WhatsApp muda as regras na Europa! Descubra o que tem de aceitar para usar esta app
Há grandes mudanças a acontecer no campo da tecnologia em Europa e o WhatsApp não pode escapar a essas alterações. As novas regras estão a ser aplicadas e vão dar aos utilizadores dos serviços e apps muito mais liberdade. O WhatsApp como visado muda as regras na Europa e pede aos utilizadores para aceitarem essas alterações. Mas afinal o que vai mudar?
DMA e DSA mudam a Europa para sempre
O DMA (Regulamento dos Mercados Digitais) e o DMS (Regulamento dos Serviços Digitais) vêm mudar o panorama das grandes empresas digitais na Europa. As regras estão definidas e até já a ser aplicadas, para garantir a interoperabilidade e o fim dos monopólios em todas as áreas.
Claro que isso vem com mudanças muito grandes associadas, que vão alterar por completo muitos dos serviços em alguns casos. O WhatsApp, por ser um gatekeeper, terá de se adaptar e oferecer aos utilizadores um lote de novidades que o vão tornar ainda mais universal.
Assim, vamos ter acesso à comunicação com outros serviços de mensagens e outras adaptações de peso. Claro que isso muda as regras que vão estar acessíveis aos utilizadores, que agora precisam de aceitar a mudança. Só assim vão poder continuar a usar o serviço.
As novas regras do WhatsApp
Este pedido de autorização está já a ser mostrado aos utilizadores do WhatsApp, que devem concordar, ou não com a mudança e as novas regras. De forma resumida, as alterações aplicadas estão presentes abaixo para todos.
- A idade mínima para usar o WhatsApp na Europa foi alterada de 16 para 13 anos.
- Os mecanismos internacionais de transferência de dados são modificados para se basearem no Quadro de Privacidade de Dados UE-EUA
- Mensagens e chamadas pessoais permanecerão cifradas de ponta a ponta e nem mesmo o WhatsApp conseguirá lê-los ou ouvi-los.
- Serão incluídos mais detalhes sobre os novos requisitos da UE para enviar ou receber mensagens no WhatsApp de apps de terceiros compatíveis.
- Serão atualizadas informações sobre os canais: como denunciar conteúdos, recorrer de decisões e como são recomendados
Ao continuar a usar o WhatsApp após 11 de abril de 2024, o utilizador aceita as atualizações aos Termos de Serviço do WhatsApp. Se os utilizadores não quiserem aceitar as novas regras, será possível obter mais informações sobre opções da conta e decidir como quer usar os dados associados à conta.