Análise: Street Fighter IV
Quanto aos modos de jogo vamos ter à nossa disposição o Challenge Mode, podendo desfrutar de um Time Attack, um Survival ou mesmo um Trial. O Versus Mode, capaz de ser um dos mais interessantes na companhia de um amigo ao nosso lado. Podemos agarrar em dois comandos e ficarmos uma tarde/noite inteira a jogar num um contra um. Dentro deste modo existe ainda o jogo single vs cpu ou cpu vs cpu. E para finalizar em relação aos modos de jogo, vem o mais interessante para ser jogado a solo offline. Um modo que segue uma história de cada um dos lutadores, um modo que irá proporcionar o desbloqueio de outras personagens, um modo em que vamos poder defrontar os bosses à disposição, great!
Apenas posso vos adiantar que desliguem o request, pois se não, em cada combate que entram, podem ser interrompidos por outros lutadores espalhados pela rede Xbox Live ou Playstation Network. Apesar de ser um modo história, este tem uma ligação ao modo online e se o vosso “request” estiver ligado, preparam-se para as interrupções e desafios propostos por outros jogadores. É certo também que no modo história e para os mais apressados, podem sempre colocar um só combate por round, escolher a dificuldade mínima e voilá, toca a desbloquear lutadores. Mas o realismo não passa por aí. Coloquem o clássico em três rounds e escolham uma dificuldade para os duros e assim assistam ao verdadeiro Street Fighter.
Não me canso de frisar o modo em que a Capcom desenvolveu este título. Apesar dos combates serem realizados em 2D, os lutadores estão em 3D com um design fabuloso. Um estilo cartoon que faz saltar à vista e um misto de cores vivas e salientes. Acompanhar este luxo, temos os cenários, desenhados com uma realidade brutal, onde em muitos casos existe vida e animações verdadeiramente soberbas. Os cenários variam consoante os lutadores. Por exemplo, o cenário do El Fuerte é um assombro, situado numa ponte de madeira com paisagens paradisíacas e “animaizinhos” a saltar como por exemplo os macacos. Reparem na serpente situada em cima de uma árvore… Outros cenários estão também muito bem desenhados e que dão cor e vida a toda a acção como o do Dhalsim, situado no meio de montanhas cobertas de lava e vulcões em erupção, realmente um luxo.
Já os lutadores apresentam um modelo cartoon bem definido. Hoje em dia, em qualquer jogo que envolva cartoon, o exagero das personagens vem ao de cima e a musculatura dos mesmos é exageradamente retratada. Em Street Fighter isso não acontece. Ryo assume uma postura série, com um corpo bem desenvolvido e delineado, Ken, com os seus cabelos loiros e com um estilo próprio até ao brasileiro Blanka, e o seu aspecto bizarro. Não só o design vive de boa saúde. Os movimentos das personagens e seus comportamentos estão retratados de uma forma sublime e sublinho, com uma fluidez impressionante. Desde um simples murro, pontapé, até ao EX Special Moves, a frame rate corre como nunca visto e a animação é constante e reparem que falo em real time, em pleno combate e não nas animações introdutórias nem nas finais, após uma derrota ou uma vitória.
Mas depois de um óptimo desempenho no departamento gráfico, eis que surge um dos pontos menos positivos do jogo, o campo sonoro. Mas realmente o que se pode pedir para um jogo deste género? O som ambiente do jogo ainda nos traz velhas recordações no passado, aquele som de fundo tipicamente arcade e que os veteranos o irão reconhecer logo à partida. As vozes que anunciam os duelos têm aquele efeito retro e dos personagens deixam pouco a desejar, isto falando da língua inglesa. Aproveitem, após desbloquearem, a língua Japonesa, esta sim, muito melhor que a Inglesa.
A Longevidade em Street Fighter IV é enorme. Para além das campanhas individuais de cada lutador, o jogador tem a oportunidade de juntar amigos em casa para desfrutarem de autênticos torneios e para além disto, podem sempre experimentar a componente online através do Xbox Live ou da Playstation Network.
