Análise Star Wars Battlefront (Xbox One)
Este final de ano será certamente um dos mais memoráveis para o Universo Star Wars e todos os seus fãs. Como se não bastasse o lançamento de The Force Awakens nos cinemas a 17 de Dezembro, que como diz o Nuno Markl "...anda toda a gente em pulgas para ver...", foi ainda o lançado o videojogo Star Wars Battlefront.
Desta forma, a Electronic Arts tentou apanhar boleia da gigantesca onda de mediatismo e excitação que o lançamento do filme gerou e … em boa hora o fez ... há já muito tempo que os fãs apaixonados pelo Universo Star Wars ansiavam por um jogo como Battlefront.
O Pplware já teve oportunidade de sentir o Poder de ambos os lados da Força e ...
Sim! Eu sou um dos milhares/milhões de fãs incondicionais de Luke Skywalker, Princesa Leia, Darth Vader, Yoda e afins sendo da geração que viu os filmes originais no cinema, no já longínquo século passado. A Guerra das Estrelas exerce em mim um fascínio muito característico pelo que este final de ano está a ser simplesmente estonteante, neste capitulo.
Conforme o Pplware aqui revelou, a Beta de Star Wars Battlefront foi lançada ainda no mês de Novembro,pelo que tive o prazer de a ter podido experimentar de forma massiva e apesar de já mostrar alguns indícios sobre o que se poderia esperar do jogo final, não nos preparou para o primeiro impacto com Star Wars Battlefront. Simplesmente brutal, estonteante e nostálgico. Aliás, para todos os fãs mais acérrimos do Universo Star Wars, este jogo pode trazer doses largas de nostalgia e saudosismo.
Mas voltemos ao jogo. Star Wars Battlefront, tal como foi assumido desde o inicio, é um jogo claramente vocacionado para a vertente multiplayer. Apesar de ter modos que podem ser jogados a solo (Survival Mode ou Training, por exemplo) é no multiplayer online que a o jogo brilha. Mas já lá vamos.
O jogo apresenta assim dois tipos distintos de Modos de Jogo. Os modos nos quais podemos jogar sós ou com algum companheiro (local ou online) e os modos online.
Nos primeiros, fica-se claramente com a ideia de que se tratam de treinos de preparação para o multiplayer, apesar de apresentarem desafios distintos e com alguma dose de intensidade. Neste capitulo, gostei particularmente do Survival Mode no qual temos de ir sobrevivendo a hordas constantes de inimigos com crescente aumento do nível de dificuldade. Por exemplo, podemos começar em Tatooine, por ter de sobreviver a uma primeira vaga de Stormtroopers para logo de seguida surgirem Troopers com Jet Packs seguidos de AT-STs. A parte interessante destes modos é a capacidade de podermos jogar localmente com um amigo (na mesma consola) ou de convidar um amigo virtual para nos ajudar.
No entanto, 90% da adrenalina e satisfação de Battlefront encontra-se no multiplayer. Foi aqui que a DICE jogou todos os seus trunfos e ... ganhou!
A começar pela quantidade e diversidade de modos de jogo multiplayer que se encontram na sua maioria bastante inspirados e para todos os gostos. Devo confessar desde já que os meus favoritos são Supremacia, Ataque dos Walkers, Esquadrão de Combate e Drop Zone.
O meu favorito, corresponde sem duvida a Ataque dos Walkers, que já tínhamos visto na Beta, e o qual consiste num combate em larga escala das forças do Império contra bases Rebeldes e no qual os AT-ATs e AT-STs são as estrelas...ou não? Ou não, pois do lado dos Rebeldes existem medidas defensivas a ter em conta, como os Airspeeders que usados com destreza podem derrubar um destes gigantes couraçados do Império. É brutalmente recompensador conseguir usar o arpão e ver um AT-AT ser derrotado...
