Cuidado com a privacidade! WhatsApp e iMessage são serviços que mais dados fornecem
A oferta de serviços e apps de mensagens nunca foi tão variada como agora. Existem para todos os gostos e para todas as apps, prometendo o máximo de segurança e de privacidade, garantindo também que as mensagens não podem ser lidas ou consultadas.
Uma nova informação, vinda diretamente do interior do FBI, revelou que afinal nem tudo é verdade. Mostrou que o WhatsApp e iMessage são as apps que mais dados libertam, segundo o que foi revelado.
Serviços de mensagens revelam muitos dados
A informação é recente e vem mostrar uma faceta nova nos serviços e apps de mensagens. Toda a privacidade e segurança destas propostas afinal não está totalmente garantida, havendo muitos dados que acabam por poder ser revelados.
Esta realidade foi revelada por um documento interno do FBI e mostra como estas apps podem libertar dados. Da lista presente fica claro que WhatsApp e iMessage são as apps que mais dados libertam, sendo em ambos os casos a informação limitada.
WhatsApp e o iMessage são os que mais libertam
O iMessage da Apple, caso exista uma ordem do tribunal, dará a esta agência acesso a informações básicas do utilizador, bem como dados de pesquisas no iMessage. As mensagens ficam fora, mas apenas se o utilizador não tiver feito backup no iCloud. Caso estejam no serviço, a Apple consegue aceder-lhes.
No WhatsApp a situação é diferente. Com o mesmo mandato, o serviço da Meta dá acesso a informações básicas do utilizador e a sua atividade, via metadados. A grande diferença é que este serviço consegue fornecer dados em (quase) tempo real. A situação dos backups é idêntica ao iMessage, caso exista sincronização.
Há quem garanta a privacidade dos utilizadores
O mesmo documento foca-se também noutros serviços bem conhecidos. O Signal é o que menos dados fornece às autoridades, tendo apenas disponível a data e a hora de registo de um utilizador, bem como a última data em usou o serviço. No caso do Telegram é ainda mais restrito, sem qualquer informação acessível, mas em situações pontuais podem ser obtidos o IP e o número de telefone de um utilizador.
Em muitos casos esta não é propriamente uma novidade, pois as autoridades podem aceder a muita informação. O que não se tinha noção era a quantidade de dados obtidos, no caso do iMessage, e a rapidez com que isso acontece, como no WhatsApp.
Este artigo tem mais de um ano
Então eu sabendo desses e doutros problemas de privacidade e segurança nessas aplicações de mensagens, porque raio eu as usaria, ou até mesmo porque eu as instalaria no meu telemóvel, estando eu bem consciente dos riscos??
Com certeza que nem tudo é perfeito, mas sim, há umas bem mais confiáveis que outras e cabe-me a mim ter essa consciência e agir de forma bem responsável, pois é a minha vida privada e os meus dados em questão.
Nem toda a gente está no Signal ou no Telegram, não faz mal, só está lá quem realmente interessa e importa.
As vezes mesmo as que realmente interessam não querem/sabem/podem ir para o signal ou outra apps que estejas a usar.
Mas quem é que não sabe que o WhatsApp é uma desgraça total a nível de privacidade e segurança?
Só alguém muito desatento e mesmo assim…
Não acredito… Apps de mensagens a dar dados a terceiros, especialmente o iMessage que é de uma empresa tão “segura”???
Quem diria…
os teus dados no teu trabalho/emprego estao seguros. se eu la chegar e os quiser ver, nao me deixam.
mas se houver uma ordem de algum tribunal, a empresa terá de fornecer os mesmos.
acho que é de facil compreensao…
Sem duvidar de afronta à privacidade dos utilizadores, destaco que o tal resultado atribuído ao FBI, sem qualquer chancela, está datado de 7 de janeiro de 2021. Transcorridos 11 meses, será que novas medidas impostas pelos mensageiros não teriam corrigido os problemas? No que me diz respeito, acuso atualizações do Whatsapp, do Telegram e do iMessage. Portanto, a matéria jornalística pode estar bastante desatualizada.
imessage n acredito, e encriptado ponta a ponta e a apple esta no topo no que toca a privacidade
Fonte: Vozes na minha cabeça.
Hahahah!
Gostei dessa lol bem tirada
source: dude, trust me
Claro! Privacidade? Se cedemos a liberdade em nome da segurança. Ser livre é ser responsável e não entregar nosso corpo e mente em quem nos promete segurança. Sejamos soberanos.
A questão é que a privacidade e segurança são coisas distintas
Por isso se deixa de ser privado, por “questões de segurança”. Vejamos os locais onde se vão permitindo instalar câmaras de segurança.
Excelente ponto de vista entre a segurança e privacidade:
https://youtu.be/BbLh9Um6v9o
O meu aplauso. É cá dos meus. Esta gente, esqueceu-se que crescemos, amadurecemos e que nesse processo temos, devemos, aprender a ser autónomo e e livres vim esponsabilidade e não andar com amas virtuais ou não às costas!
Tanta verborreia sobre privacidade e segurança, mas aposto que usam Google, Facebook, Android, iOS, Chrome, Firefox, não bloqueiam todos os cookies nos browsers, etc., etc., etc. Para aturar hipocrisia de tasca, vou à tasca… Passem à frente…
A apple? A mais segura de todas.. Lol
Zappi já se sabia facebook e vender dados a grande…
Agora a Apple? Para mim não é novidade nenhuma… Sempre tenho vindo a dizer q a Apple é menos segura q o Android… Tenta é bloquear o acesso aos dados Do utilizador pelas apps… Para ficar é beneficiar dos dados so para ela…
E tudo o q está na cloud e visto é anlaizado pela Apple que vasculha tudo tudo por isso é que tudo esta conectado pela cloud… A malta acha fixe chegar ao Mac e ao iphone ter tudo sincronizado… Mas esquece-se que tb tab tudo sincronizado cm a Apple e quando ela quiser usa os teus dados todos..
Coontinuem na ilusão..
QUER USAR UM APP 100% SEGURO? QUE FUNCIONA ATÉ SEM INTERNET? VIA BLUETOOTH, WIFI OFFLINE? BAIXEM O APK CHAMADO: BRIAR
Ahh obrigado!
Agora já sei qual a melhor APP que posso usar para continuar os meus planos de actividades ilicitas e consquistar o mundo! 🙂