Análise Pro Cycling Manager 2014: Le Tour de France (Win PC)
A edição de 2014 do Tour de France rola neste momento pelas estradas gaulesas e a competição promete muitas emoções até ao final do mês.
Coincidindo com o inicio de Tour 2014, foi também lançado aquele que é considerado por muitos como o jogo rei do ciclismo, Pro Cycling Manager 2014: Le Tour de France.
O Pplware já pedalou!
Tal como o nome indica, Pro Cycling Manager 2014 pretende colocar o jogador ao leme de uma das mais de 70 equipas disponíveis no inicio e arrancar assim para uma carreira de sucesso, enquanto leva os seus ciclistas e a sua equipa ao pódio das diversas competições, representadas no jogo.
No entanto, as responsabilidades do jogador não se ficam apenas pelas preocupações com as prestações dos seus ciclistas em pleno asfalto. Há contratos de Sponsorship a assinar com patrocinadores, há jovens ciclistas a manter debaixo de olho, há estágios de treino a marcar, há constantes inovações tecnológicas que convém estar atento, há renovações de contratos, ... há muito que fazer e levando o jogo cada vez mais para outros campos que não só o ciclismo.
Começamos então o jogo, escolhendo entre uma das equipas disponíveis ou então criar uma nova equipa de raiz.
Existem várias categorias de equipas disponíveis desde as equipas conhecidas internacionalmente até às regionais e é a categoria da nossa equipa que vai permitindo à nossa equipa participar em determinados eventos. Temos a CYA World Tour onde pontuam equipas como a Movistar ou a Omega Pharma. Temos a Continental Pro onde podemos encontrar a Caja Rural ou Androni Giocattolli. E temos a Continental onde temos a LA Aluminios, Pais Vasco, Vinni Santoni ou La Pomme.
Após a nossa equipa escolhida/criada somos de imediato alertados para tomarmos atenção aos contratos de patrocínio. A Cyanide mantém um esquema de Mensagens (tipo eMail) para centralizar todo o tipo de alertas e mensagens e onde o jogador consegue de forma simples e rápida aceder aos assuntos mais urgentes da equipa.
Os patrocínios são importantes para uma equipa de ciclismo pois, alem de consistirem em investimentos de capital na equipa também obrigam o jogador a assumir determinados compromissos, como por exemplo, ganhar uma Categoria de Montanha ou uma etapa na Volta do Algarve entre outras. Compromissos esses que se não forem cumpridos podem representar a perda do patrocinador portanto a sua escolha terá de ser sempre bem ponderada de acordo com a categoria da equipa que gerimos.
Um outro assunto a ter em conta ao inicio é o do estágio de pré-época. De forma a preparar a equipa para os desafios que se aproximam, temos antes da época começar um período na qual podemos mandar os ciclistas para estágio. Existem diversos locais de estágio espalhados pela Europa diferenciados pela área especifica na qual são especializados (montanha, sprint, contra-relógio, resistência) e pelos preços, claro!
Para todos os que começam a pensar que o jogo pode vir a tornar-se demasiado complexo, tenho de deixar uma boa noticia. Pro Cycling Manager 2014 vem equipado com um robusto sistema de Ajudas (tutorial) que nos vai acompanhando a par e passo ao longo das opções (um pouco à semelhança do tutorial de Football Manager).
Apesar de deixar muitas perguntas sem resposta, o tutorial encontra-se bem implementado e com dicas preciosas sobre os diversos ecrãs e opções disponíveis.
Talvez a componente mais importante de uma equipa de ciclismo são ... os ciclistas.
Cada ciclista tem os seus pontos fortes e fracos, certo? Em Pro Cycling Manager 2014 cada ciclista tem diferentes categorias pelas quais é avaliado. Cada ciclista tem assim as suas notas para performance em terreno plano, em montanha, montes, contra-relógios, sprints, descidas ou stamina entre outras e é com base nestas notas que teremos de trabalhar.
À medida que a época avança, existem várias competições nas quais vamos participando e não há duas iguais. Temos umas em que há mais montanha, outras com mais contra-relógios ... e assim sendo temos de ponderar bem quais os ciclistas a levar para cada uma.
Isto faz parte de uma análise que o jogador tem de fazer à cabeça de cada competição em que participa e faz parte da beleza do jogo. Esta preparação, a antecipação. No entanto, o jogo prepara-nos por vezes surpresas bem desagradáveis e é comum depararmos-nos com um ciclista lesionado ou doente.
E assim, mais cedo ou mais tarde, chega o dia da corrida. (de notar que o calendário em Pro Cycling Manager 2014 avança dia a dia)
Pro Cycling Manager 2014 tem duas opções para o dia da corrida, simulação e visualização 3D. Sem dúvida que a que aconselho é a última.
Com um grafismo bastante bom onde não falta a luz do sol, os prados ou as cidades a Cyanide conseguiu recriar um ambiente interessante em torno das provas. Acreditem que até há em determinadas zonas, pessoas do público que se colocam na estrada a agitarem as bandeiras dos países/equipas que apoiam.
