Waterfox: Um browser muito interessante feito para si
Ao longo dos últimos dias temos apresentado algumas alternativas aos browsers mais populares. Depois de darmos a conhecer o fantástico Brave e o Pale Moon, a nossa sugestão de hoje vai para o interessante Waterfox que está disponível para Windows, macOS, Linux e até Android.
O Waterfox é um projeto iniciado em 2011 por Alex Kontos, um estudante que tinha, na altura, 16 anos. Tal como o Pale Moon, o Waterfox é também baseado no Firefox e é extremamente rápido. Este browser foi especialmente desenhado e otimizado para funcionar em sistemas operativos a 64-bits.
Com o Waterfox pode também adicionar add-ons, extensões, mudar a aparência e instalar plugins. Além disso, pode também sincronizar o browser com uma conta Firefox.
Ao nível de motor de pesquisa, o Waterfox vem por omissão com o Ecosia, mas facilmente o utilizador pode mudar para o motor de pesquisa da Google, DuckDuckGo, Bing, entre outros.
Para quem necessita de um browser que oferece uma boa performance e um conjunto de funcionalidades interessantes, o Waterfox é uma boa sugestão. Se conhecerem outros projetos (browsers) do tipo, deixem o nome nos comentários para avaliarmos.
Este artigo tem mais de um ano
Estou a ver que os “browsers” é como as distros “Linux”. Há para todos os gostos…
Bom ano para todos… 😀
Estou de acordo consigo e cada um tem a hipótese de escolher aquele que melhor se adapta à sua forma de “navegar” na net…é por isso que “maravilhado” quando nos comentários aparecem alguns “entendidos” a considerarem que o que utilizam é o MELHOR que existe sem qualquer discussão! Quando o “melhor” terá sempre de ser aquele que melhor se adapta às características de cada um…e o mesmo acontece com os SOs,marcas de gadgets,antivirus,etc. Mas enfim…bom 2018!!
É verdade…há muita coisa além do Chrome, Firefox, Edge e afins
Fiquei sem entender que diferença pressupõe este do Firefox …
O Firefox é um browser mais completo. Por outro lado, este é um browser mais light
Midori browser, no linux – pelo menos em arch – é muito leve e rápido e desenrasca no inicio da instalação para fazer check up da net e aceder a sites para informação e html5 tb funciona e podes dar ao adblock as listas que quiseres, mais fedd rss e notes imbutidos. Não é o base browser mas tem-me desenrascado.
Bom ano. Podem ver o Epic browser? É bom sobretudo a nível da privacidade.
Vou investigar. Obrigado.
O que acham do Light, onde até o pplware já fez uma materia:
https://pplware.sapo.pt/software/light-o-firefox-nunca-foi-tao-rapido/
Obrigado por relembrar…Já foi há 3 anos, está na altura do post ser atualizado 🙂
Excelente artigo,Pedro Pinto.Sobre o Light browser,não se incomodem de fazer alguma pesquisa ou actualização.Não vale a pena,pois esse browser já não é actualizado desde o dia 6 de outubro de 2016(https://sourceforge.net/projects/lightfirefox/files/?source=navbar),quase há 1 ano e 3 meses.Ficou parado no tempo com a versão 49rc(release channel).Está muito ultrapassado no tempo.Espero ter contribuido. 🙂
O que distingue o Waterfox do Firefox?
Ah! Já percebi.
(li agora o comentário: «O Firefox é um browser mais completo. Por outro lado, este é um browser mais light»)
Já foi referido no entanto reitero. Epic Browser com proxy nativo integrado gratis para os States. cumps
Passou a ser o mais utilizado há algum tempo. Deixei o Vivaldi está muito pesado, estou a testar este https://www.slimjet.com/pt/ . Tenho o Palemoon como suplente.
* Utilizado, no meu computador.
Para quando nova versão do The Giant Browser’s Benchmark ?
(https://pplware.sapo.pt/informacao/the-giant-browsers-benchmark-abril-2012/)
mais arroz…
Boas,
Deixo ainda a informação sobre os seguintes browsers que podem ser analizados:
Maxthon (http://www.maxthon.com/ ) já vai na 5ªversão
Nitro – uma versão base do Maxthon, que não disponibiliza a possibilidade de customização, apenas velocidade de navegação pura (http://www.maxthon.com/nitro/static.html)
Avant (http://www.avantbrowser.com/)
Vivaldi (https://vivaldi.com/?lang=pt_PT)
Obrigado João 🙂