Análise Football Manager 2015 (PC Windows)
Football Manager 2015 chegou para satisfação de milhares de fãs por esse Mundo fora que desde o final da época passada ansiavam por este momento.
No entanto a Sports Interactive manteve-se firme e decidida no rumo que tomou e, no passado dia 7 de Novembro, chegou a prova dos 9 com o lançamento mais que esperado de Football Manager 2015.
O Pplware já teve oportunidade de vestir o fato de treino de Football Manager 2015.
Vejam aqui..
Nos últimos meses muito foi comentado sobre Football Manager 2015. Criaram-se conjecturas, antevisões, e até muitos maus presságios foram divulgados sobre a edição deste ano. Receios de que o jogo se encontrava estagnado, antevisões de que não haveria nada mais para evoluir num jogo já de si perfeito, augúrios de que o jogo apenas se trataria de uma mera actualização de Base de Dados.
Desde sempre que Miles Jacobson, responsável da Sports Interactive referiu e reforçou que Football Manager 2015, apesar de estar recheado de novidades, a maior parte delas não serão "game-changers" (ou seja, não haverão revoluções na jogabilidade de FM 2015).
Creio que é importante relembrar isso desde o primeiro momento deste texto pois só se tivermos em conta essa mesma premissa poderemos encarar o jogo, como jogo, sem assumir ideias pré-estabelecidas. Mas comecemos pelo início.
Esta edição de 2015 não apresenta uma Revolução em Football Manager mas corresponde isso sim, a uma Evolução do jogo. Aliás, creio que é o ponto-chave desta análise.
Football Manager 2015 é sobre Evolução.
Comecemos então pelo ponto inicial … a criação do treinador. Até esta edição a criação do nosso treinador era simplesmente caracterizada pela introdução os dados biográficos e pouco mais. Agora, com o lançamento de 2015, aprofundamos um pouco mais a personalidade e postura do manager.
Foi acrescentada a possibilidade de indicar qual a nossa postura enquanto manager, que nos permite escolher entre duas opções principais. Por um lado temos a opção de ser um Tracksuit Manager, ou treinador de fato de treino, que será um manager mais vocacionado para a parte técnica dos treinos. Por outro lado, podemos ser Tactical Managers que corresponderá aos treinadores de fato e gravata mais orientados para a componente táctica e mental do jogo (não sei porquê, faz-me lembrar Van Gaal).
Cada uma dessas opções traz consigo pontos de experiência atribuídos automaticamente ao nosso perfil. Por exemplo, um Tactical Manager terá mais pontos de conhecimento táctico que um Tracksuit Manager. No entanto, podemos alterar esse perfil e fazer uma customização desses pontos de experiência, indo a um pormenor mais direccionado em relação à nossa caracterização, como treinadores.
Estas escolhas afectam no imediato a forma como a informação nos chega bem como a forma como interagimos com os jogadores, permitindo inclusive, no caso do Tracksuit Manager, ser um dos treinadores de campo.
A capacidade para definir um estilo de treinador é apenas uma das muitas actualizações e melhorias do Football Manager 2015, muitas das quais não serão imediatamente evidentes porque acontecem ao longo do jogo. No entanto, uma mudança importante óbvia desde o início é a reconfiguração completa do design da interface do utilizador.
Realmente, desta vez acertaram em cheio com o nosso design de interface. A barra lateral esquerda com os atalhos para os principais pontos de interesse (Plantel, Calendário, Treino, …) conjugada com as barras de contexto horizontais trazem uma grande simplicidade e flexibilidade na navegação em Football Manager 2015.
Um dos pontos chaves no qual FM 2015 assentou a sua atenção é o processo de scouting. Este processo de pesquisa de jogadores é feito agora de uma forma gradual e sustentada e muito mais próxima do real (quer em termos do processo em si, como do stress que gera na análise e escolha final quando a janela de transferências se começa a esgotar).
Em vez de, como acontecia antes, apenas pedirmos a um olheiro que observe um certo jogador e após essa observação, ser-nos entregue um relatório com uma fotografia completa desse mesmo jogador, em FM 2015 a observação é feita de forma gradual e dependendo da qualidade do scout em acção.
Com isto quero dizer que, a análise completa de um jogador só é possível ao final de várias observações pois as suas qualidades e fraquezas vão sendo determinadas aos poucos (observação a observação). Ainda para apimentar mais as coisas, se o nosso scout for fraco nas suas funções então ainda mais demora essa observação e o relatório menos preciso fica.
