Pro Evolution Soccer 2013 já mexe …
Pois é ... a recente época está prestes a terminar e, apesar de ainda termos um Europeu antes da próxima já se começam as movimentações nos bastidores que a antecipam.
A Konami revelou recentemente algumas novidades sobre o seu próximo lançamento de Pro Evolution Soccer, edição de 2013. Vamos ver um pouco mais ...
A Konami Digital Entertainment vai oferecer aos adeptos do futebol um nível de controlo sem precedentes quando o seu título PES 2013 regressar ao campo de jogo neste Outono.
Como convém a um jogo apoiado pelo Cristiano Ronaldo – um jogador que personifica a perícia e a graciosidade do futebol ao mais alto nível – PES 2013 leva a série de volta às suas raízes, dando ênfase às capacidades individuais dos melhores jogadores do mundo e dando ao jogador a total liberdade de jogar qualquer estilo de jogo, o que inclui pela primeira vez um controlo total sobre os remates. Isto surgiu na sequência da troca de opiniões com os apreciadores do futebol e os fãs do PES e o resultado é a recriação do futebol moderno mais fiel até à data, em que os jogadores foram modelados para imitar com exatidão os movimentos de corrida, as habilidades e o estilo de jogo, os jeitos e os trejeitos dos seus congéneres da vida real.
Três elementos chave formam a base das inovações do PES 2013, com novíssimas adições a encaixarem-se nas seguintes áreas: PES FullControl (Controlo Total do PES), Player ID (Individualidade do Jogador) e ProActive AI (Inteligência Artificial Proactiva).
PES FullControl (PES FC): Nunca antes houve um jogo de futebol a oferecer tal nível de controlo sobre a maneira como é jogado:
- Total Liberdade de Controlo: Pro Evolution Soccer introduziu o conceito de liberdade de movimento, o novo „PES FC‟ do PES 2013 vai mais longe com uma total liberdade sobre o controlo da bola.
- Primeiro Toque Dinâmico: O PES 2013 introduz formas subtis de receber a bola, desde dominar a bola e levantá-la gentilmente sobre um atacante para continuar a avançar, até a uma variedade de outros movimentos. O primeiro toque é tudo e os jogadores podem reter e dominar a bola usando o botão R2, temporizando um passe correto e controlando instantaneamente a bola, ou usando a velocidade do passe para ludibriar um defesa.
- Remates Totalmente Manuais e Passes Totalmente Manuais: O PES 2013 oferece passes totalmente manuais e, pela primeira vez, remates manuais, o que permite aos utilizadores determinar a altura e a força de cada um. Podem ser efetuados passes longos rasteiros de um lado do campo para o outro, ao passo que nos remates, o utilizador tem um controlo total sobre o posicionamento do remate. Para dominar isto,requer-se destreza e precisão, mas os passes também podem ser efetuados para áreas abertas, dando aos pontas de lança solitários a oportunidade de serem criativos e oferecendo ainda uma variedade incomparável a nível da finalização.
- Dribles: A velocidade com que um jogador se movimenta com a bola foi reduzida de acordo com as partidas de futebol reais, mas ao utilizar o botão R2, os jogadores podem adicionar vários estilos ao seu controlo cerrado. Os jogadores podem variar a velocidade dos seus dribles e amortecer a bola enquanto se movimentam livremente num círculo de 360 graus. O novo sistema permite aos jogadores fazer passar a bola pelo adversário e recolhê-la mais à frente, chutar a bola por entre as pernas de um jogador ou temporizar o jogo ao reter a bola enquanto os colegas de equipa procuram encontrar espaço e desmarcar-se.
- Tabelinha Totalmente Manual: Podem ser efetuadas tabelinhas ativas em que o segundo jogador é movimentado em qualquer direção, o que facilita vários movimentos táticos.
- Defesa Pronta a Responder: A complementar as opções de ataque que o novo sistema de drible oferece está um sistema de defesa perfeitamente equilibrado. Os jogadores podem usar os botões R2 e X para reduzir a velocidade de um ataque e, com um duplo toque no botão X, induzir uma disputa de bola no momento exato. O controlo total em 360 graus significa que os jogadores podem contrariar as desmarcações e roubar a bola a partir de uma posição paralela, enquanto a individualidade vai pôr defesas de renome internacional a usar o domínio aéreo para ganhar a bola.