De realçar uma breve nota. Quando tiverem no online, espreitem a ligação do vosso adversário. O jogo dá-nos essa oportunidade e não joguem com jogadores de péssima ligação pois o Lag será constante. Se por ventura encontrarem alguém com óptima ligação, então o divertimento é puro e duro. Ainda no sistema online, existe um ranking, onde as vossas vitórias serão contabilizadas e os lutadores que desbloquearem ao longo do vosso percurso estarão disponíveis para jogarem online.
Em modo de conclusão, todo o jogador quer jogar Street Fighter IV, não só pela sua extensa história, mas por ser um dos melhores, se não o melhor beat´em up da actualidade. Sem dúvida uma compra bastante recompensadora.
Mais informação: LusoGame
1 2
Este artigo tem mais de um ano
um verdadeiro classico
Aparentemente nem uma resposta educada a dizer não dos emails do pplware se recebe… 🙄 Whatever…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
“Street Fighter II” – Velhos tempos…
Se a apreciação do Vítor M. for realmente imparcial( e eu não tenho razão para não acreditar nela ), esta nova versão do Street Fighter vai deixar muita gente agarrada ao ecrã … bons jogos
_______________________
http://poupar-energia.iespana.es/
Eu ando cheio de saudades de jogar isto…
Não o vou comprar agora pq não tenho muito tempo livre, mas será certamente uma compra obrigatória para a minha x360. Talvez mais lá para o verão quando já tiver descido de preço e tiver mais tempo livre… hehehe já estou a imaginar… vai ser só pancadaria com a minha irmã! ^_^
Acho que foi uma boa análise… É sempre agradável ver isto no pplware. Parabéns!
Algo deste género para pc é que era…
Este jogo vai sair para PC em “Q2 2009”
Ví a versão para XBox 360, e realmente é maravilhoso.
Mas para o pessoal novo, que tem menos de 20 anos pode parecer estranho jogar um 2D, não é verdade ??
Lembro-me que quando saiu a versão para SNES (ainda no Japão), ainda em 1992, foi um estrondoso sucesso, e o SF II tinha uma coisa que nenhum outro jogo tinha: não enjoava. este IV parece que também é assim.
@malcriado
Este jogo vai sair para pc! Já foi confirmado por Christian Svensson, vice-presidente da Capcom! Em princípio estará à disposição dos gamers neste Verão!
http://pplandtek.co.cc/
Excelente iniciativa do Pplware, sim senho faltavam os jogos e que começo… um jogo histórico e uma analise muito bem escrita 🙂
Um jogo destes é que faz falta… Até me arrisco a dizer que Street Fighter (qualquer uma das versões) foi o melhor jogo que já joguei até hoje… Ainda me lembro do que era jogar as primeiras versões desse jogo… Já lá vão uns aninhos…
Apenas não gostei muito da terceira versão…
Mas isto é que é um jogo de valor! Dá pra passar umas boas horas a jogar contra outra pessoa…
E este parece que vai trazer os bons velhos tempos de volta… 😛
Vai ser uma boa compra quando sair a versão pra PC…
pplware no seu melhor… Parabéns… Que continue sempre assim…
A sério?? Para PC??
Bem parece impossível!!!
Obrigado pela informação!
É Ryu, não Ryo…
Bem, vou comprar uma x360 só para jogar a isto! É irresistível!
Passava tardes e tardes em salões de jogos ou em cafés a jogar ao Street Fighter II e assim que saiu a Super Nintendo fui a correr comprar uma só por causa deste jogo! A par do Sensible Soccer e do PES este é o jogo em que gastei mais horas de vida.
E agora, no séc XXI, está lindo!
Escrever que ninguém se lembrava do Street Fighter é o mesmo que dizer que ninguém se lembra o Pac-Man ou do Tetris…
Street Fighter 2…
Era um vício…
🙂
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
este e o tekken sao os meus favoritos 😉
STREET FIGHTEEEEEEEEEEEER!
Se ao menos a capcom não tivesse sido idiota e tivesse metido isto na Wii também… AAH POIS mas o Dead rising já pode meter, não é?
