Análise Forza Motorsport 4 (Xbox 360)
Cada consola tem as suas jóias da coroa e, como tal, a Xbox 360 não foge à regra apresentando, entre outros, dois títulos de extraordinária qualidade, cujas séries já estão geneticamente ligadas à Xbox. Refiro-me a Halo, Gears of War e a este Forza Motorsport.
No passado mês de Outubro foi lançado o mais recente episódio de Forza Motorsport, titulo que é tradicionalmente caracterizado por um realismo supremo, tanto a nível do grafismo, como a nível dos efeitos sonoros ou ao nível da jogabilidade. Forza 4 saiu para o mercado com alguns meses de atraso em relação ao seu grande concorrente da outra consola, mas a espera compensou, pois Forza Motorsport 4 é ….. bem … vejam as conclusões finais, já a seguir.
A história de Forza 4 assemelha-se à fórmula tradicional da série. Não é muito profunda, mas também creio não ser demasiado injusto afirmar que, não o precisa de ser. Somos um piloto que tenta singrar no mundo do desporto automóvel. Com base em inúmeros desafios, eventos, corridas, campeonatos vamos amealhando, quer dinheiro, quer respeito e alcançando uma posição mais respeituosa, além de irmos enchendo a nossa garagem de autênticas pérolas.
Gráficos: 9,2
Como seria de esperar, Forza Motorsport 4 continua a tradição dos títulos anteriores da série, e presenteia-nos com um grafismo simplesmente impecável e … bastante realista.
Os modelos dos veículos encontram-se perfeitos, com pormenores, tanto no que respeita aos interiores como aos exteriores, simplesmente deliciosos. Só falta sentir o cheiro do couro dos estofos, ou da borracha dos pneus no asfalto… para juntar ao festim visual, é-nos ainda permitida a personalização dos carros, a um nível extraordinário, com a possibilidade de fazer inúmeras combinações das variadas cores e padrões à nossa disposição e que vamos desbloqueando ao longo do jogo. Quase tudo pode ser personalizado num veiculo… pneus, ailerons, capot, tejadilho, portas, …
Numa corrida de carros, tal como num evento real, uma das coisas que se podem esperar, são os acidentes, certo? Pois bem … em Forza 4, os acidentes fazem a sua aparição e estão bastante convidativos e realistas, pecando apenas por alguma falta de profundidade nos danos visíveis nos carros e na relação causa-efeito. De resto pode-se parametrizar diversos níveis de danos.
Os cenários envolventes das corridas estão bastante bem desenhados e com bastante detalhe. Senti no entanto, a falta de um pouco mais de vivacidade ou de dinâmica exterior à corrida. Enquanto que tudo o que se passa dentro das duas linhas se encontra perfeito, repleto de excitação e adrenalina, por fora falta animação.
No entanto o que importa é o que se passa dentro do carro e dentro da estrada e aí …. é uma das melhores simulações automóveis que a Xbox já recebeu. Embora peque talvez por não conseguir transmitir uma maior sensação de velocidade com determinados carros, é simplesmente brutal quando pegamos num Testarossa e nos fazemos à estrada. Brutal.
Creio no entanto, que já vi melhores reproduções de fumo e poeria.
Som: 9,1
O que pretendemos num jogo de simulação automóvel a nível sonoro? Pois, o que pretendemos, está praticamente tudo em Forza Motorsport 4. Ora vejamos …
Motores dos diferentes carros estão muito próximos da perfeição, com diferenças bastante perceptíveis entre cada um e, mais importante, diferenças perceptíveis entre os diferentes estados do veículo (ponto morto, aceleração, 1ª mudança, 5ª mudança). Aliás, até é possível identificar diferenças pequenas na sonoridade dum motor depois de lhe aplicarmos com uma nova peça da marca.
Uma das coisas que continua bem boa em Forza 4 é o som da borracha no asfalto, gravilha, ou outro tipo de terreno (pena faltarem circuitos de Rally). As acelerações, as derrapagens, as travagens …. Muito bons os efeitos sonoros e realistas.
No entanto, e como já em cima tive oportunidade de referir, não gostei muito do pouco enfâse auditivo dado aos acidentes. Creio que estamos à espera de que, quando nos espetamos a 200Km/hora se ouça um grande crash ou algo semelhante e a verdade é que isso não acontece. Os acidentes são demasiado tímidos.
Bem, a música nunca foi bem o que mais interessou em Forza e portanto neste quinto jogo da série tudo continua na mesma. As faixas usadas encaixam bem nos menus mas, não é por aí que o jogo perde ou ganha pontos.
Jogabilidade: 8,9
Forza 4 é um jogo que acima de tudo se pode gabar de equilibrado.
Não é um jogo fácil ... aliás existe a possibilidade de ajustar diversos parâmetros de ajudas (travagens assistidas, ABS, linha de direcção, …) que ajudam os mais inexperientes nas primeiras fases do jogo, mas no computo geral, dominar cada veiculo de Forza 4 requer tempo, dedicação e treino. Cada carro tem a sua própria “personalidade” e com os upgrades que lhes vamos fazendo, ainda mais horas de treino são necessárias.