- Guarda-redes: Até mesmo os guarda-redes do jogo beneficiam do maior controlo. A sua distribuição da bola está mais precisa graças à adição de um medidor de força quando eles lançam a bola, criando oportunidades para contra-ataques novos e mais rápidos.
Player ID: A Individualidade do Jogador centra-se nos elementos individuais e nos movimentos que cada jogador exibe:
- Individualidade do Jogador: Os melhores jogadores no PES 2013 serão imediatamente reconhecidos graças à sua incrível parecença física e aos atributos, às aptidões e aos truques individuais que lhes dão vida. A forma como eles correm, dominam e movimentam a bola, se preparam para rematar e inclusive celebram um golo será notoriamente diferente durante o jogo.
- Individualidade dos Guarda-Redes: A individualidade do movimento também foi estendida ao homem entre os quatro postes. A defesa à baliza foi totalmente revigorada através de novas animações e novos estilos de jogo. Foram adicionadas novas variedades de defesas e reações para garantir que os guarda-redes do jogo estão em sintonia com os esforços dos guardiões reais. Os guarda-redes de prestígio internacional do jogo também foram premiados com este nível de realismo. Eles movimentam-se para neutralizar os ataques e atiram-se para fazer passar a bola sobre o poste com um toque da mão. As acrobacias na baliza beneficiam de novas animações e de uma nova IA.
ProActive AI: A IA Proactiva combina o controlo e o realismo, com jogadores que irão responder e desmarcar-se como é próprio daqueles que se encontram ao mais alto nível:
- Harmonia de Jogo: A equipa de desenvolvimento trabalhou em estreita colaboração com a comunidade de fãs do PES para erradicar todo e qualquer elemento incoerente no que diz respeito à forma como os jogadores se movem e correm no PES 2013, com o sistema „ProActive AI‟ a melhorar a velocidade e a harmonia e a resultar numa experiência de jogo muito mais realística.
- Precisão Tática: A harmonia do jogo também foi melhorada no jogo entre a defesa e o ataque. Há uma maior organização à medida que as equipas recuam ou avançam, com uma linha defensiva mais difícil de bater e com as equipas a ajustarem-se mais rapidamente à perda ou recuperação da bola, permitindo disputas mais rápidas.
- Guarda-redes Melhorados: Os melhoramentos aos guarda-redes foram votados como o aspeto chave que os adeptos do futebol queriam ver no PES 2013, e a equipa de desenvolvimento trabalhou afincadamente com guarda-redes reais para assegurar que o processo de decisão da IA fosse vastamente melhorado. Os guarda-redes respondem agora com melhores reações, movimentam-se mais eficazmente dentro da área e lançam a bola em segurança para fora de jogo e não para zonas perigosas.
PES 2013 vai ostentar ainda uma melhor conectividade e atmosfera. A popular aplicação myPES vai alargar a conectividade e a comunicação entre os fãs do PES que utilizam o Facebook, ao passo que os efeitos de áudio do jogo estão a ser mais intrinsecamente ligados à ação em campo para fornecer o tipo de frenesim que é visto nos jogos das grandes equipas, com o entusiasmo das claques a aumentar à medida que as suas equipas começam a exercer pressão.
“Este é um momento excelente para fazer parte da comunidade PES e o PES 2013 marca um novo nível de jogabilidade com o regresso aos nossos valores fundamentais de completo controlo e liberdade,” comentou Jon Murphy, Líder da Equipa PES Europeia “. O futebol tem tudo a ver com fazer acontecer magia através da perícia e precisão e o PES 2013 condensa verdadeiramente este conceito. Caras novas na equipa de desenvolvimento e algumas ideias muito interessantes vão trazer uma lufada de ar fresco à série PES, e nós estamos ansiosos por mostrar o que somos capazes de fazer nos próximos meses.”
