ESET: O facto do Fortnite não estar na Google Play é um risco
Os fãs de Fortnite, da Epic Games, aguardam a chegada daquele jogo para dispositivos Android há algum tempo e esse tão esperado dia está quase a chegar. O anúncio foi feito pelos produtores do jogo e o comunicado incluiu uma surpresa bombástica: o APK de Fortnite não estará disponível para download no Google Play, mas apenas no site oficial da Epic Games.
Se encontrou o APK do Fortnite é melhor ter cuidado e não instalar, alerta a ESET.
A razão pela qual o jogo não estará disponível através do Google Play foi revelada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney, numa entrevista conduzida pela GamesIndustri.biz.
Nela, o CEO da produtora chamou a atenção para duas razões que levaram a empresa a tomar essa decisão: primeiro, porque dessa forma “podemos ter uma relação direta com nossos clientes”. E a segunda razão é económica.
A Google mantém 30% dos lucros por cada jogo comprado na loja e considerando que com Fortnite para iOS a Epic Games faturou 15 milhões de dólares norte-americanos nas três primeiras semanas – e sabendo que 85% dos smartphones em todo o mundo são Android – com esta decisão a Epic Games tem muito a ganhar.
Google pode perder 50 milhões de dólares porque Fortnite não vai para a Play Store
Por outro lado, Tim Sweeney comentou que “partilhar os lucros com fabricantes de consolas como a Microsoft ou a Nintendo é muito mais racional, considerando que essas empresas investem muito dinheiro em hardware, campanhas de marketing, etc. Mas em plataformas abertas, 30% parece um custo desproporcional, levando em conta o serviço que é oferecido”, acrescentou.
No entanto, para a ESET, o facto de Fortnite da Epic Games não estar disponível no Google Play representa um risco para a segurança dos utilizadores.
Na ESET, fazemos questão de lembrar que o download de aplicações através da loja oficial da Google é uma garantia de segurança. Há mais riscos no download de apps através de outros sites, onde nem sempre é possível conhecer os controlos de segurança implementados
Nuno Mendes, CEO da Whitehat, representante exclusivo da ESET em Portugal
Dada a febre em torno de Fortnite, já existem relatos de jogadores que foram enganados com falsas ofertas do jogo para o Android (antes mesmo do lançamento para este sistema operativo ter sido anunciado) e que viram os seus smartphones serem infetados com aplicações maliciosas.
Eembora existam casos de aplicações maliciosas no Google Play que conseguem transpor as medidas de segurança, ficando disponíveis para download na loja (pelo menos por um curto período de tempo), o lançamento de Fortnite fora do Google Play pode representar uma oportunidade para que cibercriminosos lancem campanhas maliciosas com o objetivo de tirar partido do sucesso do jogo.
Sem o Google Play como intermediário, os utilizadores terão de fazer uma instalação manual do jogo, o que por si só elimina algumas das medidas de segurança oferecidas pelo Android. É expectável que muito utilizadores procurem obter o jogo através de pesquisas no Google, o que pode significar acabar numa página com conteúdo perigoso
Nuno Mendes
A recomendação da ESET é que os utilizadores tomem todas as precauções necessárias. Não estando disponível no Google Play, importa que os interessados em Fortnite para Android obtenham o jogo apenas através do site oficial da empresa responsável pelo título.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mas o facto de não estar na loja da Microsoft para PC, e na da Apple para Mac, já não é um risco, não é?
Risco nada, isso é frescura. Só porque não está na “loja” da Google não quer dizer que as outras lojas sejam inseguras, muito pelo contrário, a própria loja do Google é uma vergonha frente a formosa Apple Store.
Comentário extremamente útil neste contexto.
Então diga lá pq e que a loja do Google é uma vergonha frente a famosa Apple Store?
Porque a Apple na sua Apple Store faz testes de segurança em todos os aplicativos que lá entram. A Google nao faz nenhum teste de segurança, apesar de dizer que o faz. Na Google play a probabilidade de apanhar virus a fazer download de apps lá é altíssima e na App Store isso não existe.
Ele não percebe, quem n usa n sabe. Por isso toda a gente quer ter um idevices, android só compra quem não pode ter melhor.
