WiFi4EU: O seu município já tem Internet gratuita? Saiba já…
A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade e residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, desde parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital e o aumento do acesso aos serviços públicos 'online'.
O seu município já tem Internet gratuita?
WiFi4EU: Objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade
Está disponível a lista dos municípios cujo prazo de instalação da rede WiFi4EU termina nos próximos meses de fevereiro, março, maio, julho, agosto e setembro de 2022.
Destes, destacam-se os que têm de proceder à referida instalação até ao final de fevereiro:
- Até 19 de fevereiro: Alenquer, Beja, Celorico de Basto, Fornos de Algodres, Gouveia, São João da Pesqueira, Santa Maria da Feira e Vila de Rei.
- Até 20 de fevereiro: Marinha Grande.
A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:
- a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
- o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Este artigo tem mais de um ano
No parQue dos poetas em Oeiras tem mas não funciona a mais de 2 anos ….
O melhor deste sistema é que como é concebido por políticos tem toda a burocracia que se espera de quem ganha a vida com “papelada”, vão ao café mais próximo e não há cá formulários para preencher nem nada, é só meter a senha ou pedir a senha e está a andar.
No Porto temos uma internet pública, mas não funciona nada bem infelizmente. Às vezes dá, outras não. Além disso, se por sorte se apanhar sinal, pode não estar disponível ou com a rede muito fraca e lenta… Para ver os horários da STCP (autocarros) seria (muito) bom ter internet pública. Infelizmente, como os horários dos autocarros não são certos, com internet seria bastante melhor.