VirusTotal lança Droidy, uma nova sandbox Android
O serviço, sobejamente conhecido VirusTotal, que é uma espécie e almanaque do malware, poderá ficar ainda mais "íntimo" do utilizador.
O VirusTotal, como é sabido, permite que o utilizador envie ficheiros para que as ferramentas anti-malware possam analisar esses ficheiros e ajudar o utilizador na luta contra vírus e outros que tal. Agora a empresa lançou um novo produto destinado ao segmento Android.
Para quem conhece e usa este serviço, os resultados e a ação do VirusTotal até nem é de descartar, tanto é que a própria Google o adotou em 2012. Agora, passados vários anos da sua aparição, o serviço quer voltar a inovar e lança um produto novo: Droidy.
Mas então o que é o Droidy?
Droidy é um ambiente Android simulado projetado para analisar o comportamento de aplicações Android e gerar relatórios para utilizadores e investigadores de segurança.
Em resumo, a configuração caracteriza as ações que os APKs do Android executam quando são instaladas e abertas nos dispositivos.
Por sua vez, o VirusTotal afirma que o Droidy é uma melhoria em relação à sua solução sandbox Android original, que a empresa implantou pela primeira vez em 2013. Com o Droidy, o VirusTotal deseja fornecer insights mais detalhados e reconhecer com mais precisão várias coisas, como interações do sistema de ficheiros, serviços, permissões e muito mais.
Como isso pode parecer é mostrado neste exemplo. Se pretende ter uma ação pro-ativa em questões de segurança e está interessado nos procedimentos exatos, encontrará uma descrição aqui da nova ferramenta.
O combate ao malware parece ter recebido nova frente de prevenção, nunca é demais conhecer estes serviços que em nada invadem a segurança da sua máquina.
Este artigo tem mais de um ano
Qual o modelo do telemóvel na imagem ?
P20 PRO