Tenha Cuidado: Esquema fraudulento em nome da Autoridade Tributária
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes uma eventual declaração de rendimentos em falta, nas quais é pedido que se carregue num link.
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação.
No mais recente esquema, é solicitado aos contribuintes que acedam ao link enviado no e-mail para proceder ao envio da sua declaração de rendimentos. No entanto, o link leva os utilizadores a uma página com malware.
A Autoridade Tributária recomenda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
Dicas para verificar se um email é Phishing
- Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem a partir do qual recebeu a comunicação, é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras (ptips.pt em vez de ptisp.pt, por exemplo);
- Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial. Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
- Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
- Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
- As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
- Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website
Este artigo tem mais de um ano
Outra dica é NUNCA abrir links que venham por email, mesmo que pareçam fidedignos.
Neste caso, recebeu um email das finanças, ótimo, feche o email e vá ao google pesquizar o endereço eletrónico das finanças. Entre com o seu login e se houverem alguns problemas os alertas surgirão aí na sua área pessoal.
E os emails da AT constumam conter sempre o nome completo e o respetivo nif do cidadão em questão e apenas enviam para o email registado no site das finanças.
Eu li atentamente e daqui a uns 20 anos vou continuar a ler a mesma narrativa. Tal como já tinha lançado o apelo a uma mudança em 2009 e até hoje nada mudou se bem que piorou.
Aonde vamos querer estar?
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6955512410308775936