Análise FIFA 16 (Xbox One)
A época desportiva já começou há uns meses, mas só agora vamos poder começar a nova época virtual do desporto mais amado do mundo. Tal como o coração de João Manuel Pinto, esta divide-se em duas "cores", Pro Evolution Soccer e FIFA.
Todos os que acompanham o futebol sabem da rivalidade entre Benfica e Sporting, Real Madrid e Barcelona, Ronaldo e Messi, Mourinho e Wenger... E quem acompanha o futebol virtual conhece bem a rivalidade entre FIFA e PES. Este último tem vindo a recuperar terreno para o FIFA nos últimos anos. A última iteração chega mesmo a aclamar em anúncios televisivos que é o melhor simulador de futebol de sempre!
Resta-me a mim analisar o jogo da EA Sports e descobrir se realmente o FIFA perdeu o trono no qual já se sente confortável hà demasiado tempo.
Antes de enumerar as novas adições em FIFA 2016, quero dizer que este é o FIFA com maior curva de aprendizagem dos últimos anos, e não me refiro apenas à configuração dos botões. As alterações são mínimas nesse campo.
Os passes bonitos são agora feitos com o gatilho esquerdo, e o botão previamente usado para o efeito é usado agora para os passes "bala". Estes passes, são, tal como o nome sugere, passes com mais força e velocidade que o habitual, e não é qualquer jogador que consegue fazer uma recepção orientada com um passe destes. Um pouco mais de força que o pretendido e é ver a bola a ressaltar de forma imprevisível nos pés do jogador ou a sair completamente ao lado.
É essencial dominar esta nova mecânica, uma vez que a EA tornou um qualquer defesa de segunda categoria num super homem de antecipação. Numa partida consegui "secar" o Messi com o quase reformado e lento Demichelis. Para mim esta mudança foi bem vinda, se bem que se encontra um pouco exagerada.
Se o Terry conseguisse apanhar o Ronaldo na vida real tal como acontece no jogo, certamente que não andava pelo banco do Chelsea.
Na iteração anterior os jogadores e principalmente os defesas eram muito mais estáticos, o que fez com que as bolas picadas para os jogadores com mais velocidade fossem literalmente as únicas táticas usadas em inúmeras partidas contra oponentes humanos.
Felizmente a EA ouviu as queixas dos jogadores e reduziu bastante a importância da velocidade, agora existe um maior equilíbrio entre outras características importantes de um jogador, como o passe, visão de jogo, capacidade física, da resistência, etc. Tudo isto transforma o jogo em partidas de futebol mais táctico em vez de uma correria desenfreada para a baliza do adversário, como acontecia em FIFA 2015.
No entanto nem em todos os aspectos existiram melhorias, os árbitros continuam a apitar por tudo e por nada e atribuem cartões sem grande lógica. Aconteceu levar um cartão amarelo por um encosto de ombro no meio campo adversário, e segundos depois o meu jogador sofrer um carrinho por trás e nem falta ser marcada.
Se a EA tem o cuidado de não marcar as mãos na bola porque é algo que os jogadores não possuem qualquer controlo, também tem de ter o cuidado de não prejudicar o jogo com situações destas, que já vêm de arrasto dos títulos anteriores e que aparentemente só continuam a piorar.
Para se adaptarem a esta mudança de jogabilidade, podem usar os jogos de habilidade. Não são mais que mini-jogos que vos ajudam a treinar e a aprimorar as vossas capacidades enquanto futebolistas virtuais, desde o simples passe, marcação de livres e até contornar vários defesas com fintas como o Neymar fazia no brasileirão.
A principal inovação e mais publicitada é o futebol feminino, que aparece pela primeira vez num jogo de futebol da EA. Vamos poder assumir o controlo de 12 seleções femininas, como a selecção Sueca ou Alemã, infelizmente a portuguesa não se encontra presente, e os jogos apenas podem ser feitos entre as seleções femininas, ou seja não podem enfrentar a selecção feminina do Brasil com a selecção masculina.
As mudanças na jogabilidade não são tão drásticas como estaria à espera, basicamente é igual a jogar com os homens, mas como a compleição física das jogadoras é menos robusta que o dos homens isto traduz-se numa maior sensação agilidade quando as estamos a controlar.
Outra novidade é a inclusão do modo draft no famoso ultimate team. Aqui os jogadores escolhem uma formação tática e depois escolhem um jogador de entre cinco disponíveis para cada posição, tanto vos pode calhar o Cristiano Ronaldo como outro qualquer.
Por exemplo, num draft pude escolher entre o George Best, ou a carta em forma do Cristiano Ronaldo, como tinha jogadores da Premier League em algumas das posições, decidi ir pela antiga glória do Manchester United para poder aumentar a química da equipa. Ou seja, nem sempre escolher o jogador com melhores características se traduz numa melhor opção.
Vão poder usar esta equipa num máximo de quatro jogos, assim que ganhem o quarto jogo ou percam um podem voltar a fazer um novo draft, desde que tenham um token que custa 15.000 moedas.
