Jogo para ajudar a combater o insucesso escolar na Matemática
O novo jogo que visa ajudar no combate ao insucesso escolar de matemática foi apresentado Paredes com o nome “Math Survivor”, e o seu objectivo centra-se na avaliação do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação para recuperar alunos com insucesso escolar na Matemática.
Trata-se de um jogo online que teve as sua génese através de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo.
Já no corrente ano lectivo 2012/2013 os alunos poderão assistir à utilização do Math Survivor nas próprias aulas de Matemática que terá o seu teste piloto na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo, o que acabará por permitir uma avaliação do modelo de forma a poder ser alargado a outras escolas a nível nacional.
Esta ferramenta online, cujo link não nos foi possível obter junto da Fundação Vodafone, vai colocar à prova os conhecimentos matemáticos dos alunos sempre de forma lúdica, numa espécie de lema "aprender a brincar", sendo possível desta maneira acompanhar a evolução do aluno e, o mais importante, identificar as áreas a melhorar. De modo a incentivar sua utilização do jogo, será promovido durante este ano lectivo um campeonato entre os estudantes.
A base do jogo assenta na sua totalidade numa plataforma web e este poderá ser acedido em qualquer lugar a partir da Internet. Por outro lado, a aplicação permitirá também a partilha de informação entre professores e pais, que poderão acompanhar o desempenho dos educandos/filhos, através de e-mail e SMS, permitindo uma actuação conjunta.
Este artigo tem mais de um ano
Podem dar um jogo desses aos nossos políticos. Nas contas deles as calculadoras é só somar. Quando apresentam a factura ao povo é só tirar aos nossos bolsos.
Para combater o insucesso escolar na matemática, é muito simples: estudar! Infelizmente, hoje em dia, os alunos querem que tudo lhes caia do céu sem fazerem nenhum esforço. Joguinhos é muito bonito, mas o importante é passarem menos tempo na net e em consolas de jogos…
Há pessoal que so vai à escola passear os livros e “fazer m*rd*”, chatear e interferir com quem quer aprender, etc…(toda a gente sabe que é verdade)
O que deviam de fazer era meter os alunos pros que querem aprender numa turma, e os que não querem ficavam numa turma todos juntos, assim so se estrava a estragar 1 turma.
Eu detestava ter pessoal “hiperactivo” na minha turma à alguns anos atrás, os pais deles diziam que eram hiperactivos como desculpa, eu para mim acho que na verdade nao existem pessoas hiperactivas, falta sim um cinto de cabedal em certas casas com havia à 40 ou 50 anos.
Helder7, concordo com você que muitos não querem estudar mas não dá para penalizar os professores por isso também ne cara. Aja paciência com os TURISTAS de plantão!
Vamos lá a ver se isto resolve algo…
Agradecia o link para esta ferramenta para o meu filho se entusiasmar um pouco mais pela matemática.
link para iOS? se existir
devia haver mais apps deste tipo em português claro
Alguem sabe o link ?