WikiTok: o feed interminável do TikTok, mas com artigos da Wikipedia
Visto por muitos como problemático, o feed interminável do TikTok inspirou um programador, que criou uma alternativa mais... educativa. Conheça o recém-lançado WikiTok.
Recentemente, um programador de aplicações de Nova Iorque lançou uma nova plataforma curiosa. De nome WikiTok, esta permite que os utilizadores "scrollem" verticalmente por um fluxo interminável de artigos da Wikipédia, de uma forma semelhante à que conhecemos do TikTok.
Graças a Isaac Gemal, criador do WikiTok, os utilizadores podem percorrer um fluxo quase inifinito de artigos da Wikipédia, descobrindo factos aleatórios e interessantes.
Esta ideia de enciclopédia infinita surgiu, após Tyler Angert, fundador da Patina Systems, ter mencionado uma "ideia insana para um projeto: toda a Wikipédia numa única página scrollable". Em resposta, James Cham, da Bloomberg Beta VC, disse que melhor ainda seria uma página da Wikipédia que se "desenrola" com base nos interesses do utilizador.
Even better, an infinitely scrolling Wikipedia page based on whatever you are interested in next?
— James Cham (@jamescham) February 3, 2025
Com o nome em cima da mesa, o programador Isaac Gemal criou o WikiTok.
Sem monitorização invasiva e notificações intermináveis, a plataforma oferece o que poderá ser um scroll sem culpa.
Afinal, em vez de entregar conteúdos baseados num algoritmo, oferece uma seleção verdadeiramente aleatória de artigos da Wikipédia, extraídos diretamente da API da Wikipédia e apresentados numa interface ao estilo do TikTok.
Cada conteúdo aparece com uma imagem do artigo correspondente e, caso algum deles desperte o interesse, pode "Ler mais na Wikipédia", sendo direcionado para a página correspondente.
O programador disponibilizou o código do WikiTok no GitHub, permitindo a qualquer pessoa contribuir para o projeto.
Sobre o algoritmo, Isaac Gemal esclareceu que não planeia criar: "Já somos governados por algoritmos impiedosos e opacos na nossa vida quotidiana; porque não podemos ter um cantinho no mundo sem eles?"