Eheheheheh a Google também faz testes meu caro. E não, a probabilidade de apanhar vírus não e altíssima, só o é se usares outras app stores comp Aptoide e afins. Antes de constatar factos vejam se são verídicos ou não xD só compra android quem não pode ter melhor? Certamente também não percebe muito dessa matéria… Só compra idevices quem gosta de ser roubado, porque se quer pagar o justo pela qualidade a Apple não é o caso, onde custam 2x mais que Android phones pelas mesmas características.. mas pronto, fanboys da apple …
Sinceramente, por muito que deteste a Apple e as suas práticas de pagar pela marca tenho que concordar aqui, a store deles é muito mais segura que a google play, apesar te também ser muito mais cara para lá meter cenas.
João Mig, talvez você é que tem de se informar melhor em relação á segurança dos sistemas operativos, está a ignorar o obvio ao escrever isso, talvez nao tenha lido noticias á cerca do assunto. Gosto de pagar para nao ter a minha segurança comprometida, e ao contrário de si, estou muito a par das situações relativamente aos sistemas operativos e aos problemas do mesmos. Abraço
Ricardo com a Apple não tem a sua segurança comprometida? Talvez devesse ler outra vez as notícias antes de fazer comentários desses ahahahahah
“… fazemos questão de lembrar que o download de aplicações através da loja oficial da Google é uma garantia de segurança.”. O que eu me ri quando li esta frase.
Nada de estranhar, estamos a falar de android onde a segurança é imensa.
“Mas em plataformas abertas, 30% parece um custo desproporcional, levando em conta o serviço que é oferecido”, pois é faz todo o sentido. Sendo uma plataforma aberta a Google pouco ganha com isso sistema operativo tendo assim que recorrer a play store para tirar alguns retornos, assim como a Apple o faz. Mas como a Apple é Apple ninguém se queixa e todos comem xD
Continuem com esse pensamento Basicamente o Fortnite está a usufruir dos utilizadores do Android a custo zero, e todos acham isso fantástico mas na Apple já tem que ser … Pensamentos de uma boa sociedade sem dúvida
A google também usufrui do que o cuscoid lhe proporciona, e por isso o desenvolve, claro.
A Fortnite nao impõe aos utilizoids o jogo. Só instala quem quer. Quem não quiser não instale.
Então eu compro um equipamento de terceira parte, nem é da google, e tenho de prestar vassalagem à Graboid?
Sempre podes optar por iOS, muito mais controlo sobre o dispositivo, muito mais liberdade e melhor de tudo 100% livre e sem necessidade prestar vassalagem à Apple
Quando compro uma maça compro um equipamento da maça, com um SO da maça e acesso uma loja da maça. É o ecossistema da maça. Compro tudo ao fornecedor.
Se compro um ótimo telemóvel da Samsung por exemplo, porque é que tendo já de ter a parasita da Cuscoid a meter a ponta da snaita para recolher dados mesmo sem a minha autorização, ainda tenho de levar com a sua loja? Se comprasse um nexus, tudo bem.
Pois é, o grande problema aqui é focam se tanto no Android e nem vêem o que está a vossa frente. Claro que e mais fácil ver que o Android recolhe dados pois e código fonte aberto , mas estão muito enganados se acham que a Apple não faz o mesmo, o problema e que é código fechado, por isso tem lá muitos segredos que os seus utilizadores não sabem. Prefiro ter um sistema operativo que sei com o que contar do que ter um que sabe se lá que tipo de dados andam a recolher sem autorização.. foram bons tempos os Nexus, mas agora tens marcas como a OnePlus , o Pixel e adiante que metem o iPhone no bolso .
meu, comprem iphone. além de pegarem um telefone melhor ainda podem jogar fortnite e outros exclusivos da apple. android é pra pobre. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
+10000 melhor comentário que aqui leio
Em Portugal 10% da população e classe rica e 35% classe média , logo havendo mais gente de classe baixa e normal que devam ser estes a pagar mais de impostos para manter a economia estavel. E mais fácil para um pobre não comer um dia que para um rico não usar internet fibra. Fortnite e feito para classes mais abastadas e por isso se chegar ao android eu apago o jogo.
Para “apagares” o jogo…primeiro vais ter de o instalar! Por isso se o jogo aparecer no teu Android a culpa é toda tua…lolo!
No iphone ja o tenho há anos, no android o repo de 3o mundo e normal que n de.
Também ao dobro do dinheiro que das pelo que um iPhone realmente vale isso e a única coisa que vos deixa feliz xD sem dizer que para jogares o Fornite no iPhone bem tens que dar 800€ no mínimo pq os mais antigos não aguentam. Com isso compradas uma PS4 e jogavas bem mais feliz ;p