PES 2014: A Konami Contra-Ataca!
Bem ... face às novidades todas que têm surgido em torno do seu maior rival, já se antevia que a Konami, mais cedo ou mais tarde, viesse ripostar e colocar o seu Pro Evolution Soccer em combate também.
É verdade. Foram anunciadas recentemente as mais fresquinhas (e outras nem tanto) novidades sobre a edição de PES para o ano de 2014.
Desde mais e maior realismo graficamente e ao nível do espectáculo do futebol, a novas competições, passando por sistemas de IA mais intrincados, Pro Evolution Soccer 2014 promete manter acesa a luta pelo ceptro de Simulador de Futebol do ano.
Bem, mas vamos ver o que a Konami revelou acerca de Pro Evolution Soccer 2014!
Segundo a Konami em Press Release , a equipa responsável por PES, sediada em Tóquio tem vindo a desenvolver desde há quatro anos uma nova abordagem ao futebol e pode agora confirmar que o seu novo sistema utiliza o conhecido Fox Engine da Kojima Productions. A equipa ampliou e melhorou o Fox Engine para corresponder às exigências específicas e complexas de um título de futebol.
Baseado em seis parâmetros basilares, o novo sistema permitiu que todos os detalhes do PES 2014 fossem completamente reformulados, libertando-se de anteriores limitações e permitindo que a equipa PES Productions produzisse um jogo mais próximo da sua visão de recriar a emoção e variedade de um jogo de alto nível. O tema central da fluidez baseia-se no movimento constante de jogadores e mudança de posições que carateriza a abordagem moderna do futebol. A PES Productions viu como os jogos decorrem, como a individualidade de um jogador é essencial ao sucesso de uma equipa e como uma tática bem planeada pode ajudar uma equipa mais desfavorecida a apresentar proezas gigantescas.
Partindo da estaca zero, a PES Productions empenhou-se para reformular cada elemento do jogo, criando um novo padrão diferente e enérgico nos títulos de futebol. Além de um grafismo evidentemente melhorado e de animação contínua, o impulso do poder do novo sistema tem sido utilizado para redefinir a forma como o futebol é jogado num sistema doméstico. Desapareceram as limitações impostas por sistemas de animação e elementos de IA antigos; pelo contrário, o PES 2014 exibe um núcleo central que imita na perfeição a habilidade e a consciência que destaca os melhores jogadores do mundo dos seus pares.
Será que vamos ter uma jogabilidade ainda mais fluída e mais livre de amarras e scripting?
Seis princípios fundamentais conjugam-se para estabelecer o PES 2014 como uma nova referência nas simulações de futebol, controlando tudo desde a forma como o jogador recebe e controla a bola, o aspeto físico da jogabilidade e a energia do dia do jogo: a agitação e a euforia ou o desânimo sentidos nos jogos importantes. Como tal, os principais pilares do PES 2014 são:
-
TrueBall Tech:
Pela primeira vez numa simulação de futebol, o PES 2014 centraliza tudo na bola, a maneira como ela se move e como os jogadores a utilizam. O primeiro toque e o controlo total da bola são o que distingue determinados jogadores de outros. A capacidade de não só conseguir compreender um passe, mas também conseguir antecipar uma jogada e saber o que é preciso fazer para conquistar terreno a um defesa que se aproxima. A TrueBall Tech permite ao jogador controlar ou evitar um passe utilizando o stick analógico com uma física baricêntrica pormenorizada que determina o deslocamento de peso do jogador e a altura e velocidade do passe, bem como a forma que o corpo do jogador irá assumir automaticamente para receber a bola.
Assim, o jogador assume o controlo total para determinar o ângulo do corpo na receção do passe, enquanto anteriores títulos de futebol apresentam ao jogador opções insuficientes. Pelo contrário, a significa que a bola pode ser recebida no peito ou na cabeça por cima de um adversário, atirada para o ar ou para um companheiro de equipa, embora o controlo do drible seja uma caraterística mais pessoal no novo jogo.
A série PES desde há muito que trata a bola como uma entidade individual, permitindo ao jogador uma grande liberdade para a atirar ao ar, correr até um marcador ou fazer passes triangulares curtos para ganhar terreno. A TrueBall Tech acrescenta ainda mais liberdade, com os movimentos do jogador a trabalharem em conjunto com os da bola, ao contrário de qualquer outro jogo de futebol. Os jogadores terão a possibilidade de controlar verdadeiramente a bola, utilizar o seu ritmo ou alterar o seu movimento para conseguirem dominar o controlo de bola no PES 2014.
O resultado é um jogo que oferece um controlo total de 360 graus dentro de vários metros à volta do jogador. Além de conseguir manobrar a bola com movimentos subtis, o jogador tem a capacidade de protege-la dos jogadores adversários, de utilizar controlos hábeis para os enganar e métodos intuitivos para dominar o controlo de bola.