O modo carreira também sofreu algumas alterações. Agora podem fazer torneios de pré-época em vez dos habituais amigáveis aleatórios. Outra das novidades é puderem fazer treinos individuais com os jogadores da vossa equipa de maneira a os evoluírem mais rapidamente.
Visualmente o jogo prossegue na linha do anterior, não vão notar grandes diferenças para o FIFA 15. O que posso dizer de positivo é que existem ainda mais jogadores com as caras e penteados recreados no jogo. E não só nos homens, todas as jogadoras estão também fielmente recreadas.
O ambiente nos estádios continua excelente, com cânticos de apoio e o habitual “ooooh” de quando se atira uma bola aos ferros a fazerem sentir que estamos mesmo num estádio de futebol.
Nota Final- 9
[0................10]
É verdade que FIFA estagnou um pouco nas últimos tempos e o jogo anterior quase me fez largar os jogos de futebol por uns tempos. Felizmente onde realmente importa, que é a jogabilidade FIFA mudou para melhor, já não estamos dependentes de jogadores velocistas, agora o equilíbrio entre os vários tipos de jogadores proporciona muito melhor a sensação de jogar uma verdadeira partida de futebol.
Não sei se o que disse para trás é suficiente para se manterem fiéis à série, ou se é suficiente para vos fazer mudar de clube, o que sei é que este é o melhor FIFA dos últimos anos!
FIFA 2016
Género: Futebol
Plataforma Analisada: Xbox One
Outras Plataforma: Playstation 4, Xbox 360, Playstation 3, PC
Homepage FIFA 16
Este artigo tem mais de um ano
Gostei Ricardo … boa análise. Concordo com a análise e com o que mencionas.
Se me permites, há no entanto um aspecto que acho que FIFA 16 se encontra melhor em relação ao ano anterior, o aspecto táctico. As equipas do CPU têm uma maior capacidade de apreender as tácticas e de compreenderem as exigências do jogo (quando estão a perder sobem e atacam mais, quando estão ganhar, reduzem o ritmo). Gostei desse aspecto.
Outro pormenor que já não gostei tanto e gostava de saber se concordas comigo é que uma das formas de tornar o jogo mais exigente que a EA Sports encontrou foi a de dar às equipas adversárias um espectacular controlo de bola. Acho algo ridículo ver equipas de divisões inferiores conseguirem dar mais de 10 toques numa só jogada … contra um dos grandes do futebol europeu.
Obrigado Paulo e sim, concordo, especialmente com o ultimo ponto que referiste.
Parece que qualquer equipa controlado pelo CPU joga à Barcelona do Guardiola, com muita posse de bola e muitos passes entre si o que pode se tornar bastante frustrante para quem não domina bem o controlos defensivos do Fifa.
O PES é um simulador. O FIFA é um jogo muito “arcade” quando comparado com o PES. Os níveis de perícia são muito diferentes.
Arcade: Not real, exaggerated, couldn’t happen in real life.
Simulation: Tries to simulate or imitate whatever it is based on to the point where it could happen on real life. Making it seem as real as possible.
Depois de jogar o PES mais recente, de longe que diria que é um simulador, mas ok.
+1 Para mim e exactamente o oposto.
especialmente agora que acabaram com os Pace abusers
+1000! Só diz que PES é simulador e FIFA é arcada quem percebe bem pouco dos jogos é absolutamente nada de futebol…
What???? Que idade tens? Joga futebol
World class e lendário são arcades mesmos pro cpu a bola cola no pé dos caras .fifa16 só é bom online
Até melhorou sim mais os passes estao muito ruim faltas apelona juiz marca penalty toda hora passes torto muito macete pra um jogo
Fiquei na dúvida, no título diz que é uma análise Xbox One mas na ficha técnica diz que a plataforma analisada foi a PS4. Sei que na prática é irrelevante mas convém ser coerente. 😉
Corrigido …
Obrigado pela dica! 🙂
Boas, tenho estado a jogar em modo Legendário e sinto muita dificuldade em tirar a bola ao adversário, mesmo estando lado a lado com o oponente a clicar no botão para retirar a bola e a fazer pressão alta na táctica (em classe mundial é praticamente o mesmo).
Então fiz a seguinte experiência, cada vez que perco a bola, clico no botão do meio da PS4 (touch) e fico a controlar o guarda redes, quando faço isto, nem passados 5 segundos os jogadores recuperam logo a bola.
Conclusão: Seja contra o Barcelona ou seja contra o Cascalheira, é muito difícil tirar a bola ao adversário quando este a tem no pé. É exagerado tanto domínio e controlo de bola.
Só acrescentar que mais uma vez a Liga Portuguesa está paupérrima e sem alma não existem cânticos para todos os clubes, o som de golo ou é GOAL ou YEAHHH e 2 Liga simplesmente não existe.
Para mim este jogo é update tal como o PES, sem nada de realmente inovador ou diferente das outras pomadas de sequelas que é preciso ter sempre em conta, enfim os monopólios estão instalados e alternativas não existem. È uma pena que assim continue esta industria porque se houvesse concorrência séria, há muito tempo que estes 2 jogos tinham evoulido desde a anterior geração ao invés de usar o que foi feito ao preço de ouro!
