Usar cartões bancários vai ficar mais caro! Conheça os novos preços
Usa cartões bancários? Então prepare-se para aumentos! Novo Banco, Santander Totta e BCP têm já programados aumentos de comissões bancárias para 2022, mas é expectável que os restantes bancos subam também comissões no próximo ano.
Fique já a saber quais as comissões dos cartões bancários para 2022... e as operações também vão subir.
Cartões de crédito com mais comissões, assim como nas operações
Segundo o aviso aos clientes, em março, o Novo Banco vai alterar os preços de muitos dos produtos e serviços, com aumentos designadamente em comissões de depósitos, de operações de crédito ou de pagamentos. Um depósito à ordem com valor acima de 35 mil euros vai passar a pagar o mesmo valor que abaixo de 35 mil euros, ou seja, 62,30 euros por mês.
Também comissões de créditos sobem. No crédito pessoal de ‘leasing’ mobiliário (exceto viaturas novas) a comissão de montagem de contrato passa para 400 euros nas operações em carteira, quando de momento é de 314 euros no prazo até três anos e 380 euros acima de três anos. As comissões de processamento destes créditos passam para 36 euros trimestrais (face a 33 euros), revela a Lusa.
Nos cartões de crédito também sobem as comissões, assim como há mexidas nas comissões de operações com cartões. Por exemplo, o cartão 'verde' passa de uma comissão de 10 euros para 15 euros e a substituição do mesmo cartão passa de 22,50 euros para 25 euros.
No Santander Totta, a partir de fevereiro a comissão da conta pacote sobe para 5,30 euros por mês e a comissão do cartão de crédito passa a 2,25 euros por mês (aplicável sob determinadas condições).
No caso do BCP, a informação pública é que no dia 05 de janeiro entram em vigor alterações nas comissões da conta 'standard empresas'. Mantém-se o valor da comissão (se o crédito foi menor que 250 mil euros são 199,92 euros anuais, se o crédito for de valor igual ou superior a 250 mil euros a comissão é de 60 euros anuais), contudo, a isenção dessas comissões passa a ser apenas para créditos de valor igual ou superior a 2 milhões de euros.
A atualização do preçário em 2022 deverá ser seguida por outros bancos, como acontece todos os anos. Os bancos, aliás, costumam alterar o preçário várias vezes por ano.
O polémico tema das comissões bancárias levou o parlamento a legislar em 2020, isentando e limitando algumas comissões bancárias, o que foi criticado pelos bancos. Os bancos também criticam a proibição, em Portugal, de cobrarem nos levantamentos em caixas automáticas.
Este artigo tem mais de um ano
Caramba,estive a ver os novos preços e que troçada.Como eles aumentaram,fogo. 😐
É mas tu não gostas é de crypto
Deves pensar que fugir para a Africa do Sul é barato, ou não deves ter reparado no preço dos hotéis na Sardanha 🙂
Não nos podemos queixar. Podiam aumentar 10 vezes mais! Ou até 100 vezes mais. Até estão a ser amigos. Ai aguentamos, aguentamos…
Está a desenhar-se a tempestade “perfeita”!
Interessante…explica lá isso…
Por isso não tenho conta nestes bancos…
Moey, active bank, bni, revolut, openbank, etc
Estes são os com que trabalho.
Para alguns terem comissões de milhões Todos os Anos, tem de desviar de algum lado, só paga quem quer…
Também tenho moey mas o crédito habitação é pouco simpático.
Isso do paga quem quer é muito relativo
Isso pq em Portugal a forma que o credito habitacao funciona e pior que uma mafia. Ter um credito habitacao nao deveria depender da quantidade de seguros e produtos que compras dos bancos. Sao uma mafia e ninguem quer saber. Se as pessoas soubessem o quanto mais facil e com sem esquemas sao os creditos habitacao por essa europa fora.
Podes dar um exemplo de países com um crédito de habitação mais favorável?
Sim, Holanda por exemplo. Escolhes um crédito onde quiseres, sem teres de alterar de banco e sem teres de abrir uma conta só para o credito. Seguro de vida e habitação podes escolher o fornecedor que te oferecer o mais barato. Nunca falam em spreeds, TAG ou TAN, tens o teu juro que podes fixar a 10 ou a 20 anos e depois ao final desse tempo volta a negociar. Tens um seguro nacional NHG, que podes adiquirir e que garante que se alguma coisa correr mal na tua vida, a divida da casa sera sempre saldada sem nunca ires a banca rota. E para finalizar podes pedir ate 100% do preco da casa, o que e excelente para quem esta a comecar.
Estás então pouco informado : em Portugal conheço pelo menos um banco que te faz o crédito à habitação sem teres conta no próprio banco, escolhes tu a seguradora onde queres fazer os seguros e podes optar entra taxa variável ou taxa fixa a 5, 10, 20 ou 30 anos. Só não empresta 100% do valor da casa, mas isso tens de te queixar é ao Banco de Portugal.