Motion Animation Stability System (M.A.S.S.):
O combate físico entre jogadores é uma parte essencial de qualquer jogo e o novo componente M.A.S.S. estimula o contacto físico entre vários jogadores em animações personalizadas que se sucedem continuamente umas às outras. Mais do que uma série de animações pré-configuradas que ocorrem em circunstâncias específicas, o M.A.S.S. atua instantaneamente em qualquer situação, estando a reação de um jogador que sofre uma falta totalmente dependente da direção e força com que for derrubado. Dependendo de fatores tais como o seu tamanho e força, os jogadores irão tropeçar mas imediatamente conseguirão recuperar se forem amparados, afastar os outros da bola e utilizar a sua estatura para bloquear a posse da bola.
As entradas tornam-se também mais essenciais na demanda do PES 2014 por realismo, com os choques entre jogadores a recorrerem à física TrueBall para assegurarem que a bola reaja como num jogo real. Quando os jogadores disputarem a bola, o resultado será a bola saltar para o ar ou ficar nos pés do jogador triunfante. Do mesmo modo, o PES 2014 tem agora mais estilos de entradas, em vez do recurso à rasteira clássica ou a cortes de carrinho e os jogadores têm de estudar as suas jogadas mais cuidadosamente para manter a pressão sobre o adversário.
A integração do elemento M.A.S.S. também facilitou novas melhorias nas situações de um contra um. Os embates individuais entre jogadores principais podem determinar o resultado de um jogo. Deste modo, foi atribuída especial relevância a estes embates no PES 2014. Os defesas irão exercer uma maior pressão sobre o jogador atacante, discutindo a posse de bola, recuando para limitar as oportunidade de passe ou travando o atacante. Do mesmo modo, os atacantes terão de tentar ultrapassar o defesa ao mesmo tempo que mantêm a posse de bola, fintando para ganhar vantagem, ou terão de passar, driblar ou rematar quando surgir a oportunidade. Isto resulta em jogos incrivelmente abertos, onde as caraterísticas e as capacidades dos jogadores passam para primeiro plano em disputas pessoais em todo o campo.
-
Heart:
É difícil definir o que torna o futebol tão apaixonante. Não se trata de algo técnico, mas sim de algo emocional. Os jogos podem ser imponentes para as equipas visitantes quando as claques aplaudem a equipa adversária e atuam como o infame “décimo terceiro jogador”. O Heart do PES 2014 pretende recriar os efeitos das claques, tanto no jogador individual como em toda a equipa.
Cada jogador utiliza caraterísticas mentais além de estilos e capacidades de jogo e pode ser influenciado negativamente quando o jogo não lhe corre bem. No entanto, se um jogador não estiver a jogar bem, os seus companheiros de equipa podem juntar-se e apoiá-lo. De modo similar, um momento de brilhantismo individual pode produzir um efeito galvanizador nos companheiros de equipa. O efeito caldeirão de um estádio vibrante irá mostrar a disposição dos fãs, com efeitos sonoros completamente novos e com sistemas de IA deslumbrantes para criar uma atmosfera palpável de dia de jogo.
-
PES ID:
O PES 2013 estabeleceu uma nova fasquia para o realismo, com a inclusão do sistema de ID do Jogador. Pela primeira vez, os jogadores podiam reconhecer imediatamente um jogador pelos seus estilos de jogo e de corrida fielmente reproduzidos. A forma como um jogador corria, se movimentava e distribuía a bola seria idêntica à do seu homólogo verdadeiro e o PES 2013 apresentou 50 jogadores que utilizaram este sistema.
No PES 2014, esse número será significativamente maior, com o dobro das estrelas apresentando animações e IA personalizadas.
-
Team Play:
Através do inovador Combination Play do novo jogo, os utilizadores podem criar uma grande variedade de diferentes táticas em áreas-chave do campo utilizando três ou mais jogadores. Estes jogadores irão executar corridas sem bola muito diferentes para explorar buracos na defesa ou no meio-campo, utilizando os flancos, corridas em curva ou jogadas em sobreposição para se desmarcarem. Estas jogadas podem ser predefinidas para áreas-chave do campo, permitindo aos jogadores explorar fragilidades defensivas antecipadamente.
-
The Core:
A PES Productions efetuou muitos anos de consulta com os fãs do PES e com os fãs de futebol para reproduzir os elementos principais da série e pode agora implementar uma grande diversidade de melhorias adicionais.
