Motor do Unreal Engine 4 está a ser transposto para o Firefox
O Firefox tem evoluído de forma galopante para estar ao nível da concorrência e do que ela oferece. Mas para ser um bom browser não se pode imitar às funcionalidades que mostra aos utilizadores.
Para continuar a sua senda de sucesso, a Mozilla voltou a associar-se à Epic Games para trazerem para o Firefox o Unreal Engine 4, depois do sucesso que a versão anterior teve.
Este novo motor está pensado para fazer a passagem dos jogos dos PC's e das consolas para os dispositivos móveis e para a Web, garantindo uma ainda maior penetração e disseminação dos jogos, mantendo as capacidades que temos actualmente nos dispositivos tradicionais.
A implementação deste motor no Firefox está a decorrer a bom ritmo e por isso a Mozilla e a Epic Games apresentaram agora um vídeo onde é mostrada a primeira versão desta implementação.
Podemos ver já dois jogos, o Epic Soul e o Swing Ninja, a correr no browser a velocidades próximas das reais, sem o recurso a qualquer plugin ou add-on.
Apesar de qualquer browser poder correr conteúdos assentes em asm.js, existem optimizações específicas que só estão presentes no Firefox e que proporcionam uma experiência mais consistente e suave.
Ao trazer para o seu browser o Unreal Engine 4, a Mozilla espera que a criação de jogos para a Web ganhe novo fôlego, ao dar aos programadores acesso a esta plataforma.
Como se pode ver pelo vídeo apresentado, espera-se muito do que este motor pode vir a trazer para o mundo dos jogos. Está também provado que o trabalho realizado está perto da perfeição e que com certeza muito será possível tirar dali.
Depois do resultado positivo que teve a transposição para o Firefox do Unreal Engine 3, a Epic Games não hesitou ao trabalhar com a Mozilla na transposição da versão 4 do seu motor.
Resta apenas que esta implementação termine e que seja passado para os programadores todas as suas capacidades para que comecem a surgir jogos que transportam para o browser toda a experiência de utilização e jogabilidade que temos actualmente nas consolas e PC's.
Este artigo tem mais de um ano
Nem sabia que o firefox tinha embutido o motor do UR3 oO … Especula-se que no futuro vamos jogar atraves do browser?
ja se joga atraves de browser, tens o exemplo do quakelive
Nunca vi nenhum estudo do género, mas acho que os jogos através do browser ultrapassam tudo o resto….
Dá uma vista de olhos em: http://www.brincar.pt
é só um exemplo.
Come on 🙂 eu estava a falar de jogos a serio … Sem duvida que jogos online são usados à muito tempo (flash based i.e.) … Mas estava a pensar em jogos a “serio” como um CS ou UT 😛 futuramente um METRO ou COD
Tens o Warframe e o Rust. O primeiro é dos criadores do Crysis(sim, usa a cryengine) e até é grátis, já o segundo custa uns 20 euros mas e muito bom.
Ainda acho que a principal preocupação da equipe de desemvolvimento deve passar pelo consumo de memória. Longe vai o tempo em que o firefox era um browser rápido e de poucos consumos.
O eterno slogan do firefox, “Firefox Rediscover The Web”, já não pode ser usado. Por muita pena minha outros browsers já o ultrapassaram a largos passos e nenhum deles com o tempo de existencia do firefox. Até o OPERA que agora usa o mesmo motor que o chrome se arrista a passar á frente do Firefox.
Acho que o problema não está no firefox mas sim no plugins a decorrer nas páginas.
Hoje em dia qualquer pagina tem imbutidos vários banners com flash e video…
Sinceramente acho mesmo que o flash tem os dias contados…
Sou um veterano do firefox (se assim me posso chamar) mas uma altura fugi para o Chrome por causa do uso da memória. Agora estou novamente no Firefox, porque acho que isso é uma falsa questão:
Chrome: várias abas, memória dividida por elas
Firefox: uma janela com várias abas, memória toda nessa janela.
É por causa dos plugins todos que inserem nas páginas que eu uso um Ad-Blocker (desculpem-me pplware)
Exacto, se somares todos os processos que o chrome cria, a utilização de memória é brutal…
Além disso, não interessa, o que interessa, é o que tu experiências… Que interessa a contagem que te aparece? O que interessa é se é rápido ou lento.
Eu utilizo o firefox portable, apenas com os plugins necessários (desligo tudo o resto) e não tenho razões de queixa. Experimento de vez em quando outros browsers e o firefox continua na minha opinião a ser o melhor. Para além de agora (utilizo a versão 27), o firefox ser compatível com quase tudo o que encontramos na net.
Quanto ao consumo de memória, que a pplware discutiu aqui à uns tempos atrás, não vejo browsers a consumir pouca memória… neste momento tenho 6 abas abertas no firefox, e estou nas páginas que costumo pesquisar e trabalhar sobre as plataformas que utilizo regularmente e está a gastar 360Mb de memória, o que nem é muito para um sistema de 3 anos com core i7 de 1ª geração e 6Gb de memória!!!!