PplWare Mobile

Vodafone Portugal lança pacote de Internet a 10 Gbps

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe Fonseca says:

    Em pequenos e médios negócios é muito importante a velocidade de upload, alguém sabe nesta oferta qual vai ser? é que ter velocidade de download de 10 gbps e depois uma velocidade de upload de 100 mbps é pouco.

  2. Hacker Alhinho says:

    Espectáculo!!!
    Será que já ouviram os utilizadores com as “N” reclamações no fórum, a solicitar o bloqueio da APP Youtube na box…?!
    Se não ouviram, obrigado pelos 10GBPS, mas vou partir para outra…! 😉

  3. jota says:

    A Vodafone era mais esperta se baixasse os preços, isso sim, os consumidores davam-lhe mais valor! Desde os 100mbps que esses aumentos de velocidade não têm impacto significativo no dia a dia dos consumidores! Ser de 100, 200, 500, 1000mbps não tem grande importância! O que realmente tem importância é o preço praticado ao consumidor!

    • Sergio says:

      discordo, o aumento de velocidade embora que caro fez que com que tudo em minha casa funcionasse melhor e acabasse com os cabos. Não me adiantava ter tp-links se andasse a propagar 100 megas

    • Jorge amaral says:

      Fala por ti, para mim tem imensa importancia e vou aderir! 10gigabit em casa tenho tudo ligado com cat 7 , media center NAS a 10gigabit e wifi 7 router, e um espetaculo para jogar

      • says:

        Pronto, já podes ver PH em 8K. Uma ligação de 100megas chega e sobra para gaming, desde que as latências sejam baixas. Uma maior capacidade de download/upload não te serve de nada se as latência forem piores.
        Mas já sabemos que as empresas fazem isto para não baixar os preços (ou até aumentar). Como a utilização de 95% das pessoas não vai ter impacto quase nenhum no tráfego, é uma boa plataforma de marketing e uma boa desculpa para “justificar” os preços praticados. Não é nenhuma novidade esta estratégia que é usada por praticamente todos os operadores de telecomunicações.

        • Vou ali e já volto says:

          Finalmente, um comentário coerente, com pés e cabeça.

        • PML says:

          Pois, muitas pessoas dizem maravilhas quando fazem upgrades para 500M ou 1G. É o efeito placebo na maioria dos casos. Se analisarem o tráfego vão aperceber-se que não precisam de tanto para quase tudo. Contudo, é preciso as operadoras vendenrem e criarem necessidades nos utilizadores, mesmo quando estas não existem.

        • Peidinho barroso says:

          Uso no maximo geralmente 5-10megas que é o YT em fullhd. Nao uso nem 4k do YT que e uns 20-25megas. Ou seja, nao passo de 50megas geralmente. Repito, finalmente um comentario coerente seu aqui.

    • Hacker Alhinho says:

      ISTO!

  4. Ahdjdj says:

    E se os adaptadores de rede dos PCs e telemoveis so suportarem até 1 Gbps?

    • Bruno says:

      Por isso no artigo fala em múltiplos dispositivos.

    • V@ says:

      Fica obviamente limitado a 1 Gb e tem de comprar adaptadores de 10 Gb para tirar partido da velocidade.

      • Ahdjdj says:

        Mas esses adaptadores fazem com que passe a suportar 10 Gbps do nad?

        • V@ says:

          Sim. Se tem uma ligação a 10 Gb está condicionado á velocidade do elemento do circuito mais lento, ou seja, se o seu adaptador de rede for de 1Gb não conseguirá tirar partido dos 10 Gb fornecidos pelo seu fornecedor de acesso. Portanto, desde o router, passando pelos switches (caso tenha switches separados na sua rede) e terminando nas suas placas de rede, todo o circuito de uma ponta a outra tem de ser compatível com os 10 Gb. fornecidos pelo ISP. Se o seu modem recebe por fibra (normalmente) 10 Gb, deverá dispor de um router que suporte 10 Gb, de switches que suportem 10 Gb e de placas de rede que suportem 10 Gb. Não esquecer a componente de cablagem Ethernet, que deverá usar cabos e conectores RJ45 que suportem Categoria 7. Apenas isso.

          • Ahdjdj says:

            Lá está. Não basta comprar um adaptador de rede via USB de 10 Gbps se o meu PC só supoetar 1 Gbps. Há muitos PCs hoje em dia que tenham adaptadores de rede 10 Gbps?

          • V@ says:

            No segmento doméstico não, se bem que quase todas as motherboards recentes de gama média-alta já trazem um adaptador de rede a 2,5 Gb. Nos segmento dos servidores é, por assim dizer, habitual que já venham com 10 Gb. Assiste-se claramente a essa tendência e cada vez mais iremos assistir ao aumento de ofertas de hardware que suporta de raíz essa velocidade. Penso que se vai tornar norma, tal como aconteceu no passado com os 10/100/1000 Mbit.

    • Bruno says:

      Olha quer pergunta tão estúpida, se só suportam 1 Gbps, ou fazes upgrade ou ficas limitado a 1Gbps nesses dispositivos. Não é lógico?

    • Jorge amaral says:

      Agora em portugues, o meu iphone 15 pro por wifi chega aos 1700 mbps de transmissao para o NAS. No iperf chega aos 1840

    • Antonio Ferreira says:

      para ter os 10Gb, que nunca serão exatamente os 10, mas algo a rondar o 8Gb, é necessário ter condições para tal, a começar pelo próprio router, placa de rede no pc e cablagem que permita tal velocidade. No caso de uma empresa, deverá ser acrescido um switch com capacidade de 10Gb. Sem isto, a vantagem apenas acontece se tiver mais do que um pc na sua rede, pois cada um terá teoricamente uma velocidade de download na casa de 1Gb.