O jogo apresenta-nos os modos tradicionais de , Corrida Simples, Ecrã dividido, Time Attack, Corridas multiplayer e Modo Carreira e este último será sem dúvida o modo de jogo mais profundo e que muito provavelmente mais tempo nos irá exigir.
O modo carreira, encontra-se dividido em entre a zona das corridas e a zona das boxes.
Existem dois tipos de corridas nas quais podemos participar no modo Carreira. A primeira e talvez a mais extensa corresponde aos Eventos, em que dezenas de corridas (cada qual com vários circuitos) se encontram disponíveis ou não (consoante os carros que possuamos) e onde podemos participar. Por exemplo um evento da Hyundai requer que tenhamos um carro da Hyundai. São dezenas de corridas e muitas horas de corrida que nos possibilitam não só adquirir mais créditos como também ganhar maior afinidade com determinadas marcas. A segunda opção é a participação nos campeonatos mundiais de pilotos, que nos levam numa ordem pré-definida a participar em campeonatos localizados por todo o mundo e onde vamos adquirindo também mais créditos, afinidade e experiência.
A afinidade com as marcas é extremamente importante e corresponde ao número total de corridas (kilómetros) usados com um determinado carro daquela marca específica. O ganho duma afinidade maior corresponde muitas vezes a uma oferta dum carro novo mas e mais importante, muitas vezes corresponde a descontos nos preços dos componentes dessa marca. Com esses descontos podemos comprar novos acessórios e peças nas boxes e equipar o nosso veículo com o que há de melhor.
No entanto essas operações de melhoramento têm de ser bem pensadas, pois cada bólide pertence a uma determinada categoria (dependendo das suas características como força, peso, …) e por vezes é fácil passarmos para a categoria seguinte se estivermos demasiado concentrados em melhorar o veículo. Isso pode fazer com que o carro apenas possa entrar em eventos dessa categoria acima, mas que no entanto não tenha condições adequadas para competir com outros veículos dessa categoria.
A zona das boxes conforme indiquei acima é a segunda opção mais importante do Menu Carreira e além de nos permitir gerir os nossos carros, é onde nos permite também dar largas à nossa imaginação no que respeita a pinturas, logos, e muitas outras personalizações dos carros. A oferta é bastante e muitas horas se podem perder por estas opções. Será também aqui que se podem comprar e instalar os novos componentes para os carros e a lista de opções é imensa. Para cada carro existem dezenas de componentes à venda. Perfeito!
Voltando às corridas propriamente ditas, quando começamos uma (seja num Evento ou num campeonato) temos sempre a hipótese de contratar um piloto que faça a corrida por nós. Pessoalmente acho isso algo acessório, mas funciona bem.
De volta ao alcatrão, e ainda antes da luz verde se acender temos a oportunidade de ajustar o nosso veículo de acordo com a corrida onde vamos entrar. Novamente, temos montes de alternativas de tuning, desde suspensões a caixa de direcções por exemplo. O que realmente é importante é que essas alterações se notam em plena corrida.
As corridas (prefiro a vista do interior do cockpit) são fantásticas e como já disse mais acima, apenas pecam por uma ligeira falta de sensação de velocidade em alguns carros. De resto, quase irrepreensível a simulação que Forza 4 nos disponibiliza. Cada carro tem um comportamento próprio e o grande desafio está precisamente na compreensão e controlo desse comportamento.
Uma última palavra para a IA que em Forza 4 está bastante competente. Uma das maleitas que afecta outros simuladores automóveis é a sensação em algumas ocasiões que temos dos adversários esperarem por nós quando estamos muito para trás. Em Forza 4, mesmo com um grau de dificuldade mais leve, se estamos para trás, azar ... a IA continua a fazer a sua corrida. E mais ... a IA defende bastante bem a sua posição quando tentamos ultrapassar e mesmo com outros carros da AI. Gostei particularmente dessa ausência de facilitismos demasiado óbvios.
Há no entanto uma grande falha no jogo, que é a ausência de diversificadas condições atmosféricas. Não há condução com chuva, nevoeiro, de noite ... enfim. Creio ser uma falha de algum valor e que afecta a nota final. Uma nota final para a ausência de circuitos de rally.
Longevidade: 9,4
O que dizer de Forza 4 em termos de longevidade??? Muito, mesmo muito …
Um modo Carreira que tem horas e mais horas de jogo … gostaria de poder arriscar afirmar que tem várias e largas dezenas de horas … modo Multiplayer que é viciante como deveria ser … modo Free Race, com Corridas Simples, Time Attack e Ecrã Dividido…. mais de 200 carros para desbloquear ou adquirir …. mais de 30 circuitos diferentes…
Forza 4 é uma força da natureza!