Esses relatórios surgem agora num ecrã aparte que identifica de forma clara e visual, os pontos fortes e fracos de cada atleta tornando muito mais simples e imediato a aferição se nos interessa ou não.
As constantes actualizações de observação de um jogador mesmo assim podem ser incompletas. Por exemplo, ao observarmos um determinado defesa, é comum que o nosso scout (pela fraca qualidade de avaliação que tenha) nos indique que o jogador tem 14 de Desarme mas entre 10 e 15 de Marcação. Nesses casos a solução passa por continuar a observar o jogador mas com o problema de o tempo ir passando entretanto.
Isto leva a uma maior ponderação no processo de transferências.
Aliás, esse processo também foi melhorado sendo agora mais exigente, quer pela parte dos clubes, quer pela parte dos jogadores e seus empresários. É por isso um passo importante a dar e sem um sistema de scouting adequado e completo, poderá constituir um autêntico desastre.
Por falar em transferências, as imposições internacionais da UEFA em relação ao Fair Play financeiro exigem agora uma maior contenção financeira e essas restrições sentem-se em Football Manager 2015, de uma forma bastante intensa e angustiante. Especialmente na altura de investir em novos jogadores. Torna-se frustrante andar atrás de um jogador que já observámos ao longo de 1 ou 2 meses (sim, agora podemos pedir para um olheiro para observar um jogador durante 3 meses) e não o conseguir comprar por pormenores financeiros.
Uma outra área bastante intervencionada foi a interacção com o nosso staff, desde os scouts aos treinadores encontra-se agora muito mais intensa com muito mais informação (e de qualidade) a ser divulgada.
A interacção com os jogadores é agora mais exigente e convém ter mais atenção aos pormenores uma vez que é normal um jogador (mais temperamental) sentir-se injustiçado por estar no banco e, por arrasto, levar a que os restantes membros da equipa se sintam mal por isso.
É frequente sermos obrigados a fazer reuniões de equipa para esclarecer determinadas quezílias internas com o objectivo de evitar revoluções no balneário. Aliás, os próprios jogadores e em especial os capitães, tornaram-se muito mais interventivos no processo de team building em FM 2015.
Foram adicionadas novos movimentos preferenciais para os jogadores bem como, novas posições de jogadores, como por exemplo, o Organizador Móvel ou Raumdeuter (jogador mais móvel que procura explorar espaços entre os defesas) que, além de aumentarem a diversidade táctica que emprestam ao jogo na altura de criar a equipa, são introduções válidas se tivermos em conta o que acontece na realidade pois há jogadores que simplesmente não se podem caracterizar como sendo médios ou avançados … são algo mais.
Por falar em caracterizar jogadores … foi incluída uma nova forma de visualização (em forma circular) da capacidade dos jogadores para as posições e funções que podem ocupar em campo. Quanto mais fechado o círculo, melhor a capacidade do jogador encaixar nesse perfil técnico.
O Match View, também foi alvo de melhorias. Aliás, talvez tenha sido a maior introdução de novidades no motor de jogo desde a introdução do 3D no Football Manager 2009. A equipa da Sports Interactive introduziu pela primeira vez no jogo, a captura de movimentos para as animações dos jogadores. Os atletas do Wimbledon AFC foram os escolhidos para darem corpo aos movimentos digitais dos jogadores de Football Manager 2015, o que permitiu a inclusão de mais de 2000 novas animações.
Estas inclusões em Football Manager 2015 representam uma enorme melhoria na representação dos jogos e realmente pode-se verificar essa mesma fluidez no decorrer do jogo.
A acção é mais fluída e mais realista, apesar da existência de animações e movimentações estranhas. De qualquer forma, nunca foi a intenção da Sports Interactive (pelo menos até agora) de transformar FM 2015 num jogo como FIFA ou PES, como se pode ver pelas palavras de Miles Jacobson:
“Ainda não está ao nível de um FIFA ou PES, mas também não é isso que pretendemos para o nosso motor de jogo. O nosso objectivo é que se pareça com um verdadeiro jogo de futebol. E para isso ainda vamos precisar de mais alguns anos. Estamos muito sérios em relação a isso. Estabelecemos um plano a longo prazo para o nosso motor de jogo, e este ano é o primeiro passo desse plano."
Foram também introduzidas novidades ao nível da luminosidade em campo, reflectindo agora de uma forma mais realista os efeitos de luz, quer seja d Sol ou da iluminação artificial em todos os tipos de condições meteorológicas. É um pormenor mas ajuda a criar o ambiente correcto. Também uma física da bola aperfeiçoada ajuda nesse sentido.