Por outro lado, Supremacia consiste num combate de grandes proporções, até 40 jogadores (no ar ou em terra) no qual ambas as partes têm de conseguir ir conquistando pontos de controlo específicos, quer seja nas planícies geladas de Hoth ou nas florestas exuberantes de Endor (onde chegamos a ver Ewoks a fugir no calor da batalha).Aliás, Endor é talvez o meu mapa favorito no qual a vegetação densa ou as casas dos Ewooks nas árvores proporcionam esconderijos e pontos de emboscada para os Rebeldes, enquanto que os Walkers do Império trazem a destruição em tudo o que mexe.
Um outro modo dos meus favoritos é Esquadrão de Combate, passando-se nos ares das terras vulcânicas de Sullust ou no gelo de Host, e que corresponde a um combate aéreo entre até 20 pilotos e nos quais Tie Fighters e Tie Interceptors defrontam X-Wings ou A-Wings, com o aparecimento ocasional de Millenium Falcon ou de Slave I de Jango Fett (talvez exageradamente poderosos) os combates são frenéticos e quase caóticos, tendo em simultâneo 20 naves a cruzarem os céus e tentando mirar-se uns aos outros, criando por vezes, intersecções engraçadas. É um combate que obriga a determinada destreza e equilíbrio mas também a alguma sorte.
Por fim, o modo Drop Zone corresponde a um modo Capture the Flag dinâmico no qual cada equipa terá de deslocar-se pelo mapa para capturar Escape Pods que aterram de x em x tempo. Uma vez que o local da queda é desconhecido, cada equipa tem de se movimentar rapidamente e em alcateia para poder capturar e defender a Escape Pod. Tenho pena que a maior parte dos jogadores não saiba ou queira jogar em equipa pois este modo seria extraordinariamente mais divertido se jogado com alguma disciplina e seriedade.
Com isto não pretendo dizer que os restantes modos de jogo são fracos. Não, de facto os restantes modos também apresentam os seus méritos. Por exemplo Captura de Droides, apresenta como objectivo a captura de droids que circulam livremente pelo mapa. Novamente, e a equipa não estiver bem oleada (o que é o mais comum acontecer) então o jogo cedo perde a graça. A Caça ao Herói, por sua vez, faz lembrar um pouco o jogo Evolve, no qual temos um esquadrão contra um jogador que controla um Herói. Trata-se contudo de um modo que é um pouco desequilibrado se tivermos em conta que os Heróis podem receber uma grande quantidade de dano dos soldados normais antes de serem derrotados.
Um outro Modo de Jogo é o Heróis vs Vilões que, como o nome indica, apresenta 3 Heróis (leia-se Rebeldes) contra 3 Vilões (entenda-se Império). Podem ainda juntar-se mais jogadores que envergarão a pele de soldados normais. O problema deste modo é um pouco mais de contexto que da própria jogabilidade pois acaba por se tornar estranho ver Hans Solo ou Leia lutar contra Palpatine, em Endor! E os restantes jogadores que não encarnam Herois são... autêntica "carne para canhão". Existe ainda um outro modo Captura de Cargas que, tal como em Blood Money de Battlefield Hardline (ver aqui), solicita a cada equipa que roube mercadorias à equipa adversária, transportando-a para a sua base. Nada de novo portanto.
Ao nivel do grafismo, Star Wars Battlefront apresenta um dos melhores panos de jogo que já foram lançados para as consolas de Última Geração.
Endor, o planeta dos Ewooks e onde se passa uma grande batalha entre o Império e os Rebeldes na tentativa de destruir a segunda Estrela da Morte, encontra-se fabulosamente detalhado. Apresenta uma luxuriante floresta húmida onde não faltam esconderijos para emboscadas e onde as cidades aéreas Ewoks também proporcionam pontos de ataque ou vigia privilegiados. Temos um planeta de Tatooine, seco e árido, coberto de montes e vales onde se pode ter uma postura mais aberta mas bem coordenada, pois os Walkers aqui são réis e senhores. Hoth é um planeta gelado irrepreensivelmente criado e no qual ao passearmos pelos corredores da base rebelde parece que estamos a viver os acontecimentos do O Império Contra-Ataca, tal a perfeição da recriação dos cenários. É até possível ver as nossas pegadas na neve. Por outro lado Sullust, o planeta vulcânico talvez seja o menos favorecido pois o combate passa-se quase exclusivamente num grande vale, no qual a lava flui.