@Há cada gajo, pelo que percebi, o que ele diz é que é sempre assim, aqui ao fazeres seguros fora, não teres conta, domiciliar ordenado, … o spread aumenta. Ou seja, é a falta sensação de “liberdade”. Podes fazer fora, mas…
Parece aquela situação em que o homem vira-se para a mulher e diz: “Vou jogar futebol com os meus amigos e vamos beber uns copos depois”, e a mulher responde: “Ok meu amor, faz o que quiseres…” E aí? Vais ou ficas?
Paulo, isso é negociação. E na Holanda tambem tens spreads e TAEG e TAN, pois sendo a Holanda país da zona Euro, tem as mesmas regras do BCE. A questão é cultural : se cá o importante é a taxa, lá não funciona assim.
Reino Unido. Crédito de Habitação pode e é em qualquer banco.
É também normal a cada 2/5 anos mudar de banco para se conseguir melhores taxas.
O mesmo com empréstimos pessoais.
Mas quase todos os bancos só obrigam os seguros feitos pelo próprio banco nos primeiros 5 anos, o pessoal é que se esquece de ler os contratos ou não quer ter trabalho em mudar, mas eu posso dizer que o que se poupa em fazer os seguros fora dos bancos dá para fazer umas feria simpáticas
Perfeitamente de acordo.
Tenho credito habitacao nos ctt, nao pago manutencao de conta, pago 15 eur pelo cartao mb . Anualmente o meu custo ao 15 euros com esta operação.
Em relação aos seguros de vida e multirriscos, fiz no banco, obviamente que passado 2 anos fiz contas e estava a perder muito dinheiro. retirei os seguros do banco e fiz noutra companhia ( como sou mediador escolhi perfeitamente o que pretendia) , agora o mais IMPORTANTE, aumentaram me o spread em 0.6 pontos percentuais, mas o que poupei nos seguros ultrapassa esse aumento. Por mês poupo 9 euros. facam as contas ao final do ano. Isso de ter os seguros nos bancos ja foi tempo. ” Ah e quando as taxas de juro aumentarem ?” , negoceio com o banco o spread pois e do interesse do banco que eu cumpra as minhas obrigações e como noa sou devedor de milhoes o banco nao tem interesse em PERSI e afins.
Muitos casos exigem seguro pelo banco e que tipicamente so cobre 50% do valor do imóvel, por isso é bom fazerem a vossa pesquisa pois o barato sai caro, domiciliar ordenado e fazer cartões de crédito fazes em qualquer banco, não vejo porque as pessoas veem isso como um entrave.
Querem falar em créditos noutros países têm de ter em conta que o máximo são 30 anos de crédito, 40 anos só mesmo pela tugolandia e não deve durar mais de 1/2 anos até acabar essa mama.
Hoje em dia em qualquer banco se consegue 1% de spread, por isso basta irem para aquele que oferece melhores condições, felizmente há muito que paguei o meu crédito habitação mas algo que nunca aceitaria seria seguro sem ser fidelidade, tranquilidade ou Victoria seguros nem tao pouco aceitaria seguros de metade do valor do imóvel. Já as taxas fixas ou variáveis depende da vida de cada um e os seguros de proteção de incumprimento por desemprego ou outro fazem parte de qualquer crédito, só tens que solicitar a sua activação antes de entrares em incumprimento.
Não tens nenhum seguro que te segure 100% da casa. Nenhum. O mínimo exigido por lei é de 65% do valor de avaliação do imóvel. O resto é conversa.
Estás mal informado.
Já tive 3 créditos habitação sempre com cobertura 100% em caso de morte, eram Fidelidade, e já tive de usar o seguro por morte de familiar onde faltava 80% para pagamento do imovel.
Há cada gajo 29 de Dezembro de 2021 às 16:01
Não tens nenhum seguro que te segure 100% da casa. Nenhum. O mínimo exigido por lei é de 65% do valor de avaliação do imóvel. O resto é conversa.
Isto é completamente falso. Por favor não induza as pessoas em erro . O sr. pode ter uma casa avaliada em 100.000 euros , dever ao banco 99.000 euros e ter um seguro de vida de 200.000 euros com credor hipotecario sabia? se a pessoa segura falecer e o credor hipotecario (banco) recebe o capital por liquidar e o benificiario direto ( conjuge ou herdeiro) recebe o restante. Hoje em dia não ha desculpas para não se informar corretamente.
Isto
NOTICIA DE ÚLTIMA HORA: site de tecnologia atacado por hackers afectos à DECO. Como resultado do ataque passou a mostrar noticias sobre temas relacionados com a defesa do consumidor.
É de referir que não é a primeira vez que o site é atacado, anteriormente foi atacado por hackers afectos à Autoridade Tributária e Aduaneira, passando a mostrar informações fiscais. Tendo sido também atacado por hackers afectos a uma empresa de aconselhamento financeiro, onde passou a recomendar a compra de acções.