Outro pormenor que foi melhorado foi o da movimentação e inteligência dos guarda-redes. Tal como aconteceu recentemente com FIFA 15, também Football Manager 2015 recebeu novas animações e uma inteligência artificial mais astuta para os guarda-redes. Aliás, o próprio jogo apresenta agora uma inteligência artificial (tanto no decorrer de uma partida como no dia a dia) bastante mais evoluída e interessante com inúmeros acontecimentos a sucederem-se e a revelarem que existe mais vida além do nosso clube.
Também a inclusão da possibilidade de se visualizar o estádio e suas redondezas com pormenores interessantes (terrenos em redor, estacionamentos, barraquinhas de comes e bebes, …) se torna num pormenor interessante.
Ainda no decorrer do jogo, existe agora a possibilidade de interagirmos com os jogadores em pleno jogo, de uma forma semelhante às palestras de início e meio do jogo. Assim sendo, é agora possível dar instruções para dentro de campo com o jogo a decorrer, o que pode ser extremamente importante, por exemplo, quando estamos a perder um jogo e os jogadores começarem a mostrar sinais de nervosismo. Umas palavras de calma ou incentivo podem trazer-lhes de novo alguma concentração e então potenciar uma reviravolta.
Os jornalistas encontram-se ainda mais assertivos e astutos, usando muitas vezes os nossos próprios comentários para tentar arranjar contradições e situações de colisão bem como rivalidades com outros treinadores, pelo que a interacção com os media tem agora de ser mais ponderada. Existe ainda a possibilidade de sermos interpelados antes do jogo, por um jornalista em pleno relvado para uma pergunta de última hora.
Haveria certamente muito mais para mencionar sobre Football Manager 2015, mas é precisamente esse o segredo do jogo ... estamos sempre a descobrir coisas novas pelo que a edição deste ano encontra-se tão ou mais viciante que as anteriores, e continua a ser normal, pesarmos que jogámos apenas 2 horas e na realidade já terem passado mais de 5 ...
Nota Final- 8,8
[0................10]
Football Manager 2015 continua na sua linha evolutiva. O jogo atingiu já um patamar de complexidade e realismo que dificilmente permitirá a grandes revoluções num futuro próximo. No entanto a equipa da Sports Interactive continua no seu trabalho com determinação de forma a tornar o jogo cada vez mais realista, mais palpável e mais dinâmico. E é precisamente isso que acontece com a edição deste ano. Uma evolução na direcção de uma maior simulação realística do que se passa nos meandros dos clubes de futebol (desde os maiores aos mais pequenos). Assim sendo, a ediçãode 2015 surge como uma evolução objectiva nessa mesma direcção tornando-a num jogo imprescindível para todos os fãs da série e amantes de jogos de estratégia de futebol. Como diria Charles Darwin, FM 2015 faz parte da Evolução Natural de Football Manager.
Género: Estratégia Plataforma Analisada: PC (Windows) Outros S.O.: Mac, Linux Homepage Football Manager 2015
Este artigo tem mais de um ano
Sou grande fã do Football Manager!!!
Melhor FM desde o seu primeiro lançamento! Parabéns SI.
Se calhar não diria tanto. No entanto, na minha opinião é o melhor FM desde há muito tempo.
Pessoalmente não gostei muito do design do interface. Espero que saia alguma patch para colocar os emblemas dos clubes portugueses em condicoes.
Sim, essa é uma pequena pecha que convinha resolverem.
Mas porque é que não gostaste do interface?
(Pessoalmente acho-o bastante mais simples e prático, depois de habituado a ele, claro)
Isso nunca vai acontecer até arranjarem as licenças de cá. E sinceramente, à quantidade de packs (kits, logos, faces) é o menos.
Ja fui super viciado no fm, agora ja nem tenho paciencia para jogar.
Se o problema é a complexidade crescente do modo Carreira, tens sempre o Modo Clássico.
E os Challenges.
E quanto às críticas de que o estilo de futebol que ganha neste fm 15 é o direct ball com target man? No 14 dava para pôr a equipe a jogar à Barcelona. Agora os passes curtos só servem para a derrota. E conhecendo a SI só em Janeiro é que temos patch. Por isso a minha dúvida é a seguinte: compro o FM 14 a £ 8,95 (+ ou – 10 euros) ou espero pelo patch (nessa altura o 15 já deve estar mais barato)?
E também gostava de saber quantas horas jogou o novo FM a pessoa que fez esta crítica…
Vamos lá por partes …
Joguei não! Jogo … Posso dizer que jogo FM 2015 regularmente, durante a última semana (aliás, estou a jogar neste momento 🙂 ).