Olá Ricardo,
Penso que já respondeste aqui nos comentários á minha duvida mas aqui vai – julgas que neste ultimo Fifa esta mais equilibrada a diferenca entre equipas de rating 90 e equipas de rating 80 por exemplo?
é que no fifa 15 senti que na maioria das vezes é praticamente impossivel vencer num duelo com um jogador de qualidade semelhante á minha quando a diferenca de rating pontual nas equipas é pequena.
Se calhar essa nova forma de controlo de bola serviu para equilibrar isso. Concordas?
Outra questao, o controlo da profundidade achas que melhorou? Senti que no fifa 15 era praticamente impossivel contrariar adversarios que fogem á linha de fora-de-jogo porque depois a velocidade com bola era superior á velocidade sem ela, mesmo que estivesse a usar defesas centrais de top.
Obrigado
Olá Miguel,
é natural que uma equipa de rating 90 tenha diferença para uma de 80, e isso também se nota no Fifa 16, mas não é tanto como se verificava no 15. Por isso respondendo concretamente, sim está mais equilibrado, e claro, a habilidade do próprio jogador também importa.
Quanto à questão das bolas em profundidade, sim melhorou, como refiro na análise em que consegui secar o Messi com o Demichelis. E até online podes ver que o abuso dessa técnica acabou, felizmente 🙂
Excelente!!! Optimas noticias assim já me dá vontade de jogar, realmente foram estas caracteristicas que me desiludiram um pouco no fifa 15.
Sei que muita gente critica o facto de ser “realista” demais mas na verdade eu prefiro assim do que a “brincadeira” do PES. Deve ser da idade hehe
A versão final de fifa16 esta muito diferente da demo , principalmente na dificuldade internacional que esta desbalanceada; a dificuldade internacional e lendário praticamente são as mesmas
O jogo fica travado desta forma
Na PS3 não há comentários em Português, como é nas outras plataformas?
Nenhuma versão tem comentários portugueses.
Só versão “PC”
Fifa 15 para a xbox 360 tem comentários em Português
E o 2016? 😮
Fifa 16, basicamente está uma bosta! eu jogo fifa desde o 96, tenho-os todos!
não está tão ruín ,mas dá nota 9 isso é típico de que só joga FIFA …amadores..
concordo plenamente, as defesas ficaram tao fortes que antecipam todas jogadas, parece um fliperama no meio de campo, jogadores que na vida real sao melhores que os outros como messi, ronaldo e neymar, sao perebas como todos.
Contra a maquina em dificuldade world class e lendário desanima .só ganha de 1 a0, empata 0x0 , e perde de 1×O .isso é muito desanimador ,o time pode ser o portsmounth da 4 divisão inglesa que joga igual o barcelona de 2010/2011/2012
nao podemos mais editar o time em uma formação personalisada, como mudar posição do jogador e dando caracteristicas de defesa e ataque, isso acontece apenas no online???????????
Sim podes, o unico local onde não dá é no modo draft(on ou offline)
escolhes a tatica e tens de jogar com ela até ao fim.
e até essa tatica e uma escolha entre outras 5.
olha isso:
https://www.youtube.com/watch?v=ilz9DiETKeA
o cara dá nota 9 pra um jogo cheio de bizarrices iguais a esta
Versão Beta / Demo 😉
não é a demo ,a demo tem os comentários em inglês
Diz-me um jogo sem bugs. Só e apenas um.
olha isso:
https://www.youtube.com/watch?v=N3xFE-i7fik
Boa review,
Só tenho pena de uma coisa, que na PS4 não exista a possibilidade de jogar com as lendas.
Aos anos que jogo no PC jogos de futbol, seja PES ou FIFA. à coisa de á uns 3 anos para cá, e na minha opinião, o PES foi ultrapassado pelo FIFA, principalmente na versão 2015. E a versão 2016 so veio confirmar o grande jogo que é. Não é perfeito! Nada e eu que o diga que volta e meia deparo-me a gritar para o PC. Mas tem pormenores que simplesmente deliciam que o joga.
Agora a mim sinceramente o que mais detesto neste jogo, é o modo Ultimate Team. Não consigo desde que o jogo (apenas a 2 anos) perceber como é qeu aquilo funciona. Pois a certa altura dá a sensação que te forçam a perder. Não adienta o mais perfeito que sejas, ou o mais Pro que sejas, existem sempre factores que deixam um gajo a dizer ” mas como caralh€ ele faz aquilo!? e eu nao!”
A verdade é mesmo essa, o jogo funciona por ciclos, tens ciclos de vitória e tens de derrota. És capaz de perder 8 jogos seguidos mesmo tendo uma equipa toda de cartas raras contra uma equipa toda de bronze.
Fifa16 dificuldades :
Iniciante 11 contra ninguém
amador 11contra 1
Semi pro barcelona contra taiti
profissional time humano contra time humano
internacional homem contra maquina arcade +arbitragem ladrona
lendário homem contra exterminador do futuro +arbitragem ladrona e goleiros elefantes elasticos
alguém pode me dizer quais os níveis de dificuldade em inglês ? ex: lendario = ?, internacional = ?