Pplware na Lisboa Games Week
Desde a passada quinta-feira, dia 17 de Novembro, que o pavilhão 3 da FIL (Feira Internacional de Lisboa) se enche de milhares de visitantes ansiosos para ver em primeira mão o que a edição de 2016 da Lisboa Games Week tem para oferecer. Este é um certame único em Portugal e que reúne a comunidade gamer nacional.
O Pplware esteve presente na FIL e traz-vos um pouco daquilo que se passou ao longo dos quatro dias em que se realizou a LGW 2016.
Com as últimas novidades e próximos lançamentos de videojogos para as consolas de nova geração, mechandising, torneios, cosplay, retro gaming, entre outros, a LGW oferece aos visitantes uma vasta escolha pelas inúmeras actividades que compõem o evento. E há muitas e para todos os gostos, desde locais onde é possível experimentar os últimos – e próximos – lançamentos para a Playstation 4 e para a Xbox One até aos espaços dedicados ao retro gaming, onde é possível reviver ou experimentar pela primeira vez muitos jogos clássicos que fizeram as delícias dos amantes dos videojogos ao longo dos anos.
Entre as muitas marcas presentes, contamos com gigantes da indústria dos videojogos e do entretenimento como a PlayStation, Xbox, Samsung e a Asus e em cada um destes stands podemos experimentar as últimas novidades e ter um vislumbre do que aí vem. É, por exemplo, possível experimentar títulos como Uncharted 4 – que o Pplware analisou aqui – FIFA 17 – análise aqui – ou antecipar o que vai ser um dos títulos mais aguardados do mês de Dezembro, The Last Guardian – que tem lançamento agendado para o dia 6 do próximo mês.
Para além de todos os jogos que os visitantes têm a oportunidade de experimentar, existe ainda a possibilidade de participarem em torneios diários de FIFA 17 e de PES 2017 – para agradar aos amantes do desporto rei – e de COD Infinite Warfare, que prometem trazer ao certame um ambiente de competição saudável e de emoções fortes para todos. Os torneios de FIFA 17 e de COD decorrem no espaço Worten, enquanto o torneio de PES 2017 tem lugar no espaço CTT.
É ainda possível assistir às finais da Liga Playstation nos seguintes jogos: Rocket League 2vs2, FIFA 17 1vs1 e 2vs2, PES 2017, Street Fighter V e NBA 2K17.
Existe ainda o espaço Asus Republic of Gamers, onde se disputarão torneios de League of Legends e Counter Strike: Global Offensive.
É de salientar também a presença de inúmeras empresas independentes - nacionais e internacionais - de desenvolvimento de jogos no espaço Indie, sendo de destacar a presença dos Tio Atum, os developers do jogo Greedy Guns.
Inclusive, jogámos e estivemos à conversa com os responsáveis de VRock, um jogo que nos coloca a actuar numa banda, onde usamos o headset de realidade virtual para observar o público, a sequência dos acordes a tocar e até o resto da banda. Ainda estava muito cru, mas as ideias para o futuro pareciam estar bem definidas e esperamos voltar a ouvir falar mais de VRock no futuro.
Desta forma, a organização do LGW torna real a possibilidade de os visitantes conhecerem mais a fundo este mercado de desenvolvimento independente que se encontra em crescimento.
O cosplay não foi esquecido e este ano é possível contar com os habituais concursos nas categorias individual e grupos, com uma banca de SOS COSPLAY e um Photo Booth. Podemos ainda encontrar um amplo espaço dedicado ao comércio – o espaço Worten – onde é possível adquirir uma enorme gama de produtos relacionados com o gaming, desde consolas até aos novíssimos óculos de realidade virtual PS VR.
Existe ainda um espaço onde estarão presentes inúmeros youtubers nacionais e onde os participantes terão oportunidade de estar na presença de conhecer, falar, ouvir e pedir autógrafos aos mais proeminentes youtubers do momento como é o caso de Tiagovski, RicFazeres ou Fer0m0nas.
A Lisboa Games Week afirma-se desta forma como um evento de referência no panorama do gaming nacional. Em franco crescimento, quer a nível de importância quer no número de visitantes, este certame irá, certamente, crescer em termos de espaço físico. O tempo o dirá mas tudo leva a crer que o futuro se afigura radioso para os gamers e para o gaming nacional.
E o leitor??
E vocês? Também foram à Lisbon Games Wek? E o que gostaram mais? E menos?
Este artigo tem mais de um ano
Gostava que fosse no norte, porque ir a Lisboa ainda custa.
…e eu gostava que a Comic-Con fosse no sul, porque ir ao Porto ainda custa mais…
Então fica em Coimbra, já fica no centro, e eu falo em termo em que existe mais população na zona norte, e muitos interessados, muita gente não vai porque é muito dispendioso.
Estive no ultimo dia do evento. embora tenha sido a 1a vez que tenha ido a tal tipo eventos, posso dizer que esperava mais qualquer coisa. mais na vertente PC.
1º Mesmo no ultimo dia, havia filas para tudo e mais alguma coisa.
2º Espaço demasiado pequeno para tanta gente.
3º A organização devia de lembrar-se, que quem joga…. não joga só 5 minutos e fica satisfeito… não …
4º espaços Multiplayer eram poucos, qual é a piada de ir a um evento destes, e nao haver multiplayer mais geral.
5º Havia autenticos “campers” em alguns sitios.
6º Achei caro … para o que “oferece” ja vi eventos menos interessantes de nomes, mas mais gratificante no conteúdo.
em suma, pode ser que para o ano, seja algo mais elaborado e com mais substancia, e mais disponibilidade de experimentar mais coisas…por era praticamente 30 a 45 minutos de espera, para jogar 5 min …. do quer q seja…
concordo a 100% com todos os pontos.
Mais uma critica, no anterior quem fazia cosplay não pagava, este ano já não foi assim e por isso viu-se menos. Nestes eventos o pessoal que faz acaba sempre por dar outro ambiente e agradável também.
Para não ser apenas a criticar, deu-me ideia que a parte de esports esteve muito melhor que o ano passado.
Gostei mais da organização do espaço indie, organizado por países e tudo. Achei muito melhor que ano passado.
Concordando com o ponto 6, achei demasiado caro e nada dimensionado para o número de pessoas que foram assistir. Até podemos ver pelo Horizon Zero Dawn onde se realizava sessões de 30min (20min apresentação + 10min de jogo) para 21 pessoas. Por hora despachavam 42 pessoas, não me parece nada dimensionado para o número de visitantes presentes no evento. Não estou a dizer que deviam ter um auditório, mas se calhar reduzir o tempo ou aumentar pelo menos para o dobro ou triplo da capacidade (80hora ou 120hora).
Então o fórum da APPLE nem acredito que uma notícia destas aqui aparece. Epic fail mac gamer lol
Eu por acaso Youtubers do momento preferia a Rita Pereira, mas pronto, são gostos…
🙂
O que eles precisam fazer para o ano é aumentar o espaço, ocupar pelo menos mais 1 pavilhão, porque aquilo estava sobrelotado.
Além disso é um bocado deprimente a maior parte do pessoal lá nem metade da minha idade ter…