WhatsApp está a preparar ainda mais segurança para a versão desktop e browser
Algo que tem sido pedido ao WhatsApp é que eleve os seus padrões de segurança em todos os níveis deste serviço. Se a questão da privacidade na troca de mensagens estará já resolvida e garantida, há outras áreas onde podem haver melhorias.
Uma delas é mesmo na versão desktop e browser, que estão agora a receber melhorias interessantes e importantes. Estes clientes vão ganhar ainda mais segurança com uma novidade que está a ser preparada. Finalmente estes vão ter acesso à autenticação de 2 fatores.
Mais segurança para o WhatsApp
Uma das formas mais básicas de segurança que o WhatsApp oferece é com a autenticação de 2 fatores. Desta maneira conseguem garantir que apenas os utilizadores autorizados têm acesso às contas e podem comunicar dentro deste serviço.
Se esta é uma realidade dentro das apps móveis do WhatsApp, o mesmo não acontece com a versão desktop e até na que temos acesso via browser. Este é certamente um cenário a ser alterado e este serviço está já a preparar a mudança.
Versão desktop e browser com novidades
O que o site WABetaInfo revela agora dá a conhecer esta novidade. Falamos da chegada da autenticação de 2 fatores, que na verdade será acessível de uma forma diferente. O que está a ser preparado é o acesso às configurações desta opção essencial de segurança.
Nesta nova área o utilizador poderá saber o estado da configuração da autenticação de 2 fatores, bem como ativar ou desativar esta opção. Há ainda a possibilidade de alterar o pin definido para esta forma de garantir a segurança do WhatsApp.
Autenticação de 2 fatores é essencial
Esta novidade será de extrema importância para todos os utilizadores que tenham perdido o acesso aos smartphones. Ao alterarem as configurações, podem garantir níveis de segurança mais elevados e não perder o controlo das suas contas do WhatsApp.
Esta novidade está ainda a ser preparada para ser lançada em breve para os utilizadores das versões de desktop e via browser. Mais uma vez o WhatsApp garante aos utilizadores a segurança necessária para se manterem protegidos.
Este artigo tem mais de um ano
PIN… difícil de lembrar se não for igual ao resto que a pessoa usa, porque raramente será necessário.
Pode meter num gestor de passwords, o problema é que se furtarem a base de dados e o malware conseguir simular ser o programa ou interceptar a colocação da senha do programa passa a ter acesso a tudo em simultâneo.
E-mail, estão constantemente a ser comprometidos.. mas ok, aí ainda aceito que ao pior do lixo humano comum seja um pouco mais difícil de aceder.
Falta aqui algo que realmente torna-se o furto de contas ligeiramente mais complicado… e já existe a solução: FIDO2. E quem quiser meter PIN o FIDO2 permite, e sei que permite porque utilizo com PIN.
Pouca gente tem FIDO2, porque não está disponível nas lojas de rua mas a realidade é que é muito mais conveniente, é bastante mais seguro porque um intruso remoto já não pode fazer alguns tipos de ataques (embora não faltem ataques para obter as credenciais de acesso depois que a pessoa se autenticou com sucesso no serviço).