O jogo tem data de lançamento para este Outono e sairá para PlayStation®3, Xbox 360®, Playstation Vita, Windows PC, PlayStation®2, PSP® (PlayStation®Portable), Nintendo 3DS™, e Wii™
Homepage Pro Evolution Soccer 2013
Este artigo tem mais de um ano
Para mim o PES está melhor que o fifa. Gostei muito do fifa, mas para mim ele acabou em 2007. No PES o jogo torna-se mais divertido, pode ser menos realista, quer nos gráficos quer nas movimentações, mas o entretenimento está garantido…e a azia também xD
Não concordo. São coisas diferentes e é impossível estar a comparar FIFA com PES. São dois simuladores de futebol, embora para mim, um mais que outro. Um tem uma visão de evolução mais real, outro tenta criar um jogo mais dinâmico nunca deixando de ser um jogo.
Eu prefiro o FIFA desde de 2010, sou completamente viciado no entanto nao desvalorizo o PES, mas seria incapaz de dar 1 euro pelo PES.
A mim da-me gana poder ter jogos tacticos, poder jogar um Paços de Ferreira – Barcelona com um amigo meu e arriscar-me a ganhar-lhe caso seja melhor tacticamente. O PES procura um outro tipo de jogo, que acaba por criar grandes desequilíbrios nos jogos entre equipas de qualificações diferentes.
Cada jogo tem o seu tipo de adeptos.
que realismo de topo! paços a ganhar ao barça acontece todos os dias!!
É um jogo, tem de haver um certo equilíbrio entre as equipas, caso contrário ninguém vai querer as equipas mais fracas uma vez que perdem sempre
mas não é no fifa, se meteres por exemplo um atletico madrid vs real madrid veste greguinho para conseguires jogar
A questão é que o PES já foi assim, táctico, só que cometeu o maior erro de todos – tentar copiar FIFA. Para mim a única coisa que o FIFA tem de melhor, sempre teve, é o licenciamento.
De resto tem sido quase sempre um jogo no qual quem sabe fintar tem o jogo ganho pois torna-se quase impossível tirar a bola.
E ainda me lembro do tempo que um remate do canto da área em direção ao ângulo oposto, fazendo um arco, era sempre golo…lol
Pois amigo caso n saibas a uma patch com isso tudo
No PES 2011 e 2012, quando tinha um jogador com a bola sozinho contra o guarda-redes bastava contorná-lo que ele ainda se arredava mais para deixar a baliza aberta, e depois claro era sempre golo. Espero que componham isto.
Além disso o Barça está muito forte, espero que ajustem melhor os stats dos jogadores.
Isso depende se joga acompanhado ou contra o pc.. jogar contra uma pessoa e essa pessoa travar o guarda-redes no quadrado torna-se muito dificil de contorná-lo.
Para mim é quase impossivel é marcar isolado no pes2012 se tiver na vertical.. só consigo marcar isolado em remate se for um pouco na diagonal.. de resto por mais que coloque o remate vai sempre contra o guarda redes.
PES melhor que o FIFA? Bom… eu jogo PES desde 2006 tendo passado pelo FIFA antes. Mais ou menos há 2 anos vi o Fifa a subir em considerável qualidade ate que mudei para o Fifa nesta ultima versão. O PES parece mais arcade. Espero que a versão de 2013 seja algo bastante melhor para que eu tenha boas dores de cabeça. Para mim quanto mais variedade e qualidade melhor.
Eu tentei jogar Fifa 2011 e ate dei oportunidade ao Fifa 2012… mas so me dava problemas com os meus comandos, e o jogo não era nada intuitivo, e depois de fazer uma partida que acabou em 10:2 não me pareceu nada realista…
Mas depois de instalar PES 2011 ficou uma maravilha os comandos começar a funcionar sem problemas, era so ligar… E o jogo nada aver…ficou tudo mais intuitivo, agora sim partidas mais realistas em que custa bastante marcar golos e finalmente comecei a ter resultados mais realistas…. Apesar de em 2011 os penalties serem uma treta, o resto achei muito bom… E o Pes de 2012 finalmente corrigiu os penaltis e agora tudo funciona as mil maravilhas ficando ainda mais realista…. Eu ate bem tentei usar o Fifa 2012, mas o Pes simplesmente não deu hipóteses… E vamos ver como fica o 2013, espero que agora equilibrem mais os pontos dos jogadores já que a diferença de pontos dos jogadores de barça e real é demasiada lol 🙂
Mais um fiasco da KONAMI… “Full Control 360º” na caixa do jogo e pronto…
Bem, FIFA, desde 2010 que se tem destacado pela positiva no PC, quando passou a usar o motor de jogo do FIFA da PS3/X360…
E digo isto tendo já gostado bastante de PES… mas o PES 6 foi muito mais do que qualquer PES que tenha saído posteriormente!