Já devo ter mais de 20 horas de jogo …
Quanto ao estilo de passe curto, é estranho, pois é precisamente o meu tipo de passe preferido. Aliás, a minha formação preferida é 4-1-2-2-1 (com extremos) e apesar de começar com Linhas Recuadas e com Passe curto, se o resultado não me for do agrado aos 60′ então começo a apelar às bolas longas.
Nem sempre dá resultado … e não pensem em colocar a equipa a atacar desenfreadamente pois isso só em muito poucas ocasiões resulta. Na maior parte das vezes resulta … para o adversário.
Ahh .. quase me esquecia.
Apesar de indicar que a minha táctica preferida é o 4-1-2-2-1, não penses que é a única que uso … pois a I.A. do jogo está bem mais exigente e exige-nos que nos saibamos adaptar.
(na minha opinião o jogo está mais difícil).
Como é óbvio, não vou ser eu a dizer-te para comprares já, ou daqui a um mês, o jogo. A única coisa que te posso dizer, isso sim, é que o jogo está Muito Bom.
Obrigado Paulo. 20 horas já se pode ver qualquer coisa. 20 libras é muito dinheiro de diferença. Acho que me vou ficar pelo 14
Obrigado por participares e pelo teu feedback!
De resto, não me posso/devo pronunciar muito sobre preços ou modelos de negócio, por razões óbvias (no entanto tenho uma opinião pessoal como qualquer um, mas para ser discutida noutras instâncias 🙂 ).
Quanto a Football Manager, é um daqueles jogos que tem em mim um fã acérrimo … mas também, um fã exigente.
Aliás, só assim poderia ser pois jogo Football Manager ainda desde a altura em que se chamava Championship Manager (os CMITA, CMENG, CMESP, CMPOR, … que ocupavam uma diskette HD)
E que tal procurares pelo http://www.kinguin.pt? Tens lá diversos preços e diversas lojas. Comprei 99% dos jogos por lá, e nunca tive um único problema.
Não me parece que seja bem assim, andei a experimentar várias táticas e optei por jogar num modelo de posse, curto, como o porto costuma jogar habitualmente. E como podes ver, os resultados tem sido até bastante bons.
http://imgur.com/a/wpgjz
É só uma questão de analisares bem os teus jogadores, e veres no que se encaixam melhor. Vê os teus 3/4 melhores, e começa por montar a táctica em torno deles (assim como o ancelotti fez com o ronaldo lol).
André André … ora aí está uma boa aquisição.
Também tenho apostado nele … 🙂
O rapaz tem sido muito certinho embora ainda tenha feito poucos jogos, quem me tem agradado bastante também é o Ricardo Horta, embora mais caro um pedaço. Bati a clausula de ~7,5M €. Quanto ao Bernard também é bastante bom, mas tive que perder a cabeça e fazer um “mau” negócio devido ao facto de estar com quase todos os médios lesionados (em Janeiro), 5M € por 20%. Quanto ao Praet, melhor negócio (Janeiro) tendo em conta o valor da transferência (~450m €). O Hachim Mastour também sai por uma bacatela (~1,5M €).
Jogo com passe curto com o Benfica e estou só com 1 empate em 8 ou 9 jornada em primeiro 5 pontos `frente do Guimarães e na Champions 2 vitórias em 3 jogos contra Napoles e Liege…
Eu gosto particularmente do Passe Curto e maior pressão.
No entanto, se o jogo começar a aproximar-se do final e o empate/derrota persistirem, lanço-me em Mais Rapidez, Passes Directos e Subir a Defesa …
(o que me trouxe já alguns dissabores também)
No entanto, já não consigo implementar tão bem essa táctica em equipas mais pequenas com executantes mais pobres …
Fui um grande adepto deste tipo de jogos desde o CM. Sinceramente tenho pena de que, com estas novas versões ainda mais realistas, não possa sequer pensar em jogar, visto serem tão viciantes.
Saquei ( legalmente ) o jogo, apenas para ver como aquilo estava. Mais uma vez 5 estrelas. E lá comecei eu, ontem à noite, um joguinho, com o Charlton.
Prometi a mim mesmo fazer só um joguinho. Mas lá fiquei eu até as 4-5 da manhã a jogar isto!
Até os meus olhos pesarem!
Mas não, eram 4:40, e eu disse cá para mim : está na hora de voltar à vida real.
É nestes momentos que tenho saudades de ser um “puto” com tempo até para passar tardes infinitas com os amigos a jogar FM. É daqueles jogos que a cada dia que passa dá mais vontade de jogar. Não sai da cabeça!
