Consolas Steam Deck de 256 GB e 512 GB estão a chegar com discos SSD mais lentos
Perto do final do mês de fevereiro, a Valve lançou a sua nova consola de videojogos. A Steam Deck foi uma agradável surpresa para os jogadores e também para todos os que se interessam pelas novidades tecnológicas.
No entanto, as mais recentes informações indicam que as próximas consolas com capacidade de 256 GB e 512 GB estão a chegar, mas com discos SSD mais lentos.
Steam Deck de 256 GB/512GB com SSDs mais lentos
De acordo com as informações, a Valve modificou um componente nas suas consolas Steam Deck, mas não divulgou oficialmente esse detalhe.
No entanto, foi descoberto que os modelos com capacidades de 256 GB e 512 GB estão a chegar com um novo SSD NVMe com interface PCI_Express 3.0 x3, comparativamente com os modelos originais com interface PCI-Express 3.0 x4. Como tal, as novas unidades veem assim a sua largura de banda máxima reduzida para metade.
Após esta descoberta de modificação de hardware, a empresa viu-se então obrigada a comentar sobre o assunto, mas indicou que não há diferenças de desempenho entre as unidades, exceto em casos "extremamente raros".
Segundo o que revelou um representante da Valve:
Muitos componentes da Steam Deck são adquiridos de vários fornecedores para melhorar a redundância e a capacidade de produção. Um dos nossos fornecedores de SSD fornece unidades NVMe PCIe Gen 3 x4, enquanto outro fornece um SSD x2.
A nossa equipa testou extensivamente ambos os componentes e determinou que não há impacto no desempenho entre os dois modelos.
As velocidades de leitura seriam semelhantes, o que significa que o tempo de carregamento ou do desempenho dos jogos não deverá ser afetado. Mas, por outro lado, mesmo que a empresa diga que não haverá perda de desempenho, também ressalva que tal poderá acontecer nalguns casos, como a transferência de ficheiros.
Resta-nos então aguardar pela chegada destas consolas e que as várias análises que depois serão feitas nos digam, na verdade, se há ou não diferenças na velocidades destes modelos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
No artigo diz que: “De acordo com as informações, a Valve modificou um componente nas suas consolas Steam Deck, mas não divulgou oficialmente esse detalhe.” – não corresponde a verdade, pois está anunciado no site oficial da Steam Deck:
“Todos os modelos usam módulos para sockets m.2 2230 (não concebidos para substituição pelo utilizador)
Todos os modelos incluem uma ranhura para cartão microSD de alta velocidade
*Alguns modelos de 256 GB e 512 GB vêm com um SSD PCIe Gen 3 x2. Nos nossos testes, não reparámos em nenhuma diferença no desempenho de jogos entre os modelos x2 e x4.”
Os SDDs de 2230 são caros e mais escassos no mercado, para além de ter capacidade limitada a max. 1TB.
Porém a Micron está agora a lançar a série 2400 SSD PCIe Gen4 NVMe baseado em QLC NAND de 176 layers (single sided), com capacidade até 2TB – assentando como uma luva no Steam deck!
Entretanto, informo ser possível instalar um SDD M.2 de 2242 utilizando um pequeno extensor/adaptador., poupando assim umas boas coroas. Procurem no youtube como fazer.
Nota: Valve já veio dizer que não recomenda este processo…
Como posso verificar se a minha padece desse “mal” ?