Japão condena a 2 anos de prisão youtuber que publicou gameplays ilegais
As práticas legais são vistas e executadas de maneira diferente de país para país, sendo que alguns são mais brandos e outros mais exigentes. Nesse sentido, o Japão não esteve para brincadeiras e condenou recentemente um youtuber a 2 anos de prisão e ainda a uma multa por este ter publicado gameplays ilegais do jogo Steins;Gate.
2 anos de prisão para youtuber japonês que publicou gameplays ilegais
Tudo começou no mês de maio de 2023 quando o youtuber japonês Shinobu Yoshida, de 52 anos e residente na cidade de Nagoya, foi detido pelas autoridades do país por ter publicado de forma ilegal gameplays do jogo Steins;Gate. Mais recentemente, Yoshida foi formalmente acusado e condenado a 2 anos de prisão e ainda a pagar uma multa de 1 milhão de ienes (cerca de 6.300 euros) por ter ficado provado que violou direiros de autor e por ter revelado conteúdos spoilers.
A acusação foi feita pela Content Overseas Distribution Agency (CODA), entidade que se dedica à proteção dos direitos de autor. Em concreto, o acusado publicou conteúdos da jogabilidade de Steins;Gate Hiyoku Renri no Darin, uma animação de Steins;Gate e uma animação SPY x FAMILY.
No dia 2 de agosto, o youtuber confirmou as acusações e a sentença aconteceu no passado dia 7 de setembro no Tribunal Distrital de Sendai, em Miyagi. Contudo, um dos momentos que se destacou durante a audiência, foi o facto de Yoshida ter reconhecido que "eu sabia que era ilegal da forma como estava a fazer".
Por sua vez, num comunicado, a CODA diz que "embora ele soubesse que estava a infringir os direitos de autor, continuou a publicar para obter ganhos financeiros". A agência diz que os gameplays enviados foram comentados e por vezes foram mostrados os finais dos jogos, sem permissão dos detentores dos direitos de autor.
Para muitos, possivelmente este nem é um crime assim tão grave, mas no Japão estas violações atingem uma importância significativa. No entanto, este é assim o primeiro caso de um youtuber japonês que é preso por fazer upload deste género de conteúdos.
Este artigo tem mais de um ano
Boa! bem feito! estes não sabem fazer nada da vida, assim na prisão vai aprender qualquer coisa.
O Japão há uns anos adorava ter filmes pirata e não ligavam nada aos direitos de autor das empresas americanas
Coitado do homem. Ele estava a fazer publicidade ao jogo. Deviam era pagar-lhe para publicar. São uns mal agradecidos
Fazia as coisas com VPN ou em servidor em Israel por exemplo…. Tanta coisa com isso e teem centrais nucleares a vazar água para o mar… prioridades…