Validação de faturas: Saiba até quando pode fazê-lo
Como é normal todos os anos, por esta altura, alertamos para começar a validar as suas faturas. O prazo para validar termina a 25 de fevereiro e, como sempre, só serão consideradas as que tenham sido validadas.
Para ajudar em todo o processo, o fisco lançou o ano passado uma app que permite registar e verificar faturas.
O prazo para validar faturas tem como data limite de 25 de fevereiro, de acordo o previsto no artigo 78.º-B, n.º 5 do Código do IRS. O contribuinte pode fazer a validação via portal ou, mais facilmente, via app e-fatura.
Como validar as suas faturas no smartphone com a app?
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.
Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.
Esta aplicação, está disponível para download gratuito para Android e iOS - pode ver aqui.
Relativamente ao IVAucher, todo o saldo acumulado através do IVAucher até 31 de dezembro, o valor remanescente será canalizado para abater ao IRS no âmbito da dedução por exigência de fatura.
O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.
São elegíveis os estabelecimentos de restauração, alojamento e espaços de cultura (cinemas, teatros e outras salas de espetáculo), cujo CAE principal consta da lista aqui disponível.
“Porquê pedir fatura?”. Esta é a pergunta que as Finanças colocam em grande plano, quando se abre o site. “Quando exige, garante-se que os impostos que pagamos são entregues ao Estado. É um dever de cidadania que aumenta a justiça, contribuindo para o combate à fraude e evasão fiscal. Não é justo pagar mais impostos por existirem contribuintes (cidadãos ou empresas) que não cumprem as suas obrigações fiscais”, responde.
Este artigo tem mais de um ano
Porque tem de ser contribuintes trabalhar para estado.
Por exemplo no caso de medicamentos não conseguem saber que NIF é uma farmácia e se foi com receita médica
Se a eficiência fiscal aumentou, os impostos não têm baixado?
Estás a precisar de ir viver para outros países para perceber como é fazer os impostos noutros países.
Agradece aos santinhos o processo ser tão fácil.
Vivi fora e conheço a realidade de fazer impostos em outros países.
Declarações electronicas não é somente em Portugal.
Este processo de validação não é uma simplificação.
Não é trabalhar para o estado, antes era pior porque tinha que somar todas as despesas EM PAPEL, ter os recibos todos EM PAPEL, depois andar á procura dos campos na declaração e adicionar.
Agora é automático… e não custa nada validar as faturas. As pessoas não têm que saber que nif é uma farmácia, á partida 99% das despesas de saúde caem no sitio certo. Já me apareceram despesas de farmacia que eram a 23% mas como faço validação +- de 2 em 2 meses, não custa nada.
Agora quem guarda para o inicio do ano seguinte a validação com centenas de faturas para validar… aí custa, e não venham dizem que não têm 15 minutos de 2 em 2 meses para validar faturas.
Automático não é, se precisa de ser validado.
As pessoas não, as finanças sabem quais são NIF e são a 23% ou não. Com sistemas informáticos vais dizer que não poderia ser verdadeiramente Automático.
Não custa nada para estado, estas a fazer trabalho não renumerado.
Submeteste alguma declaração ainda no tempo do papel? Eu perdia bem á vontade uma tarde a somar e a re-somar toda a papelada de saude, educação, etc, ver se estava tudo bem! Agora perco 1 hora por ano a validar faturas… Tipico portugues quer direitos, nao quer deveres.
Assim como os que se queixam do IMI, podiam ir para o UK onde pagam um IMIZÃO (~2000 libras ano) mais o aluguer do terreno onde está o prédio (300 libras /ano).
Se é para não fazer melhorias, deveriamos ter ficado no tempo do papel.
Vais dizer-me que não podem simplificar e nalguns casos eliminar validações.
Deveres temos muitos e temos pagar muito.
Direitos são poucos. Tenta reclamar alguma coisa com Finanças e vais ver os teus direitos.
Se queres comparar sistemas, existem sistemas simples e com menos impostos.