TeamViewer atacado por hackers russos que conseguiram comprometer sistemas
A TeamViewer, a conhecida empresa de ferramentas de acesso remoto, parece ser a mais recente vítima de um ataque de hackers russos. A empresa confirmou que foi vítima de um ciberataque e que este foi detetado na sua rede empresarial. O impacto total desta invasão ainda está por ser totalmente avaliado.
TeamViewer atacado por hackers russos
Foi num comunicado esta semana que a empresa revelou o seu problema. Atribuiu este ataque a hackers que trabalham para os serviços de informação russos, conhecidos como APT29. A empresa revelou que a sua investigação até agora aponta para uma intrusão inicial a 26 de junho “ligada às credenciais de uma conta padrão de funcionário no nosso ambiente de TI empresarial”.
A TeamViewer disse que o ciberataque “foi contido” na sua rede empresarial e que a empresa mantém a sua rede interna e os sistemas de clientes separados. Acrescentou ainda que “não tem provas de que o agente da ameaça tenha obtido acesso ao ambiente do nosso produto ou aos dados do cliente”.
A TeamViewer é um dos fornecedores mais populares de ferramentas de acesso remoto, permitindo aos seus clientes empresariais aceder a outros dispositivos e computadores através da Internet. A empresa afirma ter mais de 600 mil clientes pagantes e facilita o acesso remoto a mais de 2,5 mil milhões de dispositivos em todo o mundo.
Sistemas e dados comprometidos neste ataque
Este é mais um caso que afeta esta empresa e que no passado já foi usada por atacantes em situações muito concretas. O TeamViewer é conhecido por ser um software usado por hackers mal-intencionados pela sua capacidade de ser utilizado para implementar malware remotamente no dispositivo da vítima.
O governo dos EUA e alguns investigadores de segurança associam há muito o APT29 a hackers que trabalham para o serviço de informações estrangeiro da Rússia, o SVR. O APT29 é um dos grupos de hackers mais persistentes e com bons recursos apoiados pelo governo, sendo conhecido por utilizar técnicas de hacking simples, mas eficazes para conduzir campanhas de espionagem furtiva de longa duração que dependem do roubo de dados confidenciais.
A TeamViewer é a mais recente empresa de tecnologia alvo do SVR da Rússia recentemente. O mesmo grupo de hackers governamentais comprometeu a rede empresarial da Microsoft no início deste ano ao roubar e-mails de altos executivos para saber o que se sabia sobre os próprios hackers.
não é a primeira vez que o software deles é comprometido, no passado uma versão permitiu acesso nao supervsionado, a todos os pcs de forma automática, nunca admitiram… deixamos de usar.
Yep, lembro-me disso
alternativa grátis e compatíveis com todos os SO?
Grátis para uso não comercial, Anydesk
Rustdesk – um software de desktop remoto, escrito em Rust. Funciona por omissão sem necessidade de configuração, mas é aconselhado configurar servidores próprios de rendezvous/relay.
https://github.com/rustdesk/rustdesk
DWService
https://www.dwservice.net
Russos,… hehehe huuuu terrivel,…. Os Russos sao culpados de tudo hahaha!
Mas quem é que usa estas ferramentas medíocres para remote support?
Boas. Não considero medíocre ferramentas de acesso remoto, desde que a seja a escolha certa.
Eu nunca gostei do teamviewer, mas há muitas firmas a usar.
Tens algo melhor? O que usas?
Obrigado
Eu prefiro o Anydesk
é igual… também teve uma falha grave recentemente. Alias, o Anydesk foi criado por dissidentes do Teamviewer
Eu uso anydesk, versão paga.
E tenho o rustdesk configurar com servidor meu
Real VNC e Parsec
Beyondtrust, é o que usamos aqui, também recomendo cyberark, qualquer solução de remote support sem integração com PAM é lixo
Na realidade muitas empresas de TI, mas tens outras opções, isto resume-se a questões de preferências, no que toca a segurança isso hoje em dia já depende de muitos factores…
A serio? E? É disso que se está a falar???
Existem várias alternativas ao TeamViewer e algumas são completamente grátis.