Nota Final- 9,2
[0................10]
Para todos os amantes de automóveis, e possuidores duma Xbox 360 este é um jogo imprescindível. Sejam amantes apenas da beleza dos carros, da excitação das altas rotações, da adrenalina da competição Forza 4 é um simulador que nos mantém agarrados ao comando (ou ao volante caso tenham) até ficarmos sem impressões digitais. Com algumas (ligeiras) lacunas e com muitos DLC a caminho, Forza 4 é um jogo que promete agitar os ecrãs de muitos televisores nos próximos tempos. E sem dúvida que …
Forza 4 é o melhor simulador automóvel para a Xbox!
Género: Simulador Automovel Plataforma Analisada: Xbox 360 Homepage: Forza Motorsport 4 Lista de Carros de Forza Motorsport 4
Este artigo tem mais de um ano
concordo com esta análise e com a classificação final. O jogo perde pontos por não ter condições atmosféricas variadas, mas de resto é um jogo excelente.
Será que podem fazer uma comparação ao grandioso GT?
O Gran Turismo 5 parece-me bastante realista… Este também! Se pudessem fazer uma comparação entre esses 2 colossos da simulação automóvel…
GT? Nem pernas tem para o FM4 😀
Pois disso não tenho a certeza, gostei do GT5, mas não exprimentei. Exprimentei só o Forza3 e pareceu-me muito bom…
Mas já agora, melhor em que?
Gráficos, som, realidade de condução, AI dos adversários…
É melhor em todos esses aspectos. E depois tem modos online que nao tem comparação possível.
Eu tenho xbox, mas vocês também exageram.
Ambos são bons, complementam-se um ao outro.
Forza 4 é o melhor simulador automóvel para a consolas!
E qual é o melhor simulador automóvel para PC? 🙂
Muitos falam de rFactor ou GTR.
Eu pessoalmente não gosto! Comparativamente ao GT5 e ao Forza4, prefiro esses simuladores, ao rFactor e GTR.
Parece-me que lhes falta muita coisa…
Provavelmente as empresas não querem perder dinheiro ao fazer um excelente simulador para computador, devido a pirataria… Bad for us, Good for them
Simulador,simulador, o rfactor é melhor que o GT ou Forza.
Eu por acaso acho que as consolas é que não têm nenhum simulador automóvel. É tudo arcade. Havia um a puxar mais para a simulação na ps2 que era o “Enthusia” mas para estas consolas não sei se há algum.
“Género: Simulador Automovel”
Automóvel falta o acento.
Comprei o jogo na Amazon deve ainda chegar esta semana, ansioso para começar a jogar isso.
Jogo fantástico! Já experimentei numa loja e ficou apaixonado xD
E os players de PC? São os “pretos”.
Gostei dos gráficos.. mas o som do Ferrari desilude!
E muito.
O melhor simulador automóvel alguma vez criado, vai sair em 2012 e é exclusivo para PC, chama-se C.A.R.S. e é desenvolvido pela Slightly Mad Studios….
http://i.imgur.com/9NM5q.jpg
http://i.imgur.com/rVk54.jpg
Os graficos no gt5 são bons 720p e 30frames
mas os do Forza 4 são superiores alem de correr a 1080p reais e a 60frames … é o melhor simludador do Genero e ganho o premio de jogo de corridas do ano nos VGA award , e segundo o IGN a consola de eleição para jogos continua a ser a xbox 360 como a melhor consola do Ano e com melhores exclusivos ….
cumps
lolll… o GT5 já saiu em 2010, portanto não compete com o Forza 4 pra esses prémios lolll..
Pra mim, o GT5 é superior em vários aspectos…
“Os graficos no gt5 são bons 720p e 30frames”
São ainda melhores, informa-te 🙂
Não sei onde andas a tirar essas informações mas ok…
boa review!
Sò não concordo na parte em que dizes que vem atrasado em relação ao concorrente da outra consola, é o terceiro “full title” desta série para a 360, enquanto a concorrência lançou só um e em estado beta, que agora está a evoluir.
joguei forza e gran turismo desde o primeiro até ao último, e o que mais me arrependo foi comprar a ps3 há 1 ano para jogar a versão beta do gt5.
cumprimentos e boas festas!
Já joguei o GT5 e o FM4.
Há certos detalhes no GT5 que estão horríveis, desde sombras a sons e a condução de alguns carros.
No geral, gostei mais do FM4. para além de que este tem carros mais novos que o GT5.
No entanto não tenho PS3 nem XBox, enm estou mito interessado em comprar, visto só iria comprar um ou dois jogos, sendo eles jogos tipo FM4 e GT5. Por isso é que era fixe que um edtora se lembrasse de lançar um titulo destes, ou um muito similar, mas para PC.
E já alguém disse que o Forza foi o jogo de carros do ano… ERRADO…. O jogo do ano de carros (neste caso é rally, mas competem tds ao mesmo) foi mesmo DIRT 3…. Simplesmente fantástico…. Um verdadeiro simulador…
e porque vc nao entende mesmo de jogos de carros.
Já joguei os 2 e digo que GT5 está melhor na condução, AI e no realismo no geral. No FM4 a sensação de velocidade está muito exagerada e não gostei do som dos carros (está bom mas mal ajustado)