Twitter: Tweets publicados no telemóvel são mais negativos
São milhões as pessoas que todos os dias utilizam as redes sociais para partilhar momentos da sua vida. Com o acesso cada vez mais facilitado a essas mesmas redes, surgem inúmeros estudos feitos aos utilizadores e aos seus hábitos.
E foi mais uma vez com este mote que foi dado a conhecer este estudo feito com a rede social Twitter.
500 milhões de tweets?
Um conjunto de investigadores achou que analisar os tweets feitos diariamente na rede social Twitter poderia contribuir para um maior conhecimento do comportamento humano. Assim e com números a rondar os 500 milhões de tweets feitos por dia, puseram mãos à obra.
Este grupo analisou cerca de 235 milhões de actualizações feitas pelos utilizadores no Twitter, num período de seis semanas.
Tweets do PC vs tweets do smartphone
Com esta base, começaram por compreender a natureza de cada tweet e qual a plataforma que o utilizador usou para a actualização. Fazendo a diferenciação dos locais onde cada tweet era feito, facilmente chegaram à conclusão de que a actualização feita a partir de um computador é por norma mais positiva do que a actualização feita por um dispositivo móvel.
Os resultados não deixam dúvidas, quem escreve os tweets a partir de um telemóvel usa palavras mais negativas. Este é um facto que pode ser facilmente explicável, pois o acesso às redes sociais a partir do telemóvel é feito de uma forma bem mais facilitada e isto leva a que o utilizador seja mais espontâneo na escrita dos seus pensamentos.
Segundo este estudo, os tweets feitos a partir de um dispositivo móvel são 25% mais negativos do que os restantes. Mas para além disto, foi ainda verificado que estes mesmos tweets, feitos pelo telemóvel, são mais egocêntricos do que os restantes.
Sábado é um dia de ressaca?
Com isto, foram dados a conhecer alguns momentos em que existe um pico de tweets negativos, sendo este à noite e principalmente nas noites de sábado. Relativamente aos tweets egocêntricos, têm o seu pico nas primeiras horas da manhã, no entanto, os investigadores pensam que as actividades que os utilizadores levam a cabo durante o dia ajudam a desvanecer este sentimento.
E vocês, concordam com a existência da relação directa entre a espontaneidade e a negatividade?
Este artigo tem mais de um ano
Além das razões explicadas no artigo, acho que o facto de poder partilhar com todos tudo o que vemos influencia essa negatividade. Quando vou na rua e vejo algo que não gosto, publico um tweet. Mas quando estou em casa estou normalmente mais cómodo e relaxado.
Não deixa de ser curioso vivermos numa sociedade digital onde tudo se faz para proteger supostamente a privacidade de cada ) um (com base no que leio aqui e nas comunidades do Pplware do Facebook e ao mesmo tempo “cagar sentenças” dos disparates e anormalidades que postam na Internet sejam elas nas variadíssimas redes sociais onde o Twitter não é excepção. Como diria o meu falecido Pai “é o mundo que temos”… 😈
Ó pá, sejam negativos, “botem” tudo cá pra fora! Já enjoa esta nova psicologia de algibeira que nos querem impingir de que se não temos nada de simpático para dizer então o é melhor ficar calado. Eu prefiro ser EU e dizer o que tenho a dizer, especialmente quando fico fulo com o assunto em causa.