Visualmente, o jogo irá beneficiar de um incrível nível de detalhe, desde a construção dos kits até ao movimento facial e de um novo processo de animação que proporciona transições habilidosas entre jogadas, sem pausas ou restrições do controlo. Os estádios serão iguais aos verdadeiros, com a recriação das entradas para os campos e as multidões que se modificam durante o decorrer do jogo. O novo sistema também permite um novo efeito de mapeamento de luz, acrescentando um aspeto natural aos procedimentos. A fluidez do jogo foi também melhorada, com decisões táticas tomadas na hora e com a retirada de animações depois de acontecimentos específicos.
Pontapés livres e penaltis foram também radicalmente modificados. O controlo dos pontapés livres foi ampliado com a inclusão de corridas de distração e com a utilização agora ilimitada de passes curtos. Em contrapartida, os jogadores podem agora mudar a posição do guarda-redes para o pontapé, enquanto a barreira irá reagir instintivamente ao pontapé para defender ou desviar a bola.
Os penaltis utilizam agora uma linha-guia que se modifica de acordo com a capacidade do jogador e com o local onde ele pretende colocar a bola. O guarda-redes pode agora optar por se mexer antes do pontapé, pressentindo quando o marcador do penalti não está muito forte.
O PES 2014 irá também assinalar a primeira comparência da Liga dos Campeões da Ásia, acrescentando um grande número de clubes oficialmente licenciados à competição. O novo jogo irá também manter a sua utilização exclusiva da competição de clubes da Liga dos Campeões da UEFA, com outros torneios a serem anunciados brevemente.
Serão revelados mais detalhes acerca do conteúdo do PES 2014, incluindo elementos online completamente novos, mas o novo jogo representa um verdadeiro salto qualitativo em relação àquilo a que os fãs de futebol estão habituados.
“Pensar de forma inovadora numa série anual como o PES não é fácil,” explicou Kei Masuda, Produtor Criativo, “mas o Fox Engine permitiu-nos desenvolver um tal nível de liberdade que estamos constantemente a concretizar maneiras de tornar o PES 2014 numa verdadeira representação do futebol. Quando os fãs de futebol pegarem no comando e experienciarem o controlo de bola, o movimento do jogador e compreenderem como as equipas funcionam e se movimentam, estamos convencidos que eles verão um jogo que já não está limitado pela tecnologia, mas capaz de crescer com eles e de os surpreender constantemente com a qualidade impressionante a que se habituaram com o futebol real.”
Todos as imagens agora disponibilizadas foram retiradas do jogo a correr nas consolas actuais. Nós queremos que os fãs tenham a verdadeira sensação do produto que irão ter oportunidade de jogar na sua consola preferida. O nosso novo motor e sistema foram optimizados para a actual geração de consolas, que continuarão a dominar o mercado, mas são perfeitamente adaptados a versões futuras.
PES 2014 será lançado em 2013 para PlayStation 3, Xbox 360, Windows PC e PSP.
Este artigo tem mais de um ano
Konami fresquinhoooo!
LOL
A cara dos jogadores parece uma imagem colada…
Concordo, os graficos estao pobres. Com a tecnologia que existe hoje em dia poderiam estar bem melhores.
Hoje em dia?
Estas a falar de “pc”, porque Xbox 360 e ps3 não são bem de hoje em dia.
Ninguém tem culpa que o Ribéry seja assim…
É difícil definir o que torna o futebol tão apaixonante. Não se trata de algo técnico, mas sim de algo emocional. Os jogos podem ser imponentes para as equipas visitantes quando as claques aplaudem a equipa adversária e atuam como o infame “décimo terceiro jogador”.
13º ou 12º jogador?
Algo a alterar penso eu 😀
cumpz
Não, está perfeito assim!! O 12º jogador é mesmo o Capela!
Record: “Vá, não vamos dizer que foram erros de Igreja, o árbitro chamava-se Capela”
parei de ler na parte do “livre de scripting”.
o rpoblema do FIFA sao os scripts… isso é uma boa noticia para o PES2014
O mais complicado é a Konami fazer tanto e depois disso vem o FIFA 14 e arrebenta com tudo…
Quando joga PES 2013 parece que os jogadores não conseguem correr, ficam deslizando no gramado…
Dá-lhe FIFA…
True story…
eu acho o contrario para mim o pes 2013 esta bem melhor que fifa 13.
Para começar tens um leque imfindavel de fintas que por mim sao bem vindas, mas tu num jogo de futebol real não ves um jogador fintar de uma area a outra como no fifa es capaz de o fazer ponto negativo para fifa, outra quando esta a lutar corpo a corpo com um jogador adversário se por ventura carregares no respectivo botão para tirares a bola e o teu jogado lembra de tirar a bola a primeira coisa que ele faz e chutar esta para fora isso irrita mesmo muito ponto negativo fifa sendo um jogo extremamente lento com movimentos dos jogadores quando se tenta virar quase que tem que pedir permissão ao arbrito mas pronto este é o meu ponto de vista
Bom no FIFA que jogo não é simplesmente segurar o botão pra tirar a bola, tem todo um momento certo pra fazer isso com o adversário… no PES é assim?
