TikTok na Europa: o que muda com a Lei dos Serviços Digitais?
Apesar de muitas contestações, de governos que já proibiram mesmo a sua utilização em dispositivos institucionais, o TikTok continua a ser uma das apps que mais cresce nas redes sociais e no próprio mundo das aplicações. Com o objetivo de criar uma internet mais segura, a UE já tem em vigor uma lei pioneira, a Lei dos Serviços Digitais. Para o TikTok, o que é que muda?
A Lei de Serviços Digitais
A Lei de Serviços Digitais (DSA) concentra-se na criação de um espaço digital mais seguro para utilizadores digitais e empresas, protegendo os direitos fundamentais online. Entre as principais preocupações abordadas por esta lei estão o comércio e troca de bens ilegais, serviços e conteúdo online e sistemas algorítmicos que amplificam a disseminação da desinformação.
A Lei dos Serviços Digitais dará às pessoas um maior controlo sobre o que veem online: os utilizadores terão acesso a uma informação de qualidade sobre a razão pela qual um determinado conteúdo lhes é recomendado e terão a possibilidade de uma opção que não inclua o perfilamento ou criação de um perfil. A publicidade dirigida aos menores será proibida e a utilização de dados sensíveis, tais como a orientação sexual, a religião ou a etnia, não será permitida.
Além disso, as novas regras também servirão para proteger os utilizadores de conteúdo prejudicial e ilegal. A DSA melhorará significativamente a remoção de conteúdo ilegal, garantindo tal que seja feito o mais rapidamente possível. Também ajudará a combater o conteúdo prejudicial (que, como a desinformação política ou relacionada à saúde, não precisa de ser ilegal) e a introduzir melhores regras para proteger a liberdade de expressão.
DSA traz novidades para a comunidade do TikTok
Devido à sua dimensão, o TikTok teve que fazer ajustes para se adaptar à nova DSA. A empresa fala em "alterações significativas à experiência do TikTok ao abrigo da DSA".
Estas incluem novos processos e funcionalidades concebidos para aumentar ainda mais a transparência da nossa abordagem em áreas como a publicidade, a moderação de conteúdos e os sistemas de recomendação. Também foi criada uma função de conformidade para garantir que continuam a dar resposta aos compromissos significativos decorrentes desta nova lei, que se antecipa como um marco histórico no âmbito da segurança dos conteúdos.
Eis as principais alterações:
- Denúncia de conteúdos ilegais: esta opção de denúncia adicional permite que as pessoas denunciem conteúdos (incluindo publicidade) que considerem ilegais no Espaço Económico Europeu. Qualquer conteúdo denunciado será analisado com base nas Community Guidelines e removido globalmente se for considerado uma violação das políticas do TikTok. Caso contrário, a nova equipa de moderadores e especialistas jurídicos avaliará se o conteúdo viola a legislação local e o acesso a esse conteúdo será restringido nesse país. Tanto a pessoa que publicou o conteúdo como a pessoa que o denunciou serão informadas da decisão e da fundamentação da mesma, com a oportunidade de recorrer caso não estejam de acordo;
- Feed popular: os utilizadores na Europa podem agora desativar a personalização para que os feeds Para si e Em direto recomendem vídeos relevantes a nível local e "populares" a nível mundial, em vez de conteúdos baseados nos seus interesses pessoais. Do mesmo modo, ao utilizarem a pesquisa não personalizada, os utilizadores poderão ver resultados compostos por conteúdos populares da sua região e no seu idioma preferido. Os feeds "Seguir" e "Amigos" dos utilizadores mostrarão os criadores que seguem apenas por ordem cronológica. Esta funcionalidade vem juntar-se às opções de personalização existentes, como "Atualizar", que fornece um novo conjunto de vídeos populares como se o utilizador tivesse acabado de se inscrever no TikTok e "Porquê este vídeo", que dá ao utilizador a opção de verificar por que razão está a ver um determinado vídeo no seu feed
- Biblioteca de Conteúdos Comerciais: esta base de dados pesquisável oferece informações sobre anúncios pagos no TikTok e "metadados" do anúncio - tais como o criativo publicitário, as datas em que o anúncio foi veiculado e os principais parâmetros utilizados para a segmentação;
- Acesso de investigação à API: no início de agosto, foram abertas candidaturas para académicos europeus que desejem investigar a nossa plataforma, com o objetivo de dar maior transparência aos conteúdos do TikTok;
- Classificação de conteúdos comerciais: para clarificar a comunidade global do TikTok sobre os conteúdos de natureza comercial, a plataforma oferece agora uma gama mais alargada de etiquetas que os indivíduos e as empresas podem utilizar para classificar os seus conteúdos. As opções de etiqueta incluem: "anúncio/patrocinado" (conteúdo pago por anunciantes); "parceria paga" (uma parceria comercial entre um indivíduo e uma marca); ou "conteúdo promocional" (conteúdo orgânico de um indivíduo/empresa que é utilizado para promover a sua própria marca, produto ou serviço);
- Limitação de anúncios personalizados para menores de 18 anos: a partir de julho, os utilizadores na Europa com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos deixaram de ver publicidade personalizada com base nas suas atividades dentro ou fora do TikTok.
Estas mudanças estão a ser aplicadas a partir de hoje.
Este artigo tem mais de um ano
A rede que mais promove o comunismo, e tem defensores até do regime da Coreia do norte!
O TikTok ?? Está a falar a sério ?? Eu não sou utilizador mas fico admirado com o que diz. 😐
a internet segura tem um nome ” CENSURA “
Então mas qual é a utilidade de uma app como esta se não apresentar vídeos com base no que eu gostei ou vi? Vai apresentar conteúdo com base nos gostos das outras pessoas? Não faz sentido