>: (
muito porreiro Vitor ! (é assim que o pessoal fala né ?) beleza mesmo ! 😉
você gosta de engenharia ?
então veja: Masterpiece da engenharia
http://is.gd/l2bH
Nunca gostei desta coisa :s
sem duvida um dos jogos a trazer quando for comprar a ps3 🙂
I like nothing this game!!
Soul calibur and tekken are better
Morbus não sei a que te referes, eu não recebi absolutamente nada (que se refira a ti) no email do Pplware. Logo se não recebo como posso dizer sim ou não a o que quer que esteja no conteúdo???
Quanto ao post, espero que tenham gostado e esperamos que os próximos sejam também di vosso agrado.
Quero tanto jogar isto brevemente na casa de um amigo… mas queria jogar com um comando street fighter de jeito! 🙁 não queria usar um Dualshock 3!
Street Fighter II => horas e horas de pancadaria com os amigos! 🙂 Grandes tardes bem passadas! Espero que os stage themes estejam tão bons neste SFIV como estavam no SFII. Ainda hoje adoro os stage themes do Ryu e o do Guile.
Para quem gosta de SFII e de guitarra eléctrica:
Ryu: https://www.youtube.com/watch?v=D7zFRYcy5oE
Guile: https://www.youtube.com/watch?v=0kycQ4h9NAY
Cumps.
Muitas horinhas de vício já foram passadas com este jogo… 🙂
Bons tempos!!!
————
http://www.best-cine.com/
Finalmente temos um jogo de SF em 3D como deve de ser. (o Street Fighter EX Plus Alpha nunca me convençeu).
Tenho o Street Fighter 4 para a x360 e posso dizer que é uma BOMBA, está tudo melhor em todos os aspectos.!!!
Quanto ao SF4 nada a dizer, excelente. Agora há aqui com cada comentário… a 360 não passa de uma fckbox mas tudo bem, gostos não se discutem. Experimentem com o controlador arcade, vale a pena.
Uma pequena coisa a dizer sobre a review o nome da personagem é ryu e não ryo. De resto está execelnte
Ainda não lhe meti os cotos em cima, mas há-de chegar breve …
A SNK é que devia rever os seus Samurai Showdow’s e KOF que os 3D não eram lá grande m3rda. Também curtia um Guilty Gear em semi 3D. Ah … e um Mortal Kombat em condições que desde o Trilogy nunca mais curti os outros …
TÉCTÉCTÉCTÉCTORUGUÊM !
HADUKEM !
Haja teclado pra fazer os macetes !
É engraçado que o autor do texto que é um fã do jogo engana-se 2x no texto com o nome do RYU (é com U)!
Muita gente comete este erro… mas muita gente mesmo!!!
RYU
joguei ontem e sinceramente, para um fã como eu… (tantas tantas horas de sf e kof…) e nao gostei da jogabilidade… 🙁
foi um lapso que me deixa envergonhado… realmente trocar ryu por ryo… so tenho é que pedir desculpas pelo erro 🙁
eu ainda jogo sf kof etc online ou off no GGPO http://ggpo.net/ ;D
outro erro na analise foi o nao terem posto o fei long no lote de jogadores regressados (ao lado de blanka, vega, etc) ou ter tido a imprecisão de falar de gen, rose, sakura, etc como “outros jogadores”, não referindo a origem (street fighter alpha). outro erro foi terem dito que o street fighter 3 não saiu cá em portugal.
de resto bom artigo =) a ver se experimento o jogo
Se sair de facto para PC é excelente!!! Fico ansioso à espera!! 😀
Pra quem quiser conferir as histórias nos gibis lançado pela Udon, inclusive com histórias de SF IV
-> http://volcano.net46.net/viewtopic.php?f=1&t=53
To doido pra jogar ese jogo, mas sem grana.
semana passada voltei da espanha para o brasil, com o meu sf4 para PS3, o jogo eh maravilhoso, como dito no post…. pra quem jogou sf2, e outros da seria….. da uma grande saudade…… capcom acertou em cheio no game!