Rise of the Tomb Raider celebra 20 anos
Nem é necessário ler o titulo deste artigo para saber que Tomb Raider é um jogo que já por cá anda há muitos anos. Já são 20 as velas que a heroína mais conhecida do Mundo dos Videojogos apaga este ano.
De forma a celebrar uma data tão redonda e simbólica, a Square Enix decidiu lançar uma edição comemorativa que traz de novo Lara ao nosso convivio ... e com algumas novidades.
Estes números não enganam. Tomb Raider e Lara Croft são claramente um caso de sucesso. E são-no essencialmente por dois fenómenos que se complementam.
Primeiramente, quando surgiu pela primeira vez, Lara Croft ajudou desde então na criação de um padrão para jogos de aventura. Grande parte dos títulos que surgiram depois regeram-se por essas mesmas premissas. Falo claramente da existência de uma história envolvente e minimamente credível, da existência de puzzles e quebras-cabeças lógicos que surgem com naturalidade no decorrer das aventuras, na existência de localizações exóticas perfeitamente enquadradas no ambiente do jogo ...
Por outro lado, o facto da senhorita Lara Croft entretanto se ter mudado para o grande ecrã, foi também um grande impulso para a notoriedade e longevidade da série. Angelina Jolie, por vários motivos, também teve um papel preponderante em manter Lara Croft viva nas nossas mentes.
Assim sendo, não é de estranhar que a marca dos 20 anos se tenha dobrado em 2016.
Para celebrar tal momento, a Square Enix revelou que vai lançar Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration. esta edição comemorativa incorporará tanto o jogo Rise of Tomb Raider (que o Pplware analisou aqui) como também conterá um novo episódio "Blood Ties", um novo modo de jogo cooperativo "Endurance", suporte para os Playstation VR (para "Blood Ties") assim como todos os DLCs anteriormente lançados. A edição Limitada terá ainda uma edição limitada de um Art Book.
Todos os possuidores de Season Pass na Xbox One e PC irão receber gratuitamente todo o novo conteúdo.
"Este é um momento de celebração e a Crystal Dynamics junta-se a todos os fãs de Tomb Raider neste momento de entusiasmo", declarou Scot Amos, co-Head of Studio at Crystal Dynamics, acrescentando ainda que "A equipa desenvolveu e embrulhou num único pacote, surpresas, uma nova história e muitas novidades solicitadas pela comunidade nesta celebração."
“Blood Ties” é um novo capitulo que leva os jogadores a explorarem a Mansão Croft num novo Modo História. Neste episódio, o tio de Lara Croft reclama a posse da Mansão Croft e Lara terá de arranjar forma de o evitar e assim de continuar, não só com a casa como também com os segredos que o seu pai deixou.
Entretanto os jogadores podem também enveredar pelo "Lara's Nightmare" que corresponderá ao regresso dos Zombies e no qual teremos de defender a Mansão de uma invasão de mortos-vivos.
A inclusão dos Playstation VR ajudará o jogador a encontrar alguns novos mistérios pela Mansão. “Este ano, celebramos 20 anos de Lara Croft o que nos deu a oportunidade de criar uma nova experiência Tomb Raider para os fãs. com a adição do suporte para os Playstation VR, os jogadores poderão ver o Mundo pelos olhos de Lara literalmente, pela primeira vez na franchise"
Foi ainda incluída uma expansão para o modo cooperativo "Endurance" que permitirá a dois jogadores, sobreviverem na natureza sob condições extremas, seja de dia e pelos perigos diurnos, seja pelos seres da noite. Para fazer fogo é necessário combustível, para ter saúde é necessário comida e todos os recursos terão de ser encontrados, apanhados ou em alguns casos, construídos.
Como resposta aos fãs que o pediram, foi ainda incluído o novo Modo de Dificuldade "Extreme Survivor" que eleva a dificuldade (meio ambiente, inimigos, animais e seres selvagens) a um novo patamar, e começando com a remoção do jogo de todos os checkpoints. A única forma de salvar o jogo será através da recolha de recursos para fazer uma fogueira. Only the strong will Survive!
Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration será lançado para PlayStation 4 a 11 de Outubro de 2016 (Xbox One e PC conforme indicado recebem via download).
Este artigo tem mais de um ano
É daqueles jogos que pode vir sempre mais do mesmo que eu não me canso de jogar, aliás, é mesmo disso que estou à espera neste 20 aniversário
Concordo contigo. Sou fã incondicional de jogos de aventura que além de nos deliciar com histórias e cenários fabulosos também nos obriga a usar as células cinzentas, tudo em doses equilibradas.
Além disto tudo, de jogo para jogo, ainda têm conseguido trazer coisas novas à série.
No entanto deixa-me perguntar-te uma coisa. Como reages às criticas que por vezes surgem de que o jogo “é sempre mais do mesmo”?
Paulo, o problema do jogo “é sempre mais do mesmo” é que muitas vezes melhoram os gráficos mas os cenários, história e o que tens que fazer é muito parecida (Worms, Need For Speed com carros tunning em Ambientes alucinantemente rápidos, jogos estilo DOOM em que o argumento é capturar/comprar armas e destruir Aliens, mutantes ou Zombies).
As séries podem ter cenários ou histórias muito diferentes, vejam-se os filmes Guerra das estrelas, Indiana Jones, Alien, etc: A base é a mesma mas conseguem trazer algo de novo.
Tenho gostado imenso dos últimos lançamentos, os jogos são desafiantes e muitos agradáveis. São a par de Uncharted, das minhas sagas favoritos.
Eu os últimos 2 já os tenho mais ainda nao tive muito tempo para jogar até ao fim, mas sao muito interessantes, frescos e no meu i7-6700, 16 GB RAM e GTX 970 4 GB ficam 5 estrelas com tudo no máximo, 60fps em 1080p 🙂 Ok ok já sei que a gráfica é velha, mas corre tudo bem 🙂