Movimentos lentos aonde? movimentos suaves correto? não um robô como no PES… sei lá..
acho que não jogou FIFA ainda não viu…
mais como disse, são opiniões…
Abraço
eu jogo os dois e sim movimentos lentos e de que maneira desde quando um jogador para virar de direção demora tanto tempo.
sim tem momentos para fazer tudo mas sabes que nem toda a gente consegue acertar com os momentos certos e outro exemplo estas ao pe de um jogador adversario este passa tu carregas para tirar a bola um outro jogador teu apanha esta e despeja bola para onde esta virado.
sim o pes tem movimentos robots mas mais preferivel e precisos do que os movimentos do fifa tambem é a minha opiniao não sou a favor de fifa nem de pes mas sei ver as coisas agora para mim a falha maior do pes é sem duvida o guarda redes parecem uns calhaos com olhos lolol
Todos os anos saiem novidades que nos parecem espetaculares, contudo continuam a aparecer falhas simples que só descem o nivel do jogo.
Eu costumo jogar Pes2013 com alguma frequencia em pc e não percebo como é algumas destas coisas acontecem, num dos jogos mais populares do mundo:
– Cruzamento para area, seleciono o jogador que está na area e antes da bola chegar ja estou a carregar no quadrado para que o jogador efectue o remate de primeira. Tal não acontece, a barra de força fica cheia e o jogador mete-se a dominar a bola, permitindo que o defesa se encoste ou a tire.
– A defender durante um contra ataque, por vezes é complicado selecionar o jogador desejado. E quando o conseguimos, se jogador for em sprint abranda durante uns milesimos de segundo..
Outro aspecto na defesa é tentar fazer pressão ombro a ombro a um avançado que se esteja a isolar, antigamente carregava-se na tecla de passe e ia-se fazendo pressão constante, actualmente o defesa estica a perna para fazer um corte para o espaço.. deixando o avançado ir embora.
talvez seja a plataforma onde jogo, ou jogar nas direções em vez do analógico.. mas a verdade é que estas coisas simples dão origem a falhanços defensivos e ofensivos incríveis.
o problema é que o guarda-redes é um frango.
A Konami contra-ataca!… com palavras. Vídeo que é bom, nada. Vamos esperar pela E3.
Em relação aos comentários: só alguém que jogue tanto Fifa commo PES é que devia poder ser objectivo.
Eu que só tenho o PES 2011 em casa: jogo, irrito-me, volto a jogar, volto a irritar-me, desligo; e nisto continuo a ver erros de gameplay que merecem que alguém seja mutilado.
Desde o meu guarda-redes a fazer um voo planado à retaguarda para dentro da baliza até aos jogadores que pedem para virar, há de tudo. Mas acredito que o Fifa tenho estes e outros erros também.
Mêmo à macho é futebol a sério; aí os jogadores não voam…muito.
em ralação ao pc, se o motor for mesmo bom, a konami pode voltar a ganhar terreno em relação a ea.
pois a ea está ser estupida, burra, otaria, e tudo o mais, ao não colocarem o ea ignite na versão pc do fifa 14
mais do mesmo, nomes chiques para as tecnologias usadas mas no fim o mesmo resultado, jogo fraco, tem jogabilidade de antigamente mas engraçado que acho que por isso mesmo até se torna viciante
FIFA continuará sempre a anos de luz… 😛
jogo PES e FIFA desde 2011, sempre fui fã de PES, mas depois comecei jogar fifa 13 e deixei pes 13 de lado, todo ano a KONAMI tem essa de que vai lançar um game fantástico, até que evolui, mas pra falar a verdade o fifa 13 tá melhor que pes 13, me parece que pes 14 vai evoluir bastante em relação ao 13. Ancioso.
pes tem: faces mal feitas com barca toda esticada e desfocada, robos no campo, frango na baliza, arbitros pretos em jogos europeus (nao real), camsisas de arbitros todas mal feitas,jogadores como cristiano ronaldo que marcam golos sem nng ir atras deles, falta de licenças (muito pobre), chuva irrealista, nao ha camsilolas molhadas pela chuva, nao ha neve, cartoes e faltas estupidas, jogadores que atravessam os outros e marcam golos,etc… e preciso dizer mais alguma coisa? ponto.
O PES 2012, salvo erro, tinha um modo de treinador na Master League, que podíamos ver o relato do jogo com as jogadas mais importantes. Este novo vai ter essa função???
me ajudem como chuta forte para nn aparecer a barrinha de direcao e como coloco a bola enfiada para contra ataque