Utiliza o MB WAY? Deco alerta para risco de aumento das comissões
Esta quarta-feira, a Deco alertou para o risco de aumento de comissões no serviço MB WAY, na sequência do novo regime de transferências entre contas de pagamentos. Atualmente, este é um dos métodos mais práticos para fazer transferências bancárias, em Portugal.
Conforme está a ser avançado pela imprensa nacional, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) alertou para o risco de aumento de comissões no serviço MB WAY na sequência do novo regime de transferências entre contas de pagamentos.
Em causa estão notícias recentes segundo as quais a SIBS, que é a gestora da rede Multibanco e do serviço MB WAY, pretende permitir que este último possa ser associado a contas de pagamento, além da solução que já existe de associar a cartões de pagamento.
Em comunicado, a Deco manifesta "a sua preocupação, uma vez que poderá haver um aumento de comissões neste novo regime de transferências entre contas de pagamentos".
A associação do MB WAY a contas irá significar que as transferências entre utilizadores serão consideradas transferências imediatas [pelo que] poderão estar sujeitas ao preçário aplicável a essas transferências e não sujeitas aos limites aplicáveis a transferências entre cartões, como acontece presentemente, e em caso de ultrapassar as transações gratuitas, de 0,2% em caso de cartão de débito e 0,3% em caso de cartão de crédito.
Explica a Deco, no mesmo comunicado.
Na mesma comunicação, a Deco esclarece que, caso venha a ser este o valor cobrado nas transferências MB WAY em regime entre contas, tratar-se-á de "um aumento brutal para as comissões naquele que é o valor médio das transferências MB WAY, de aproximadamente 40 euros, passando de perto de 10 cêntimos para 80 cêntimos ou acima de um euro".
Segundo a Deco, o valor "será totalmente desproporcionado, contrário à legislação", e prejudicará os interesses dos consumidores no MB WAY, que é um "produto bem recebido e adotado pelos portugueses, e para o qual se deve evitar a aplicação de comissões desproporcionais".
Perante esta possibilidade, a Deco informa já ter enviado uma carta aos ministérios da Economia e das Finanças, "solicitando uma avaliação e intervenção urgentes para adequar a legislação e manter a proporcionalidade nas comissões aplicáveis a transferências MB WAY".
Nesse caso devia ser obrigatório a transferência imediata, não ter de esperar 1 dia ou dois.
O Estado, os bancos e as companhias de seguro pertencem a um grupo do qual não posso dizer o nome.
os bancos a meter mao fazem o que euerem e o estado deixa!
Claro, voltamos ao antigamente então. Todos querem cobrar por serviços que à partida eram gratuitos.
Revolut…
+1
Bem, mas do que consigo entender, se a transferência for de um cartão de débito já não tem esse problema e é sempre imediata. Só a partir de uma conta à ordem é que havendo cobrança de transferências imediatas, também a transferência MBway a partir de uma conta à ordem, terá custo.
então mas não tinha saído uma lei que não permitia essas tais comissões?
A lei é para transferências MBWay a partir de cartão de débito, que é o que temos atualmente. O que vai ser diferente é que vai passar a ser possível fazer as transferências diretamente da conta à ordem, e sendo algo imediato, pode ser aplicado o preçário do banco para transferências imediatas. Basicamente se não adaptarem a legislação os bancos podem aproveitar para cobrar.
Transferência de conta à ordem ou transferência MbWay é a mesma coisa, pois o MbWay está associado a um cartão de de uma conta à ordem…
A questão é a SIBS usar a Semântica para contornar a lei e cobrar na mesma as comissões.
Se pensarem bem, ninguém precisa de Mb Way para nada, até dá mais trabalho pagar com a porcaria dos telemóveis por QR Code do que pegar no cartão e pagar em contactless.
Mas como a malta liga mais a modas do que a praticalidade, lá vai a carneirada toda pagar comissões para usar o MbWay
E quem é que vai usar mbway para transferencias da conta à ordem e pagar comissões, quando se for feito via app mbway com cartao de debito nao tem custo?
Primeiro dumping de pois monopólio.
Já se sabia. Não só pelo serviço ser grátis, como também pela quantidade de dinheiro que tem vindo a ser gasto em publicidade. É basicamente a mesma coisa que dar umas doses até a malta ficar agarrada. Depois é tudo lucro.
É assim que a ganância termina com bons produtos que beneficiam tanto os consumidores como os comerciantes.
Adeus FIAT, olá Cripto.
Vem cá meu filho! Conheces a OmegaPro?
eu conheço burros que desconhecem o mundo cripto e acham que alhos são bugalhos!
Pena!Arranjam sempre uma forma de tramar o utilizador. Pena porque o MB Way é de facto a melhor aplicação que por aí anda!
Usem dinheiro vivo enquanto podem. Mais cedo do que pensam essa opção não existirá.
