Linux já pode executar 79% dos 100 jogos mais populares da Steam
O segmento do gaming continua a crescer, existindo hoje plataformas transversais a vários sistemas. Se há uns anos um jogo para Windows era exclusivo para esses sistemas, hoje em dia, através de algumas ferramentas, já não é bem assim.
O Linux pode agora executar 79% dos 100 títulos mais populares do Steam graças ao Proton.
Proton: A ferramenta para executar jogos do Windows no Linux
Proton é uma ferramenta lançada pela Valve Software que foi integrada ao Steam Play para permitir executar os jogos do Windows no Linux tão simples quanto clicar no botão Play no Steam. A ferramenta Proton é uma versão modificada do Wine que faz uso do Vulkan para que seja possível executar jogos do Windows no Linux que necessitem de DirectX 11 e 12. De relembrar que o Proton foi integrado no Steam Play em 2018.
De acordo com informações recentes, o Proton permite executar 79% dos 100 títulos mais populares do Steam graças ao Proton. Por outro lado, só 40% dos jogos do TOP 10 da Steam tem suporte para Linux graças ao Proton.
Se ampliarmos o filtro para os mil jogos mais populares do Steam, a percentagem cai para 77%, ficando próximo ao obtido pelos 100 melhores.
Se gosta de jogos, então acompanhem o projeto no link que disponibilizamos em baixo. Para quem ainda considera que o Linux não é um bom sistema para o gaming, esta é a prova que não é bem assim.
Segundo dados de março, o Proton permitia executar mais de 7000 jogos do Windows no Linux.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho um portátil modesto HP Pavillion 2.00 GHz Quad-Core, 4 GB RAM com dual boot Windows 8.1 e Manjaro Linux. Só utilizo o windows para jogos.
Agora com a steam deck, espero bem que cada vez mais jogos tenham integração, se nao corre o risco de ser um enorme flop
Questão Semanal
You Had Already Voted For This Poll. Poll ID #239
Arquivo de Questões
Para os jogos que não se encontrem no steam existe a alternativa de instalar e usar o Wine (não é preciso comandos). Para instalar o Wine (vai instalar 3 outros programas necessários ao funcionamento) usem o Gestor pacotes synaptic ou a loja de apps da distro.
A equipa do wine e do proton estão de parabéns, pouco tempo faltará para esta ponte ser ainda mais transparente. Tenho uma carrada de jogos na Steam e são poucos os que não funcionam e maior parte deles deve-se á componente online, que está mais presa pelos desenvolvedores do que a camada do proton. Ainda por cima com a chegada da Steam deck com o novo Steam OS vai atrair muitos desenvolvedores para esta nova plataforma.
Esse parece ser um dos problemas do Steam!! No Wine tal como no Proton os jogos online correm às mil maravilhas. Agora os criadores de jogos e grandes empresas de jogos já começaram a olhar para o Linux como um nicho à espera de ser explorado. Não digam que não pois um dos exemplos é o Albion Online que tem versão Linux tal como outros jogos.