Comum a todos estes modos de jogo e localizações temos ainda a inclusão de tokens especiais (símbolos azuis que surgem nos próprios mapas) os quais atribuem a quem os apanhar poderes/armas/ferramentas especiais.
São itens valiosos e que são de uso único, pelo que convém usá-los com alguma perícia e estratégia. Por exemplo podemos apanhar Granadas Implosivas (que quando são atiradas criam uma bolsa de implosão afectando tudo e todos os que estiverem no seu raio de alcance), droides R2-D2 (que além de patrulharem determinada zona também atacam os inimigos) ou os brutais Disparos Orbitais (ataques vindos dos Star Destroyers ou Flagships dos Rebeldes estacionados em órbita). O problema destes tokens é o facto de surgirem na maior parte das vezes em zonas conhecidas pelo que é muito fácil apanharmos campers a mirarem apenas essas zonas.
Contudo um dos aspetos mais bizarros do jogo também se encontra relacionado com estes tokens: os veículos. Ou seja, a possibilidade de se conduzir um veiculo (X-Wings, B-Wings, Tie Fighters, AT-ATs, …) depende apenas da nossa capacidade de apanharmos ou não um desses tokens de veículos. Creio que poderia haver uma forma de podermos escolher o nosso personagem ao inicio .. em vez de deixar desta forma aleatória a escolha de quem conduz os veículos.
Seja como for, à medida que vamos jogando vamos adquirindo créditos que serão utilizados para desbloquear itens, armas, personagens ou cartas de jogo. Estas cartas de jogo encontram-se apenas disponíveis quando atingimos determinado nível de experiência e correspondem a itens específicos que podem ser equipados e que melhoram alguns aspectos das nossas armas, ou trazem novos equipamentos. 3 tipos distintos, Star Card (como por exemplo, jet pack com propulsão), Cartas de Armas (gostei particularmente dos tiros explosivos) ou Cartas de Itens Especiais (Tiro teleguiado é uma boa opção).
De revelar que apesar de não existir uma grande variedade de armas, as disponíveis apresentam diferenças visíveis no seu uso tendo os Blaster pesados muito mais power de eliminar com um único tiro que as pistolas laser, por exemplo. É pena é haver pouca diversidade de armas. Por falar em diversidade, existe ainda um vasto número de skins a desbloquear para o nosso personagem mas ... por amor de Deus ... para quê tanta oferta, se decerto que não haverá grande interesse para os adquirir.
Por fim, gostaria de referir um ponto que é talvez o ponto fraco do jogo: a inexistência de modo Campanha.
Esta é uma questão que foi desde cedo assumida pela DICE (e EA Games) mas que se revelou como a grande lacuna. Acredito não ser o único a pensar que um modo campanha no qual pudéssemos jogar com Luke, Leia, Darth Vader, ... traria isso sim, uma ligação emotiva mais forte entre os milhões de fãs e os seus personagens.
Battlefront, apesar de nos deixar ser Luke, Leia, Hans Solo, Palpatine, Bobba Fett ou Darth Vader nunca nos deixa realmente senti-los. Nunca chegamos a sentir mesmo que estamos a ser o poderoso Darth Vader, ou o aventureiro Hans Solo ... e creio que é isso que os jogadores querem ... talvez daí também as noticias recentes que apontam para um possível Battlefront 2 com um modo campanha (ou talvez ainda um Add-On para este?!?!?!).
Um outro problema potencialmente limitativo do sucesso do jogo corresponde também que ao se tornar um jogo especialmente vocacionado para o online o jogo acaba por inibir todos aqueles que não têm oportunidade de ter net ou subscrições Xbox Live.
