tão mente fechada que doi.
um dia, o CS vai ser definitivamente encerrado…
Fonte: Empregado da Valve.
O facto de ter sprays diferentes não faz com não seja um csgo com overwatch. As diferenças são menores do que por exemplo futebol e o andebol… Tens que admitir que o valorant é mais parecido com o csgo do que com o Battlefield ou cod ou Quake… E tem algo de team fortress, overwatch e Paladins com os poderes…
Tenho acesso e não instalei… Não vou pôr um root kit de uma firma chinesa…
e descobrimos o Silver 3
So ridículo esse comentário.
Desde inicio que não percebi o hype em torno deste jogo.
E vão dois.. mas é um hype ao nível do lançamento do overwatch por exemplo.. depois qd a empresa deixar de pagar milhões aos líderes da twitch para jogarem o jogo, e o pessoal se começar a fartar.. já se sabe q é mais um fail de FPS.. no entanto terá a riot a injectar milhões para criar uma liga à semelhança do LOL e claro q isso vai atrair mtos jogadores que n conseguem vingar no CS por exemplo.. é esperar para ver
Pois, de facto, costumo ver highlights das streams e muitos dizem mal do jogo, mas o paycheck deve compensar pois continuam a jogar…
Ultimamente é assim, o próprio CS:GO foi para a ribalta com skins e torneios de milhares… pois a “comunidade pro” não migrou logo do CS:Source, mas o dinheiro compra tudo. Agora é um dos jogos mais jogados, na verdade, não havia nenhum com qualidade(do mesmo género) para retirar player base. Agora, eu tenho amigos que praticamente só jogam CS:GO e por vezes já vão até ao Valorant “desenjoar”..
O jogo não é mau, já joguei mas não é para mim.
Jogos sem grande recoil, mas com a mecância do Spread, à semelhança do CS não me satisfazem.
Antes de mais acho louvável o facto da Riot estar a investir muito do seu tempo trabalhando no seu anti cheat, tendo em conta que hoje em dia jogar CS, sem que exista cheats é quase impossível! O facto é que o que ainda vai sustentando o CS a nivel mundial são as comunidades, porque muito sinceramente a Valve esta a marimbar para que o jogo tenha cheats ou não. Mas voltando ao Valorant, tenho a dizer que adorei, muito mais que CS, apesar disso, a Riot afirma que devemos manter as drivers atualizadas, a verdade é que após terem implementado o anti-cheat no jogo, tornou se impossível utilizar o meu computador! MSI Dragon Center não abre! O Armoury Crate da Asus faz com que nem reconheça a minha placa grafica! Posso ate dizer que o proprio anti-cheat ate implicou com o CPU-Z que tinha instalado no PC! Bem posso dizer que de facto devem estar a criar um anti-cheat bem poderoso, tão poderoso que nem permite usar outros programas! Fiquem bem, um bem haja a todos.
Gotta love ter que instalar um ring 0 driver para jogar este joguito. no thx, nao vou tar a instalar algo que tá sempre a correr enquanto o sistema operativo esteja ligado.
O csgo é como o xadrez: um conjunto de regras bem estabelecidas e praticamente imutáveis… É isso que faz com haja tanta gente a jogar. Qualquer desporto necessita de regras estáveis para se desenvolver… Além disso presta se a ser jogado competitivamente. E a riot não ia fazer um jogo tão parecido se não achasse que a fórmula resulta… O apelo de milhares de anos do xadrez reside na sua simplicidade de regras e na sua complexidade de estratégias. O valorant introduz mais complexidade de regras (os poderes) sem necessariamente maior complexidade de estratégias….
Mas para mim o problema do Valorant não é o jogo em si, isso ou se gosta ou não se gosta e gostos não se discutem, para mim é o vanguard sem aviso nenhum, sem informação nenhuma … O easy cheat também é nível 0 mas só corre quando corro o programa é uma escolha minha. Além disse já é difícil defender os direitos do consumidor na Europa mas na China consumidor não tem direitos nenhuns… Que vamos fazer quando os dados aparecerem na China? O presidente da tencent colaborou tanto com o governo chinês que agora é “deputado”… A riot levou muito para trás por causa do anti cheat e por isso vai fazer com que o anti cheat se possa desligar mas continua a ser uma empresa possuída por outra que entrega os dados todos ao governo chinês…
O anti cheat do Valorant bloqueia me o ASUS AURA SYNC da minha motherboard, tal como não me deixa regular as fans, e desativa o mostrador de temp do meu water cooler..
E também bloqueia completamente qualquer software relacionado à minha motherboard.
Neste caso uma ASUS ROG X570-E Gaming.
Este problema foi reportado por vários utilizadores de boards MSI, ASUS, etc..
Solução: Desinstalar.. E esperar que a Riot resolva este grande problema.
O gostava mais de saber era o que é que eles fizeram neste último update. Jogava com 40/60 de ping, agora tenho entre 100 a 400 de ping e nem consigo jogar, que o jogo está contantemente a reconectar…