É sem dúvida o melhor jogo de todos os tempos.
Também gostava de jogar Fifas e afins, mas nada como isto…
Miles Jacobson é o verdadeiro criador do futebol moderno. Pensar que as equipas, que investem milhoes em olheiros, ainda se baseiam pelo FM é quase “irreal” e da para perceber o quão real é este jogo.
Pensar que em 2004-5 o Messi era lá um craque do caraças e na vida real ninguem o conhecia dá que pensar!
Realmente, ao se jogar FM é fácil perder a noção do tempo … especialmente, para quem gosta de controlar os pormenores todos, ter em mente todas as estatisticas, gerir os treinos, …
É um Mundo autêntico!
Eu ja passei manhas tarde e noites ate as tantos a jogar isto com um vicio insuportavel que não conseguia parar de jogar com a gana de ganhar tudo. Fazia taticas para td. Cheguei a ser o mestra das taticas pk cada jogo quase, fazia uma tática diferente mas funcionava sempre. Era emocionante.
O Melhor meu melhor vicio, comigo desde o CM 93, a mais de 20 anos 🙂
Como te compreendo … Lembras-te ainda dos CMITA, CMENG e afins que eram uma diskette HD?
Boa análise…
Fiquei com vontade de voltar a jogar FM.
Obrigado Emanuel!
Se ficaste com vontade, nada como satisfazê-la … 🙂
O jogo está mesmo bastante bom …
Apesar de estar bastante melhor, no que toca ao valor de clubes e jogadores nacionais (do campeonato nacional), um dos pontos fracos a meu ver, prende-se com a valorização de alguns desses jogadores. Nomeadamente os jogadores de clubes mais pequenos.
Por outro lado vemos que jogadores como o André André, Rafa entre outros já se encontram mais valorizados.
De resto, o jogo está mais maduro … (e também mais exigente)
Deixou de ter piada…
Muita complexidade para nada.
Os treinos na vida real nao sao nada como está no FM
E para mim, isso é a parte crítica e que tem falhado ao longo dos tempos.
Já nao bastava uma pessoa gastar horas a afinar tacticas, que agora é 1 dia so para ler mensagens, reunioes, etc etc etc
Ficou aborrecido o FM
Nada como ser manager na vida real.
Tens uma opção: joga no Classic.
Eu até gostaria de experimentar este novo FM mas so consigo jogar durante pouco tempo porque me vai sempre a baixo. Dá me erro, não entendo porquê.
Na minha humilde opinião é o melhor desde que deixou de ser CM e passou a ser FM. Jogo cada vez mais real, mas concordo que a parte dos treinos podiam estar melhor, também gostava que fosse permitido fazer estágios antes dos jogos.
O FM dá pra jogar online? tipo eu contra algum amigo meu..
Dá.
Sou um grande fã do FM e jogo a anos. Joguei o 2015 no modo Classic. Porém, acho que perdeu muita a característica. A imagem das partidas estão mais reais, porém perde a realidade em vários BUGS encontrados no meio da partida, como varias vezes o jogador ir na linha de fundo cruzar e a bola entrar, ou então o goleiro engolir um frango impossível de engolir, fora que se voce clica no seu auxiliar pra treinar o time, ele sempre treina 100% condicionamento e se voce nao ficar atento nisto voce perde de goleada pra um time de serie B. O gol é como se fosse uma parede a bola bate e volta la pra fora da area….Esta parecido com o Championship Manager 09, com imagem melhor, mas deixando muito a desejar na jogabilidade. Recomendo voltar pro FM14 que não esta com esses problemas de BUG na jogabilidade.
Boa noite.eu tenho tado a jogar o fm15 e nao estou a gostar mr deste novo fm15…adorei o fm14 e tou a pensar voltar ao fm14..alguem me consegue dar uma ajuda se volto a jogar a fm14!!! e mais uma ajuda,sera que se eu comprar o fm14 a steam vai actualizar o jogo com as novas transferencias de janeiro de 2015 e por os atributos reais??
Galera sou novo no FM, então preciso da ajuda de vcs. Como faço pra jogar online?? quando seleciono um servidor apareçe a msg informando q não foi encontrado bases de dados disponiveis para jogar online.
O que devo fazer??
valeu!!!!!
Boa noite,
Estou com o mesmo problema do Luis, também não consigo jogar online com um amigo porque consta que “não foi encontrado base de dados disponíveis para jogar online”.
Desde já agradeço pela ajuda.
boas ja resolveram?
Boas pessoal , instalei o Windows 10 no meu pc e não consigo instalar o fm 15 será qu não há compatibilidade?