Por fim, uma palavra de ordem para a existência duma colecção de miniaturas Star Wars que vamos desbloqueando (Diorama Star Wars) e que, apesar de não trazer nada de extraordinário, acaba por ser mais um objectivo a ser atingido ... especialmente pelos fãs acérrimos de Star Wars.
Veredicto
ATENÇÃO! Star Wars Battlefront não é um shooter típico. É um shooter Star Wars e deve ser analisado apenas e unicamente dentro do contexto Star Wars! Contudo o jogo apresenta duas faces distintas. Se por um lado temos modos multiplayer brutalmente viciantes e empolgantes, nas mais emblemáticas localizações do Universo Guerra das Estrelas, por outro lado apresenta uma ferida profunda com a ausência de um modo campanha/história que permita aos jogadores uma ligação mais emotiva e consistente com os seus heróis. O veredicto final só pode ser no sentido de recomendar Star Wars Battlefront a todos os amantes da Guerra das Estrelas pois a Força é forte neste jogo!
Star Wars Battlefront
Género: Shooter
Plataforma Analisada: Xbox One
Outras Plataformas: Playstation 4, PC
Homepage: Star Wars Battlefront
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser impressao minha, mas mudam os cenários e os jogos actuais (do género) parecem-me todos iguais…
O Battlefront 2 é bem melhor……..
Peço desculpa pela correcção, mas um verdadeiro fã saberia que o Han Solo não se chama “Hans” Solo =P
Star Wars nazi!
Podia ser pior. Imagina se fosse o Han çoso
😀
😀
Esse é o nome da personagem de Harrison Ford na versão alemã de Star Wars! 😀
Experimentei e não gostei do que vi.
Os gráficos são excelentes e os efeitos de som também são muito bons, se fossem os próprios actores dos filmes a dar voz aos heroes e villains seria muito melhor.
A jogabilidade é má. Teria que existir alguma mecânica que torna-se as armas menos precisas ao disparar vários tiros seguidos. Os veículos, principalmente as naves, deixam muito a desejar. E claro o sistema de tokens é ridículo.
Não gosto muito dos jogos quando temos a opção de jogar em primeira ou terceira pessoa, principalmente quando esses jogos baseiam-se num multiplayer competitivo. Jogando em primeira pessoa parece que está tudo bem até ao momento que vais usar mira da arma. Nota-se que o jogo foi desenhado tendo em conta os jogadores casuais que provavelmente nunca jogaram algum FPS e vão jogar em terceira pessoa.
Os mapas são poucos e embora o jogo tenha vários modos, muitos estão desertos porque foram mal desenhados. Quando um lado tem muito mais vitórias que o outro é porque algo está errado.
Mas para mim o pior deste jogo é a falta de respeito que a EA tem para com os jogadores, a falta de campanha e a desculpa dada foi um insulto, os poucos mapas disponíveis e o preço de 49.99 euros da season pass sem sequer saber o que vais estar disponível e quando estará disponível. Ou seja a EA no seu estado normal.
Gostaria que tentassem fazer uma avaliação do jogo retirando da equação o facto de ser um Star Wars, e virão que fora os gráficos bonitos o jogo não tem conteúdo que justifique o preço e a jogabilidade está muito casual, o que é injusto para os jogadores casuais que vão ser mortos a toda a hora por jogadores experientes de FPS ou mesmo esses jogadores com mais experiência facilmente irão-se fartar da falta de competitividade.
Se querem jogar um jogo do Star Wars, o Star Wars Batlefront II continua a ser o melhor e mais completo, se querem um FPS aí nem falta escolhas melhores, desde CoD BO3, Destiny TTK, Halo 5, Planetside 2 e mesmo o Batlefield 4 que foi feito pela DICE o que mostra que eles até sabem fazer bons shooters e que esse jogo é apenas um insulto aos fans de Star Wars.