À moda antiga bolsos aforrados de notas !
Cheira-me que a minha conta PayPal, vai ser mais usada.
Primeiro criaram o MBWay…
Depois queriam elimina-lo…
Como não conseguiram, agora querem aumentar as taxas das transferências…
Querem tudo digital mas antes de ajudarem, ainda prejudicam mais… ou é os bancos ou é a SIBS.
A SIBS não é uma ONG, é um cartel de ligações bancárias portuguesas (a chamada rede Multibanco).
Tal como fizeram na década de 90 ao enviar para os clientes cartões Visa com plafond de créditos a custo 0, primeiro criaram a necessidade e enraizaram a utilização para depois começarem a cobrar.
Com o MbWay vai ser a mesma coisa. Primeiro mostraram que é muito “fixe” e gratuito para que todos começassem a usar como se fosse mesmo necessário agora vão começar a cobrar!
Tão simples como isso.
Se pensarem bem, pagar uma compra com Mb Way é mais complicado e demorado do que pagar em cartão, é tudo uma questão de modas.
Ter de abrir o telemóvel, abrir a app, clicar em ler o QR code, depois as vezes em que a câmara não lê o QR code e atram quem está na fila para pagar, fica muito mais rápido sacar o cartão do bolso e pagar em contactless.
É tremendamente mais rápido e prático.
Se todos fizessem isso e não fossem ovelhinhas atrás do pastor “SIBS” com a treta da moda de pagar por MbWay eles não cobravam era nada.
E para aqueles que vêm com a história que agora não querem usar cartão e que o telemóvel é mais prático, OK, usem o GooglePay, o ApplePay, SamsungPay etc que não precisa de Qr codes nem se perde tanto tempo.
A tecnologia foi feita para nos ajudar e ser mais simples, agora pagar por um serviço que ainda atrasa mais e demora mais tempo é só estúpiod.
Apple pay, Google pay -e outros- têm a vantagem de poder fazer o pagamento por NFC até com um smartwatch. Nem é preciso tirar o telefone do bolso/carteira! E funcionam aqui como em dezenas de países.
O MBWay não vale o hype que tem.
De onde aparece esta gente comentadora cheios de convicções e sabedoria? E só o que eles usam é que é o melhor! Alguma vez o Google pay é melhor que o MB Way???? Fui utilizador muitos antes do Google pay com cartões da Unicre e nem se aproxima das funções e pissibilidades do MB Way. O MB Way é mesmo uma das melhores aplicações portuguesas! Inúmeras funções e possibilidades! A ÚNICA vantagem do Google pay é mesmo os pagamentos internacionais!
Se “A ÚNICA vantagem do Google pay é mesmo os pagamentos internacionais” como é que uso o smartwatch com NFC, sem precisar mexer sequer no telefone e sem ter de comprar um dos 4 modelos requeridos pela app?
Só quatro modelos da Samsung são suportados. O meu Mobvoi TicWatch E3 não é. Nem os modelos das OnePlus, Xiaomi, Amazfit, etc…
Quantos são compatíveis com Google pay ou Apple pay, neste último caso mesmo levando em conta as restrições do fabricante? Até alguns chineses de 20€ o são!
Essa parece-me uma vantagem considerável. Mas há outras.
E qual a vantagem do MbWay além de poder enviar para o número de telefone?
Aliás, nem isso é uma vantagem, pois as apps dos próprios bancos tb o fazem.
O que faz o MbWay que a app do banco não faça?
É para rir? Nao tens de aceder à carteira, retirar o cartao, etc? Isso nao leva tempo? E o contactless apos algumas utilizacoes obriga a usar o pin, portanto o tlm e mbway sao muito mais práticos. Alias nem ando com cartões, nem carteira, visto que o smartphone subsitui estes objetos no normal dia-a-dia
para alguém que se acha muito moderno por usar MbWay dizer que tem de aceder à carteira é estranho.
Eu não uso carteira, os documentos estão na aplicação IDGov, a única coisa que anda comigo são os trocos e o cartão no bolso.
Quanto tempo levo a tirar o cartão do bolso? 1 ou 2 segundos, dependendo das calças.
Quanto tempo levo a tirar o telemóvel do bolso, abrir a aplicação MbWay, ler Qr Codes e pagar, uns 30 segundos.
O contactless só obriga a pin para compras acima de 50€.
Quanto tempo levo a carregar em 4 botões? Muito menos do que o processo de pagamento por MbWay.
Aliás, nunca disse que o MbWay é mau, digo apenas que é um Hype completamente sobrevalorizado, não é um Unicórnio que todos dizem ser. principalmente quando começares a pagar por ele.
Isto é tema?
Simples, nao usem serviços de mbway com a conta, mas sim associado ao cartao de debito. E pronto fica tudo na mesma.