No entanto, apesar destes pormenores o jogo continua a deixar uma sensação de inanimação, pois a maior parte do público mantém-se como sprites ou simples texturas (sem movimento nem vida). Nas imagens aéreas vê-se também, além da beleza que é ver um pelotão do ar, terras, cidades e campos sem vida.
No entanto, o que interessa mesmo é o asfalto e os ciclistas que o percorrem e nesse capitulo a Cyanide conseguiu um trabalho imenso.
Graficamente é um assombro. É espectacular assistir ao arranque do pelotão, ou a uma fuga, seguida de contra-ataque para a deter. Mais que espectacular, pode-se dizer que é credível. A Inteligência Artificial encontra-se bastante interessante com os ciclistas das equipas adversárias a tomarem ocasionalmente a iniciativa de fuga, ou então contra-atacarem uma fuga de um nosso atleta.
No decorrer da corrida continuamos a ter as opções normais de gestão de uma corrida. Podemos dar instruções aos nossos ciclistas para procederem a um ataque, instrui-los a manterem a posição, dar-lhes indicações para manterem o ritmo ou defender um colega.
Além disso podemos ainda ajustar o nível de esforço de cada atleta e de acordo com as suas características isto pode fazer com que um ciclista consiga manter-se na cabeça do pelotão sem aparente dificuldade ou que mantenha uma fuga sem esforços demasiado exigentes.
Uma das coisas com que se fica uma ideia forte é de que a conjugação entre o ritmo imposto ao ciclista e a sua stamina têm efectivamente, uma grande influência no resultado final desse mesmo ciclista.
Esta é a beleza do jogo ... permite ao jogador escolher, em tempo real, a melhor estratégia a impor aos seus atletas. Cabe ao jogador conhecê-los e ter feito o trabalho de casa ao estudar as pistas para melhor tomar as decisões.
Uma nota final para o capitulo sonoro com dois comentadores das corridas que se apresentam com um discurso razoavelmente sério, e coerente com o que se passa no ecrã.
Nota Final- 8,7
[0................10]
O lançamento de Pro Cycling Manager 2014 corresponde ao regresso de um clássico e aquele momento pelo qual os fãs de ciclismo estavam à espera. E devo dizer, um momento que não vai defraudar ninguém. Apesar de acrescentar alguma complexidade extra com a componente de gestão mais acentuada, Pro Cycling Manager 2014 possui todas as emoções do ciclismo, desde o momento de preparação até à própria corrida. Continua a ser, sem dúvida, o melhor jogo dedicado ao ciclismo. Uma excelente aquisição para todos os amantes do ciclismo e de toda a gestão associada a este desporto.
Gráficos: 8,8
Grafismo exuberante e repleto de pormenores. De lamentar a falta de vida e movimento fora da estrada.
Som: 7,5
Efeitos sonoros que cumprem, nomeadamente no decorrer das etapas. Comentários decentes pelos comentadores e que identificam o que se passa no asfalto.
Jogabilidade: 8,5
Não é simples ao inicio mas com o apoio do tutorial (bastante bom) vai-se dominando. Controlar os ciclistas e delinear estratégias em plena corrida torna-se bastante simples.
Longevidade: 9,0
Em Singleplayer temos um Modo Carreira, Corrida Única, Etapa Única e algumas Corridas Clássicas que podemos revisitar. O Modo Multiplayer para competir em corridas únicas com jogadores de todo o Mundo.
Género: Estraégia Plataforma Analisada: Windows PC Outras Plataformas: Playstation 4, Playstation 3, Xbox 360 Homepage: Pro Cycling Manager 2014
Este artigo tem mais de um ano
Este já traz a opção do doping?
Ainda nao, tens que sacar o pacht xDD
8,7?!
Nem pensar…
“Continua a ser, sem dúvida, o melhor jogo dedicado ao ciclismo.”
Deve ser dos poucos, senão mesmo, o único!
Grafismos? Maus… os jogadores parecem clones!
A jogabilidade mantém-se a mesma desde 2007. Os sons são horríveis.
Os nomes dos jogadores nem sequer são oficiais.
O público parece sei lá o quê…
E, agora em tom de brincadeira, sem dúvida, faz falta o “doping.
Pois, lá tem as suas limitações como tudo, mas conheces algum jogo que faça o mesmo mas melhor?
Quanto aos nomes dos jogadores não serem os reais isso prende-se decerto com direitos (leia-se MONEY) mas dá-se bem a volta a isso com bases de dados com os nomes reais e muito mais, sejam etapas, etc…
O publico, parece… publico.
Mas estou de acordo contigo quanto ao facto de estar a ser necessário um re-styling ao jogo em geral, tenho comprado cada versão nova há já uns três anos, mas este ano acho que se vão lixar.
Mas em termos de jogabilidade e longevidade, nota 10. Longas noites 😀
Em tom de brincadeira só a parte do doping?
O pessoal encarou todo o comentário como brincadeira.
Vi que as imagens estão em inglês.. O jogo comercializado em portugal diz é totalmente em português..
Alguém sabe dizer se é possível escolher ou alterar a lingua?
Sim, o jogo inclui a versão integral em português e até com uma muito boa tradução, o que nem sempre acontece.
comprei o jogo mas agora aquilo pede uma palavra chave que nao sei onde se encontra?? podiam ajudar
612