Muito bem dito!! Um jogo que se justifica apenas pelo porreiro grafismo e mais nada. Cansativo, repetitivo e que, no meu ponto de vista, não irá ter uma grande longevidade…prometia muito, mas acabou no fim por falhar redondamente.
Sim, os mapas poderiam ser mais. No entanto, no passado dia 8 (salvo erro), foi lançado mais um de Jakku. E mais virão a caminho. Resta saber em que moldes.
Epah, quanto à mecânica e às armas … é Star Wars … aliás, tudo o que referes em relação ao jogo é Star Wars. Por exemplo, se te recordares, nos filmes chegas a ver cenas em que os combates se passam tendo milhares de tropas em frente umas das outras. Isso é impensável, certo? Desde quando é que na Guerra Moderna os soldados se colocam frente a frente?? Pois,a resposta é que é Star Wars e creio que assim é que o jogo tem de ser visto…
Tal como mencionei mais acima, …como qualquer amante de Star Wars o que eu pretendia do jogo era que me divertisse e que me fizesse crer que estava perante o Império, os Rebeldes, a Força, … pessoalmente acho que Battlefront consegue fazê-lo e bem. Não é nenhum shooter hard como Battlefield ou outros mas também não aspira a ser. Apenas quer ser Star Wars.
Agora é verdade e concordo contigo que a ausência do modo Campanha mina bastante o jogo.
Quanto a servidores vazios, não concordo com o que o outro leito menciona. Até hoje o máximo que encontrei foi servidores a meio gás … mas nunca vazios.
quase ninguém jogo star wars battlefront no xbox one porque para entrar em uma partida é uma eternidade eu esperei mais de 20 e 40 minutos somente para encontrar uma partida quase cheia o sesan pass um absurdo 200 reais deveriam seguir i exemplo do gta v sendo tudo gratis
Isso é mentira. Nunca demoro mais de 10 segundos para encontrar um jogo.
Concordo … não tenho tido problemas alguns em encontrar servidores nem tão pouco encontrar servidores vazios.
Até agora nenhum problema em encontrar servidores cheios. o problema realmente e ser um jogo online.
Experimentar este jogo na PS4 com uma TV 4K foi brutal, é caso para dizer que parece mesmo real, aconselho vivamente.
Eu comprei uma xbox one a cerca de uma semana . é impressão minha ou a comunidade Portuguesa é quase nenhuma ? ja tentei procurar esquipas / clãs / guilds e nao encontrei nenhuma é que ter uma xbox one so para single player é aborrecido . existe alguam guild que queria recrutar ? ou alguém que me queria adicionar a lista Dino Silva / Alquimista13 ou AlquimistaPt
Ando para comprar este jogo, porque como quase todos gosta da saga e eu sou daqueles que cresceu com ela. Julgo eu que será tão engraçado como os anteriores, sobretudo o 2º. Mas leio aqui não ter campanha e, como tal para apenas jogar on-line não estou interessado já caí nesse erro duas ou três vezes e detestei, basta ver as queixas do comentador Dino, ter jogos sem ninguém ou com servidores fechados é triste e um logro, sou demasiado independente e autónomo para gostar de depender dos caprichos de outros no outro lado do Mundo. Quero jogos completos, com todas as vertentes, sabendo que um dia se fecharem os servidores, poderei continuar a jogar, no multiplayer, dou muito mais importância ao ecrã divido para jogar com amigos ou familiares ao vivo, o que tem sido “esquecido” ultimamente nestes anos, são raras as excepções. Outra dúvida, para X-Box One ou PS4? Tenho ambas. Creio que estará um pouco melhor nesta última, mas será mesmo assim?
Boas. Lendo com atenção o que dizes, não deixo de concordar contigo. Tal como tu, sou fã de Star Wars desde sempre e a ausência de um Modo Campanha mina e muito a imersão e emotividade que o jogo poderia ter. Se tivesse um modo História onde pudéssemos sentir que estávamos dentro da história em vez de combates isolados seria uma experiência muito melhor.
