Misteryium, um jogo português para Game Boy
Lembram-se do Game Boy? Acredito que muitos de vós se lembrarão certamente e é essa a crença do estúdio independente de videojogos Rio Studios, do Instituto Politécnico de Leiria, que se encontra a desenvolver, Misteryium.
Venham conhecer um pouco melhor este jogo português, que está em desenvolvimento para Game Boy e para PC.
O estúdio independente de videojogos Rio Studios, do Instituto Politécnico de Leiria, encontra-se atualmente a desenvolver Misteryium, um videojogo retro top-down de mistério e está a ser desenvolvido para PC e Game Boy.
O jogo acabou de receber o seu primeiro trailer. Venham vê-lo connosco.
No trailer revelado é dado a conhecer um pouco mais do jogo e "o jovem explorador de edifícios - a personagem principal de Misteryium, bem como a sua aventura ao explorar agora a mansão mais conhecida e falada da cidade".
Segundo os responsáveis pelos Rio Studios, Misteryium será um jogo que assenta a sua jogabilidade, em exploração e em interações únicas com o ambiente circundante.
Nos diferentes cenários que a ação decorre, o jogador pode interagir com praticamente tudo o que o rodeia, desde ler tragédias gregas até observar o estranho facto de que, numa mansão abandonada ainda existem pratos com comida.
Uma das principais componentes deste jogo, são os diversos puzzles que o jogador vai encontrar. O comunicado agora revelado, indica que os puzzles e quebra-cabeças que iremos encontrar em Misteryium, serão desafiantes e testam as habilidades do jogador, com foco na memória.
Tal como o nome Misteryium sugere, a atmosfera em redor do jogo é, misteriosa. Os produtores do jogo tentaram criar ambientes e cenas que enfatizam situações tensas em que o jogador se encontra, tentando dessa forma, criar um ambiente de suspense e mistério.
Este artigo tem mais de um ano
Loucura seria disponibilizar uma daquelas “tapes” para a GameBoy 1ª geração (ainda tenho a minha e ainda jogo Tetris nela).
Pode ser que o cartucho venha a estar disponível quando o jogo estiver na versão final.
Está disponível uma demo para download. É possível jogar a mesma num emulador de Gameboy. Pelo que experimentei, é jogável, no entanto, ainda não tem as músicas (ou problema do emulador 😛 ). Não sou um expert em jogos, mas gostei do que vi.
https://rio-studios.itch.io/misteryium
https://www.indiedb.com/games/misteryium
Desenvolver um novo jogo para Game Boy acho uma excelente ideia. Aquilo que não gostei foi que o jogo não mostra nenhum tipo de esforço ou criatividade pois usa o ‘motor’ default da app de desenvolvimento ‘GB Studio’. Com isto não estou a criticar o uso do ‘GB Studio’ é uma excelente ferramenta, mas seria muito mais interessante usar a versão beta 2 que permite ‘tweaks’ no motor e com isso o jogo não parecer tão ‘default’ e iguais a tantos outros desenvolvidos com a mesma ferramenta.
Pensei extamente o mesmo.
A nova versão apresenta bastantes novidades!
Usa o “motor” do Pokemon LOL
Ainda tenho o meu game boy, mas não me parece que o ligasse para jogar isto.
Mais depressa ligava o spectrum para jogar paradise cafe, esse sim o melhor jogo tuga e bem evoluído para altura, é o GTA antes do GTA.
Muito obrigado pela partilha, Paulo. É um prazer enorme!
Fico a espera para o testar no meu Bittboy v3.5 eheheheh
Parece o Pokemon! XD