Devíamos ir para a rua, como os Coletes Amarelos, e desfazer isto tudo!
Yah!! porque partir propriedade pública e privada resolve sempre os problemas de todos… ♂️♂️♂️
Vai já hoje. Não procrastines mais.
Sempre a roubar o povo.
Foi por me terem começado a cobrar 5 euros por mês que o BCP me perdeu como cliente.
Era cliente desde inícios dos anos 90.
Primeiro mês que vi esse valor descontado fui logo encerrar a conta.
Abri conta no activo e no CTT.
Não podia estar mais contente….
Pudessem todos fazer o mesmo e isto não acontecia…
Activo Bank pertence ao grupo BCP.
Sim, mas não cobra comissão mensal (pelo menos para já)
Cumps
Nem comissão nem anuidades de cartão de débito e crédito.
Depósitos na conta do Activo são feitos nos balcões BCP.
Balcões do Activo não aceitam depósitos.
Seja como for, cartões e manutenção conta gratuitos.
Mais de 100 euros anual de poupança…
Muitos balcões do BCP nem aceitam depósitos dos próprios clientes, mandam ir depositar na máquina. Eu sempre fiz depósitos do Activobank nas máquinas do BCP.
Eu também o faria se não estivesse preso com um contrato habitação, tal como a grande maioria dos tugas.
Se ao menos pudesses transferir o crédito habitação para outro banco…
Literacia financeira precisa-se.
O Banco CTT tem muito boas campanhas de transferência de crédito. Fala com eles. Conheço várias pessoas que passaram o crédito para o banco CTT e pouparam bastante.
O BCP tem uma solução muito boa, que é o cliente frequente, pagas para… não pagar
Quem puder fazê-lo, abram conta de serviços mínimos. Quem não puder, mude para Banco CTT e/ou Active Bank
O Banco ctt já começou a cobrar o cartão, pelo menos a mim, fechei a conta, no inicio não cobravam nada, mas o cartão começou a se cobrado este ano.
O banco CTT cobra pelo cartão MB mas como eu não o quis, uso o do activo, que é gratuito, o CTT só preciso para ter a conta à ordem.
Conta à ordem não há comissões.
No dia em que passar a haver, encerro a conta e vou para outro.
Sim, começaram com isso há 2 anos atrás ou algo assim. Era natural que assim o fizessem, as isenções iniciais foram para captar clientes. Porque o banco CTT é diferente do Activobank em termos de custos, logo é natural que vá cobrar mais coisas.
Não criem ilusões. Ninguém vos dá nada. Não sejam ingénuos.
Há cada gajo, banco activobank, sem comissões mensais e cartões gratuitos.
Só aqui vão uns 100 euros de poupança anuais.
Outros bancos, 5 euros mês mais uns 20 de anuidade cartão MB.
Onde é que está a ilusão aqui?
É que parece me por demais evidente que há bancos e bancos.
Agora se me está a dizer que todos eles andam à procura do mesmo, nisso tem razão.
Infelizmente vejo muitos a reclamar desses valores nas conversas de café, mas depois continuam com as contas na banca tradicional. Falam muito, mas a resistência à mudança é muita.
Não é só isso que vai aumentar – portagens, eletricidade, inspeções, gás, etc. Curiosamente, nada se diz sobre o aumento de combustíveis que acontece todos os anos (geralmente na ordem dos 5 cent e que reflete o preço do mercado das emissões de CO2). Agora a parte curiosa – este ano não vai aumentar este imposto, mas na realidade, no dia 23 de dez de 2021 foi publicado em diário da républica que este só entra em vigor no dia 1 de março. Parece mesmo que é por causa das eleições, mas com certeza sou só eu a pensar assim…
Felizmente para o caso dos bancos, só paga taxas quem quer.
Isto porque existem alternativas gratuitas sem estas comissões, tais como:
– Moey (Credito Agricola)
– ActiveBank (millennium)
– BNI Europa
– Revolut
– Openbank
sou cliente dos dois primeiros e recomendo.
Tens também o banco BIG que não cobra manutenção de conta a particulares. No entanto pagas cartão e transferências interbancárias.
Desde que aderi ao investimento crypto, deixei de me preocupar com taxas bancárias. Os lucros superam em larga vantagem
E também recebes o salário na carteira crypto?
Mudem para o Cartão de Crédito da Sonae, o UNIVERSO, comissões 0€ e ainda dá 1% de cash bak em tudo o que compram, sem restrições!!
O que isso tem a ver com a notícia? Cartões de crédito sem custo há muitos.
Mas quem é que ainda usa o Novo Banco? Qualquer dia acontece o mesmo que aconteceu ao BES, etc.
Sò quero saber o preço por cartão para Portugal
Cartão embrolho vers 7 kilos. Obrigado