Quanto ao Multiplayer local, essa opção existe … e acredito que seja divertido quanto o multiplayer online (retirando da equação estarmos a jogar contra Bots).
Por fim, gostaria apenas de acrescentar uma coisa … como qualquer amante de Star Wars eu esperava um jogo que me divertisse e que me fizesse crer que estava perante o Império, os Rebeldes, a Força, … pessoalmente acho que Battlefront consegue fazer isso. Não é nenhum shooter mais hard como Battlefield ou outros mas também não aspira a ser. O que foi feito em Battlefront está muito bem feito, verdade dita.
Agora é verdade que a ausência do modo Campanha mina o jogo.
Quanto a servidores vazios, não concordo com o que o outro leito menciona. Até hoje o máximo que encontrei foi servidores a meio gás … mas nunca vazios.
Quanto que consola escolher, compra para a PS4. Li em varios sites que havia mais jogadores na PS4 do que no PC e XBox One juntos, a noticia já tem alguns dias e pode já não existir uma diferença muito grande mas ainda assim escolhia a PS4.
Posso apenas pronunciar-me em relação à Xbox One e posso dizer que a maior parte dos servidores (nos modos Supremacia, Ataque dos Walkers, Esquadrão de Combate ou Drop Zone) surgem quase sempre cheios ou a 80%.
Muito obrigado pela pela vossa resposta. O meu filho tem pedido o jogo e eu sou franco tenho dificuldade em dizer que não porque, é como todos nós admitimos gostamos da aventura que a saga proporciona. Paulo eu tenho um jogo, é certo que já tem algum tempo, mas que tem estado às moscas e era uma jogo muito recomendado na altura, chama-se SOCOM Confrontation, para a PS3, só tem modo on-line, é disso que tenho receio. O mesmo receio que tenho em relação a Titanfall, Zombies V Plants2 ou Destiny que tem um modo misto. Mas como me informou que tem multiplayer, sem ser apenas on-line irei vou comprar o jogo, pois jogar com os familiares e amigos numa altura destas é muito divertido e pode dar umas birras valentes para os menos desportistas ;). Pena a falta do modo campanha, há jogos com histórias memoráveis. Acredito que obriga os estúdios a realizar uma história, o que dará por ventura mais trabalho. Mais uma vez obrigado pela colaboração a ambos.
realmente o problema é ser online e quando eles fecharem a torneira acabou. de resto, servidores sempre cheios em quase todos os modos.
Por acaso a minha frustração em relação ao jogo resulta da falta de um modo campanha ou “story mode” o que seja, estava à espera de um jogo mais ao estilo de um Destiny no ambiente Star Wars o que seria surreal e saiu completamente defraudada, é engraçado mas não passa disso o modo single player. Em relação o multiplayer poderá ser mais interessante mas lá está ai não faltam alternativas muito válidas.
Eu admito sem quaisquer rodeios que a critica seria perfeita massss existe algo já feito em 2004…
È que este jogo é uma sequela, se não tivessem já saído as sequelas anteriores pois ai ficaria com o entusiasmo do momento que partilhas…
A pontuação é exagerada, pois neste momento já havia 2 sequelas feitas nas quais aqui não há qualquer referência ou comentário simplesmente passam ignorados os anteriores Battlefront 1 / 2 da produtora Lucas Arts e editados pela Pandemic Studios (esta ultima extinta) como se nunta tivessem sido já feitos é que estes anteriores foram muitos bons jogos e tendo em conta com as anteriores ideias frescas e inovadoras há que ter em consideração esse facto.
Agora sem um passado anterior e se este jogo fosse “escrito do zero” em ideias e realização ai na minha perspectiva esta critica seria imaculada e seria um brinde de frescura e diversidade á qual esta industria necessita urgentemente…
Foi bom ter sido apenas a 3 sequela, mas saltando a geração anterior sem duvida temos que exigir mais nos dias de hoje.
em 2004 ja havia xbox one?