O ano de 2020 vai trazer duas grandes novidades no mundo do gaming, isto porque são aguardadas, ansiosamente, as consolas de duas grandes marcas: a PS5 da Sony e a Xbox X da Microsoft.
Na nossa questão desta semana pretendemos saber qual destas duas consolas considera que vai ser a melhor.
Os gamers estão em pulgas enquanto aguardam por novidades relativamente às duas consolas que serão lançadas este ano. Falamos da PlayStation 5 da Sony e da Xbox Series X da Microsoft.
Mas, o que já sabemos sobre cada uma delas?
A PlayStation 5 da Sony
A Sony, até ao momento, não adiantou muitos pormenores sobre a sua PS5 que, segundo o Gamers Gate, será colocada à venda no dia 4 de dezembro de 2020. No entanto, março é o mês apontado para o anúncio da consola.
Em abril de 2019 ficámos a conhecer algumas especificações da consola através de Mark Cerney. Algumas dessas características foram depois confirmadas pelos CEO da marca no CES2020, das quais se destacam:
- Som 3D
- Ray-Tracing
- Blu-Ray Ultra HD
- Armazenamento SSD de alta velocidade para minimizar os tempos de carregamento
- Novas funções hápticas para o comando, com novas funções adaptáveis.
Um rumor indica que o preço deverá rondar os 69.800 yenes japoneses, ou seja, cerca de 575€ numa conversão direta. A confirmar-se este preço, será uma das consolas mais caras de sempre, com um aumento de mais de 43% face à PlayStation 4.
Diz-se ainda que a PS5 irá executar os jogos das consolas anteriores e que o comando irá interagir com um assistente virtual.
O SSD da Samsung vai garantir velocidades de 6GB/segundo à PlayStation 5 e já pode aguardar por mais informações através do site oficial da consola.
Questionámos os nossos leitores e 70% diz que está a pensar comprar a nova PS5.
A Xbox Series X da Microsoft
A Microsoft tem, aos poucos, revelado pormenores interessantes acerca da Xbox Series X.
Uma das novidades é que o hardware da Xbox Series X terá um poder de 12 teraflops de processamento. Isso traduz-se no dobro da capacidade da Xbox One X e oito vezes mais do que a Xbox One original. Para além disso terá ainda ray-tracing.
As principais características técnicas já conhecidas da Xbox Series X são:
- Processador AMD personalizado com arquiteturas Zen 2 e Navi
- GPU de 12 teraflops
- Ray-tracing via DirectX acelerado por hardware
- Suporte para resolução 8k
- Variable Rate Shading
- Suporte até 120 fps
- SSD da próxima geração
- Suporte para HDMI 2.1
Para além disso, Larry Hryb, diretor de programação da Xbox, revelou recentemente que a funcionalidade de resumo rápido irá permitir aos jogadores retomarem os jogos sempre que a consola seja reiniciada.
É um recurso semelhante ao existente na Xbox One, mas a Xbox Series X vai possibilitar retomar um jogo que ficou suspenso, em situações como o reiniciar do equipamento, troca de jogos ou sair do modo de espera.
Participe na nossa questão desta semana:
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.