Criadores vão ter que pagar uma taxa pelos jogos Unity instalados e estão revoltados!
A indústria dos jogos é uma das mais rentáveis de todas, mas por vezes as empresas lembram-se de gerar ainda mais dinheiro de outras maneiras. Como tal, recentemente os criadores ficaram revoltados porque a Unity resolveu criar um novo imposto a ser cobrado pelos jogos instalados.
Unity vai cobrar uma taxa pelos jogos instalados
Nos últimos dias houve uma polémica acesa no mundo gaming que envolveu a Unity e os programadores e estúdios de jogos. Tudo começou porque a dona do popular motor gráfico decidiu criar um novo imposto, designado Unity Runtime Fee, cujo objetivo era que os criadores de jogos pagassem uma taxa adicional por cada jogo Unity instalado. Ou seja, a empresa recebia um valor sempre que alguém fazia downloads de um jogo criado através do seu motor gráfico.
Sem grandes surpresas, esta controversa novidade gerou de imediato uma onda de descontentamento e deixou os criadores de jogos bastante irritados. E com todo o tumulto que este imposto desencadeou, a Unity decidiu rever o mesmo e fazer algumas alerações.
Como tal, a empresa recuou e irá cobrar essa taxa apenas na primeira vez que o jogo for instalado. Mas mantém a política de cobrar o imposto sempre que um jogo é instalado pela primeira vez num novo dispositivo, mesmo que seja através do mesmo jogador. Quando os títulos se encontram disponíveis em plataformas como a PlayStation Plus ou a Xbox Game Pass, o imposto é cobrado à dona do serviço e não aos criadores de jogos. Neste caso a Sony e Microsoft, respetivamente, é que terão que pagar essa comissão à Unity.
Quanto aos jogos afetados por esta taxa, os requisitos mantêm-se e são eles:
- Lucro de 200.000 dólares nos últimos 12 meses
- O jogo foi instalado 200.000 vezes (mas agora só é contabilizada a primeira instalação)
De acordo com o anúncio oficial desta taxa, a empresa adianta que a Unity Runtime Fee vai começar a ser cobrada a partir do dia 1 de janeiro de 2024. Mas as mudanças continuam a não ser do agrado da esmagadora maioria dos criadores de jogos e muitos até já ponderam abandonar a Unity e migrar os seus jogos para o motor gráfico rival Unreal Engine.
Este artigo tem mais de um ano
usou tem de pagar.
por mim podem cobrar tudo.
mas os desenvolvedores já pagam a subscrição pelo programa e ainda terem que pagar, se o jogo que eles desenvolveram, na ferramenta que pagaram, ficar famoso? um bocadinho merdoso…
Comentário que indica claramente que não sabe do que fala.
Como dar um tiro no pé!
Chegaram ao ridículo das ameaças de morte, mas aqueles que ameaçaram mudar de motor, deveriam fazer mesmo. Uma coisa é cobrarem a desenvolvimentos novos, outra coisa é estarem a cobrar por algo já lançado e que já está bastante singrado no mercado. E isto sem referir que o motor já é pago… Unity a meter a corda no seu próprio pescoço…
O problema é que mudar de motor não é fácil e implica valências diferentes. Para além que que todos os projetos em curso ou recomeçam ou então continuam com este custo adicional que não foi tido em conta a nível do orçamento.