E se a retro compatibilidade na Xbox fosse mais além?
Novembro é o mês prometido pela Microsoft para que a retro compatibilidade chegue à Xbox One e se possam jogar alguns dos melhores jogos que visitaram a sua antecessora, a Xbox 360.
Já se encontram prometidos alguns grandes títulos, como por exemplo Halo Reach, Perfect Dark Zero ou Mass Effect, estando alguns deles já disponíveis para quem aderiu à Beta.
Mas ... e se a retro compatibilidade não se ficasse por aqui?? Não se ficasse apenas por jogos da Xbox 360??
Eis uma questão que não é assim tão despropositada, pelo menos na opinião de Phil Spencer, da Microsoft.
Segundo entrevista recente ao site Gizmodo Phil Spencer levantou a questão de como seria interessante se a retro compatibilidade da Xbox One se alongasse até à Xbox original.
Aliás, este já tinha sido um ponto focado por Spencer nomeadamente aquando da Gamescom mas, desta feita ainda foi um pouco mais além. E se fosse possível jogar os jogos da consola original nos nossos PCs??
É claro que por enquanto ainda se trata de uma ilusão mas onde há fumo, costuma haver fogo e esta seria uma óptima noticia especialmente para os mais saudosistas.
It's something I want to do. It's a matter of priorities. I would love to have the ability to play Xbox 360 [games] on PC at some point too, but we have different things that we have to think about when we plan these things. But it would be nice to have support for original Xbox games. So yes, I want to do it, but we have many other things we want to do as well.
Resumindo as palavras de Phil Spencer acima indicadas, esta é uma vontade real de Phil Spencer mas que se encontra dependente das decisões e prioritizações da Microsoft.
De qualquer forma a ideia com que se fica é que a Microsoft anda a falar neste assunto com crescente frequência pelo que se pode concluir que em breve teremos noticias e confirmações oficiais.
A retro compatibilidade dos jogos Xbox 360 para a Xbox One é uma realidade e aberta a todos a partir do mês que vem, pelo que pode se tratar apenas da abertura de uma porta que vá mais além ... que vá até à Xbox original.
Ficaremos a aguardar novidades, então!
Homepage: Retro Compatibilidade Xbox
Este artigo tem mais de um ano
Seria espectacular! Tenho as 3 consolas, não sei quando uma delas se avariará. Assim, haveria uma garantia que poderia continuar a usufruir por muito tempo daquilo que me custou muito dinheiro, pois terei de jogos x-Box original e 360 mais de 200 jogos que ainda divertem muito e dos quais não me quero desfazer. Defendo o mesmo para a PS4, que deveria ser compatível com as anteriores. Não nos fariam favor nenhum, mas sim justificar o avultado investimento feito ao longo dos anos na marca. Acho que deve ser uma ideia a alimentar, até porque nada nos garante que uma futura geração irá manter-se neste formato, pois a Microsoft, gradualmente, está a integrar todos os seus equipamentos.
Agree 🙂
Também tenho as 3 consolas da XBox a funcionar. E também não pretendo desfazer-me de nenhuma delas nem dos jogos.
Se assim for, vai ser uma grande mais valia para a Microsoft.
A razao pq nao largo a minha PS3 e arranjo uma 4 é que a minha 3 ainda roda os jogos da 2 e da 1.
Não percebo pq é que nao metem retro nas novas consolas, os remakes iam ser comprados na mesma em detrimento dos originais, e os que nao existem para a ultima geracao eram comprados na mesma e jogados na ultima consola.
Não é assim tão fácil. A PS4 tem um processador completamente diferente da PS3,2 e 1. A PS4 tem retrocompatibilidade com a PS3 mas é apenas por streaming. A XBOX One consegue correr os jogos da 360 porque eles tiveram que trabalhar muito para poder fazer o jogo correr no processador da One. Se conseguiram a 360, será muito mais fácil(ou não) fazer da original.
Se é por streaming não é retrocompativel…
Só esse pequeno aparte…
Mesmo sendo completamente diferente na arquitectura, nao deixa de me fazer confusao como é que um processador de 2015 nao corre um jogo de 1997, em que os graficos sao blocos gigantes só de uma cor, tipo Ridge Racer da PSX.
Programar o processador para ler esses jogos devia custar menos que 100 linhas de codigo.
Porque para a tua 3 correr jogos da 2, tiveram de meter um CPU inteiro da 2, o que encarece a coisa…
A 4 poderia correr jogos da 3… mas isso são muitas horas, muita dificuldade a programar, não é economicamente viável!
É verdade que a arquitectura do processador da ps3 é bastante diferente da ps4, mas a principal razão chama-se playstation now.
A sony vai tornar a sua consola quase que totalmente dependente de 2 subscrições: playstation plus + playstation now.
Claro que vai haver jogos físicos, mas não me admira nada esta preferencia pelo digital.
Como é que um chip mais avançado não corre jogos mais antigos? Eu percebo que pode até ter uma arquitectura diferente, ainda assim não compreendo como não é possível correr jogos que num cd ocupam 300 megas; jogos que os graficos sao blocos gigantes com uma textura de uma cor.
Como é que uma PS4 não seria capaz de correr um Ridge Racer?
A Microsoft está a acordar…
Para quem gosta de retrocompatibilidade façam como eu: arranjem uma wii u, e joguem jogos nes, snes, gameboy, n64 e wii.
Pc é que era… mas ok ja não e´mau… 😉
Os comandos é que podiam ser compatíveis…
se há coisa que aprendi com a minha PS2, e PS3 ambas compativeis com jogos anteriores(sim a minha ps3 tinha essa capacidade) é que nunca usei essa funcao. simplesmente metemos o jogo na consola e mete nojo so de olhar para os graficos numa TV HD(PS3 a correr jogos ps1 ou ps2)
Nao vale a pena mesmo, vendam os jogos em segunda mao, ou doem a quem queira….
Podiam era disponibilizar todos os jogos da xbox 360 e adicionarem tambem os da xbox original, ou ate corre-los na consola. Por enquanto apenas alguns jogos da 360 estão disponiveis o que não me agrada ainda muito, e pelos vistos muitos dos meus jogos ainda não estão na lista, por isso vou ficando com a minha 360 ate ela dar o berro, ja e velhinha mas ainda aguenta muita coisa 😛