jogo o PES há alguns anos, e o Fifa desde o 11….prefiro o PES de longe e se não fosse a questão das equipas no PES não olhava sequer para o Fifa
Adoro Pes mas desde a versão 2010 que não vejo grandes melhorias ou novidades, muito pelo contrário, vejo aspectos a piorar e um deles foi os remates no Pes deste ano que são bastante fraquinhos, para além de pouco espetaculares obriga os jogadores a colocarem o corpo sempre da mesma forma para puder sair um bom remate fora de area.
Para não falar dos remates que entram quase ao meio da baliza e dão golo. No pes 2011 havia uma liberdade muito melhor nesse aspecto.
Confesso que só jogo pes no pc e não sei se haverá muitas diferenças pra ps3.
Tenho que dar os parabens à grande melhoria que fizeram na selecçao de jogadores.. No 2011 estava eu com um jogador selecionado carregava no circulo para fazer rasteira, e um jogador qualquer uns metros atras, é que fazia rasteira e quase sempre para vermelho.
Ainda assim era importante termos uma total liberdade de selecçao de jogadores, por exemplo quando sofremos um contra ataque 3 para 4 é quase impossivel seleccionar com exatidão determinado jogador da defesa.
Concluindo, não vou criar expectativas com estas informações e videos se não a desilusão depois é maior, como nos ultimos 2 anos.
se jogasses na ps3, calavas-te
Se hoje me dissessem que não ia haver mais nenhum FIFA,eu continuaria a jogá-lo para sempre e nunca iria preferir o PES!Jogo ocasionalmente Pro Evolution Soccer ,e por vezes até me divirto,mas só os fanáticos não admitem que FIFA é superior..Tanto a nível gráfico,como a jogabilidade,as ligas q tem..modo carreira…enfim,melhor em todos os aspetos.
Fui um grande fan de PES até á saida do fifa 10…o fifa é muuiitooo melhor simulador…o pes é arcade…
Quem pega nas últimas versões do pes, quem não tem a sensação que os jogadores parecem uns robôs, tal nao é a forma “mecanizada” como correm e se movimentam??? No fifa é tudo muito mais suave, e simula bem melhor um jogo na realidade…
Tenho de reconhecer que partilho de grande parte das vossas opiniões, aqui colocadas.
Até à saída do FIFA 10 sempre fui da opinião que o PES era superior. A jogabilidade, a movimentação dos jogadores, a fluidez dessa movimentação, … isto nas consolas.
Quanto ao PC, o FIFA reinava, embora já denotando algum cansço de ideias.
Com a versão FIFA 10 sucedeu o contrário … o FIFA ganhou maior liberdade, flexibilidade, perdeu aquela aparência mecânica enquanto que o PES foi ao contrário … mas o PES deu cartas no PS na altura.
Continuo a achar o FIFA ligeiramente superior ao PES com as versões de 2012, mas agora já muito mais equiparadas do que na altura de 2010 …
Vamos a ver como saem as versões de 2013….
em portugal continua-se a jogar mais PES ao contrario do resto do mundo simplesmente por uma coisa… PALAS NOS OLHOS!
Gostava que me explicassem uma coisa do “Full Control 360º” significa que vai ter uma jogabilidade mais livre? Tipo como FIFA12?
Obrigado
cumpz
Eu sinceramente gosto muito mais do Pes do que o Fifa, e acho que o pes melhorou muito do 2011 para o 2012, antes os jogadores apanhavam a bola na sua area e iam ate a area adversaria e pimba, era golo, mas no 2012 ja nao se consegue isso, pois os jogadores vao perdendo velocidade, mesmo a realismo.
Acredito que o pes 2013 mantenha as origens e que meta os clubes com os nomes verdadeiros que é nisso que o fifa tem de melhor
já agora gostava que me dissessem o que é o Full Control 360
ola amigos anos se passam e nada de mudar as torcida de pes o q fazer