Microsoft prepara-se para vender Massive Inc.
Segundo rumores que circulam na internet, e veiculados também pelo site AdWeek, a Microsoft pode estar prestes a vender ou encerrar a sua Agência de Publicidade, Massive, que comprou em 2006.
Segundo o site, "fontes próximas da Microsoft" indicam que a gigante americana encontra-se precisamente a tentar encontrar compradores para a Massive, enquanto redistribui os seus colaboradores por outros projectos, não dando muito espaço para dúvidas ... ou vende, ou fecha.
A Massive foi adquirida pela Microsoft em 2006, quando o fenómeno de Publicidade InGame encontrava-se no seu auge (eu acredito que ainda há muito potencial e a prova são os diversos jogos que saem todos os anos com mensagens publicitárias de diversas marcas). Nessa altura, grandes editoras como a Activision e EA detinham parcerias com a Massive.
Recentemente a Electronic Arts decidiu tornar o processo de AdInGame internamente o que levou a um grande rombo na Massive, e isso pode ter ajudado à decisão da Microsoft.
Para já, e ao que parece, a Microsoft nem confirma nem desmente, mas...
Gostava de deixar agora algumas percentagens interessantes no que toca à percepção e aceitação da publicidade nos jogos pela parte dos gamers:
- Gamers exposed to the in-game ads rated the advertised brand on average 31 percent higher than those not exposed to the ads.
- Twenty-three percent more gamers would consider a brand after seeing its in-game ads, while 21 percent more gamers would recommend the brand to others.
- Sixty-two percent of gamers recall seeing ads for the brand in-game.
- Gamers agree that in-game ads improve their gameplay experience by adding realism and looking cool in the game—and stand out compared with other types of advertising.
Estes valores são apenas alguns que indicam que a Publicidade e os videojogos podem, e devem ser vistos como parceiros e não como protagonistas antagónicos. Desde que a publicidade não seja demasiado invasiva nem completamente fora da ambiência do jogo em questão, faz todo o sentido a sua existência.
Por exemplo, faz todo o sentido haver Outdoors da Nike num jogo como o GTA IV. Ou pubs a marcas de pneus num Gran Turismo. Agora, provavelmente não faz muito sentido algum haver publicidade a marcas de cremes de depilação feminina num Call of Duty.
Entretanto gostaria de deixar também mais alguns números extraordinariamente interessantes:
- Online gaming provides substantially better performance and consumer perception than traditional TV advertising.
- Combining premium brand advertising with lean-forward casual games results in dramatically increased brand awareness and perception.
- Both in-game and online game advertising encourage users to interact with your brand, driving key brand metrics.
- MSN Games and Games on Windows Live Messenger are valuable opportunities for creating brand awareness and connecting with consumers.
De acordo com vários estudos feitos nos USA (e que facilmente poderiam ser transpostos para a nossa realidade) mais de 60% dos americanos são jogadores. Entre outras coisas, pode-se aferir que essa percentagem de consumidores passa bastante tempo a jogar, e provavelmente, passa mais tempo a jogar que a ver TV ... ou seja, a própria Televisão (Meio por excelência para Publicidade, poderá ver nos jogos um concorrente à altura.
Creio que a situação económica global pode ter a sua quota de responsabilidade neste processo especifico da Microsoft e da venda da Massive, mas acredito fielmente que a Publicidade InGame é um mundo que ainda tem muitas pernas para andar.
Este artigo tem mais de um ano
Nova Tecnologia em Redimensionamento de Imagens.
Movie reshape
https://www.youtube.com/watch?v=zXSj4pcl9Ao
mto boa tecnologia
“Por exemplo, faz todo o sentido haver Outdoors da Nike num jogo como o GTA IV”
A publicidade nos jogos tem muito potencial. Mas não concordo com esse exemplo do GTA.
Se o GTA tivesse publicidade “real”, o jogo perdia uma das principais características… A PARÓDIA! 😛
@S-K
Compreendo e concordo em parte com o que afirmaste acerca da Pub da Nike poder ser um pouco desmedida no GTA IV. Realmente a grande orientação do jogo é para a paródia (dentro do contexto do jogo e das suas missões). No entanto, acho que mesmo num cenário de paródia a marca poderia também aderir e daí retirar proveitos.
Entretanto a principal mensagem que queria deixar passar seria a de que há jogos em que a existência de publicidade faz todo o sentido. Marcas Desportivas nos jogos de desporto, marcas de roupa nos jogos casuais e tipo Sims, … enfim, as potencialidades são inúmeras …
E isto sem falar mais a sério noutros tipos de jogos online como o Second Life por exemplo …
Há muito potencial, e hoje em dia os jogos não só divertimento para jovens e adolescentes … são também para os pais que já detém outro poder de compra e outro poder de decisão.
Enfim, as marcas é que teimam em demorar a levar este fenómeno a sério …
OFF-TOPIC:
Qual é o jogo na primeira imagem? 😀
@Emannxx
Rainbow Six: Vegas 2
acho que e o cod mw
“Agora, provavelmente não faz muito sentido algum haver publicidade a marcas de cremes de depilação feminina num Call of Duty.”
Essa fez-me o dia.
Hummm,
Será que é desta que o preço dos jogos baixa? Se tenho que levar com publicidade no jogo (o que pode consumir alguns frames) então o jogo é mais baratito não?
Penso que pode ser um pouco difícil, só por si.
Mas com o aparecimento/manutenção de mais e melhores serviços de vendas de jogos pela Net, como o Steam, Xbox Live ou PS Network ou por exemplo talvez seja a tendência … mas para já ainda é muito difícil isso acontecer.
Iria era ajudar as equipas de desenvolvimento a criarem mais e melhores jogos, e com melhores condições, disso não tenho a menor dúvida