Tigers on the Hunt para os nostálgicos
Uma das séries de jogos de estratégia de guerra que mais tempo me consumiu e mais me viciou (e desesperou também) foi a de The Operational Art of War. (seguido de perto por Steel Panthers, que era um pouco diferente)
Uma das coisas que mais me fascinava no jogo (TOAW) era a vasta lista de cenários de guerra que o jogo apresentava, como pormenores extremamente interessantes, como por exemplo o armamento e os diversos tipos de unidades (divisões/pelotões) da época bem como o realismo das unidades presentes em cada um desses cenários históricos. Era imponente poder reviver os grandes combates do Norte de África contra o Afrika Korps, ou participar no desembarque da Normandia)
Recentemente a Matrix Games lançou um novo titulo do género que não podia deixar de mencionar, Tigers on the Hunt. Parece que o vicio vai voltar ...
Este é um tipo de jogos que, ou se ama, ou se detesta. Numa era de grafismos espampanantes e de jogos todos xpto, é fácil deixar passar estes jogos despercebidos, o que é pena, pois são jogos altamente viciantes e exigentes.
É claro que também são compostos por uma componente aleatória, visível na altura da resolução dos ataques, que por vezes nos leva ao desespero, mas são jogos fáceis de adorar (pelo menos para mim).
Um dos pormenores que mais me entusiasmava em The Operational Art of War era o facto do jogo ter no seu manual uma lista completa dos diferentes tipos de armas de cada unidade, onde se poderiam ver os diferentes ataques, forças e fraquezas de cada uma delas (e eram centenas). Passava horas a analisar os diversos pontos fortes (era dados por um número) de cada unidade e por sua vez verificar quais os que eram mais fortes contra ela e assim delinear estratégias.
Ao longo dos anos foram lançados vários TOAW (pela Talonsoft e posteriormente Matrix Games), abarcando várias épocas e conflitos distintos pelo que o vicio nunca esmoreceu.
É portanto com agrado que vos trago a noticia de que Tigers on the Hunt já foi lançado e não poderia deixar de vos mostrar um pouco mais sobre o jogo bem como alguns tutoriais que a Matrix Games revelou.
Tigers on the Hunt é um jogo sobre o maior conflito da História, a 2ªGrande Guerra Mundial. Neste jogo onde as grandes nações em conflito (Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia) se degladiam o jogador pode entrar em combates com mais de 200 unidades de infantaria, mais de 100 unidades de suporte ou mais de veículos por facção.
Uma das coisas que mais me fascina neste tipo de jogos é a exigência de planeamento de mais alto nível que eles exigem. Temos de conhecer bem as diferentes unidades disponíveis. Não se trata apenas de conhecer as unidades contra as quais elas são mais fortes mas também as contras as quais são mais fracas e assim ter de haver uma estratégia ponderada e apoiada.
Uma das coisas que gostava de TOAW e que tornava o jogo também bastante realista é que cada unidade tinha vários tipos de armamentos. É claro que uma unidade de Infantaria AT teria armas mais viradas para derrubar blindados mas também tinha uma componente de armamento diverso e, a avaliar pelos tutoriais de Tigers on the Hunt não me consigo aperceber que assim seja. Se não for é pena, pois na realidade uma unidade não se cinge apenas ao uso de uma arma.
Existe ainda um editor de cenários que permite a expansão da guerra até à imaginação dos jogadores, naquele que será um jogo indispensável para os mais nostálgicos do género.
Deixo-vos de seguida com alguns tutoriais que a Matrix Games foi revelando ...
Tigers on the Hntn: Infantry Movement
Tigers on the Hunt: Off Board Artillery
Tigers on the Hunt: Turorial Editor
Tigers on the Hunt
Homepage Tigers on the Hunt
Este artigo tem mais de um ano