      • Ahdjdj says:

        Porquê 8 Gb e oferecerem um switch?

        • Antonio Ferreira says:

          porque existem percas. Nunca a velocidade real é igual á contratada. Por exemplo, 1Gb contratado normalmente o real são 930/940Mb. Alias, esta informação está presente nas letrinhas pequenas dos contratos. Quem é que oferece um switch ? O router é que tem normalmente 4 portas e faz de switch que pode usar se tiver até 4 equipamentos fixos, caso contrario tem que ter um switch.

          • Ahdjdj says:

            Pensava que estavas a dizer que seria oferecido um Gigabit Switch 10 Gbps à parte juntamente com o router.

    • jorge santos says:

      Consegues ter 10 pessoas a usar 1Gbps, em simultâneo.

    • Miguel says:

      Isso é como tudo… Falava se da mesma coisa quando vieram velocidades acima de 100 Mbps e os adaptadores eram apenas dessa velocidade. Tal como tudo, para se usufruir dos serviços tem de se ter equipamentos compatíveis. Não podes querer usufruir de dados móveis ilimitados se o teu telemóvel for antigo e não permitir acesso à Internet… O mesmo se passa nestes pacotes de 10 Gbps… Para usufruir tens de ter equipamento que o suporte, caso não tenhas está perfeito o tarifário que tens. É só criticar…

    • Jose Oliveira says:

      Mac cabo UTP via Thunderbolt pro 4 ( 7900 / 7900 ) acesso 10G meo… ( cabo de rede normal )
      Para que serve ?
      Replicaçao entre edificios…
      Backups remotos
      Acessos a fileservers remotos
      Backup da NET 🙂

  5. JP says:

    O poder positivo da concorrência a dar frutos, neste caso da DIGI.

  6. Sérgio V. says:

    Hum para quê 10gbs se a maioria dos consumidores não vai poder usufruir disso? É que não basta só meter lá os 10gbs depois é preciso ter material para isso dentro de casa

    • Jorge amaral says:

      Basta um cabo cat 6e, o router por cabo da sempre a velocidade maxima. Por wifi basta arranjar um AP da asus ou tplink com wifi 7, por 290 euros arranjas um

  7. Hugo Ferraz says:

    Queria agradecer ao meu colega Diogo Rodrigues pelo excelente trabalho que fez para com que este pacote ficasse disponível para os utilizadores Vodafone.

  8. Driver says:

    Marketing.

  9. Nuno says:

    O upgrade para os 10 Gbps faz parte do acordo com a Digi que vai também utilizar a fibra da Vodafone.

  10. Molécula says:

    Agora falta a nos. E depois a ver se lançam é pacotes de 2.5Gbps a preço acessível, para mim até seria mais interessante do que 10Gbps a 100 euros

  11. Pintor says:

    Nada tem a ver com a Digi estar a rebentar.

  12. Mestre Interespacial says:

    Preço do tarifário PRO-DIGI em Espanha(tirado do site da DIGI em Espanha). Só fibra, atenção—>”10 GB
    Instalação simétrica de até 10 Gbps
    e roteador WIFI 6 incluídos.informações
    +50 GB de armazenamento gratuito em armazenamento DIGI .
    25
    €/mês.” Realmente pagar um aditivo de 50 euros mensais por mês na Vodafone como na MEO e pagar só 25 euros por mês na DIGI a diferença é muita. Agora dou razão a muitos, pelo menos no que toca ao preço da fibra. Olhem, enfim…

  13. Mestre Interespacial says:

    Há muito que estou à espera que a Vodafone tenha este tipo de incremento de velocidades. Sei também que para receber teria que comprar uma nova placa de rede(da ASUS, muito boa, que custa aí uns 100 euros) para poder ter este tipo de velocidades. Gostava de ter uma velocidade de 5 GB simétrica e não me importava por pagar um pouco mais por ela. Agora 10 GB é muito, é mais que suficiente. E então o preço a pagar por ela é demasiado. 50 euros é muito.

  14. Mestre Interespacial says:

    Já agora só uma pergunta. Então a Vodafone lançou agora este tipo de velocidade simétrica de 10 Gbps, a MEO já a tinha, até a LigaT também(se não estou em erro), e provavelmente a DIGI a vai ter, e então a NOS ?? Como é ?? Não oferece este tipo de velocidades porquê ?? Se já tem FTTH porque é que não apostam em oferecer este tipo de velocidades ?? Fica assim para trás ?? 😐

  15. Wania Andrade says:

    só mesmo rir para não chorar. A pior dentre as piores? Agora é que enterra de vez quem tem a infelicidade de usar. Péssimo serviço, pior atendimento, não cumpre o contratado, encontra SEMPRE uma forma de cobrar a mais. A pior dentre as piores agora versão 10 Gb? SOCORRO?!???

  16. Toe says:

    Alguém sabe dizer porque i ip fixo e só empresarial? só ridículo, deviam dar a opção as pessoas que querem ip fixo. Desde já agradeço a quem souber explicar, e que nem meo nem Vodafone me sabe dizer.
    Obrigado.

  17. Jose Oliveira says:

    Hoje em dia nao precisas de IP Publico.
    Tens varias formas de ter dns dinamico gratuito. (no-ip por exemplo)
    Ou entao compras um router mikrotik e usas a rede DDNS da mikrotik ( é gratuita e automatico )
    Soluçao mais pro… usas firewall Fortinet e usas a cloud DNS da fortinet ( tambem gtatuita )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.