Tarifa social: Vem aí a Internet por 6,15 euros por mês
Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet. No entanto, segundo alguns organismos, os preços são elevados. Tal como já acontece no segmento da energia, onde existe uma tarifa social, também no segmento das comunicações tal irá acontecer.
Segundo a ANACOM, a tarifa social da internet deverá custar 6,15 euros por mês (5 euros + IVA).
A Tarifa Social é um desconto adicional nos serviços de Internet que se destina aos consumidores economicamente vulneráveis. Este tipo de tarifa já existe no mercado da energia e em breve chegará ao mercado das comunicações. Na proposta da ANACOM, que publicada no final da semana passada, pode ler-se que...
a aplicação de uma mensalidade de cinco euros (6,15 euros com IVA à taxa de 23%) para o serviço de acesso à Internet em banda larga, considerando-se que esse valor permite ir ao encontro do objetivo de garantia da acessibilidade do preço para os consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais para o referido serviço
O regulador propõe ainda a...
fixação de um preço máximo de 21,45 euros (26,38 euros com IVA à taxa de 23%) como contrapartida pela ativação do serviço, e/ou de equipamentos de acesso, nomeadamente routers
Com o objetivo de dar cumprimento à referida obrigação de definição da largura de banda necessária para a prestação do serviço de acesso à Internet em banda larga prevista no referido diploma, bem como dos parâmetros mínimos de qualidade de serviço, nomeadamente velocidade de download e upload, a ANACOM aprovou o sentido provável de decisão (SPD) que determina que:
- para assegurar a prestação do conjunto de serviços que deve ser suportado pelo serviço de acesso à Internet, as empresas prestadoras devem assegurar um débito mínimo de download de 10 Mbps e um débito mínimo de upload de 1 Mbps;
- o valor mínimo de tráfego mensal a ser incluído na oferta associada à tarifa social de acesso à Internet em banda larga deve ser de 12 GB.
A consulta pública decorre até 10 de setembro.
Este artigo tem mais de um ano
Portugal melhores infraestruturas? Polonia 7.5 euros com chamadas ilimitadas e trafego ilimitado com 5G a funcionar nas principais cidades! Fibra optica 19.90 euros com 1000megas download e 500 megas de upload. Quando o 5G chegar ai a tugalandia avisem!
O que os preços têm a ver com a infraestrutura?
Segundo a DESI em 2020 Portugal tinha 83% dos agregados familiares com rede de fibra. Como está aí na Polónia? E não pergunto sobre as principais cidades?
Ele não sabe. Cada vez que visito Portugal vou sempre a muitas aldeias que estão cobertas com fibra. Conheço inúmeras cidades europeias em que nem 20% da população não tem acesso a fibra.
É claro que vai sempre haver uma pessoa que vive em Lisboa que tem fibra a 50m. Acredita, são uma minoria. Embora por aqui pareça o contrario.
Os dados da DESI são falsos, ou melhor, não são falsos, mas a interpretação que eles fazem dos próprios números, e da maneira que fazem o report, é enganadora. Apenas as grandes cidades em Portugal têm internet com fibra, os outros apenas têm a rede a ser disponibilizada via fibra até aos distribuidores, a partir daí continua a infra-estrutura mais antiga que estava anteriormente, o que faz com que na grande maioria das vilas/aldeias em Portugal, e não falo das isoladas, falo mesmo das que se encontram próximas de grandes centros, tenhas velocidades máximas de 8-16MBps.
Isso é completamente falso. Há muitas, mas muitas regiões do interior do país, incluíndo aldeias com 80 habitantes (eu conheço) com fibra.
Ainda me hás-de dizer que aldeiras nesse interior milagroso é que têm acesso a internet de fibra. Pois as que eu conheço no interior norte mal rede de telemóvel têm. Deixa de espalhar falsa informação, ou o teu “regiões do interior” são regiões do interior de lisboa e porto?
Respondendo ao Filipe, estive a passar uns dias na aldeia de Cabeça, Serra da Estrela, e existe fibra lá, tal como tenho aqui na minha rua em almada!!!
Para o p/&$o do Filipe:
Distrito da Guarda, de Castelo Branco ao Barracão (cerca de 78km) todas as aldeias possuem fibra.
No entanto, é verdade que a maioria das aldeias (principalmente dos lados oeste das montanhas) não tem 4G na rede móvel.
E há o problema que muitas das ligações passam pelas aldeias onde só a junta de freguesia tem internet, pois a população é muito idosa. Nalgumas ainda há as casas de emigrantes que tem o serviço de televisão só para os meses de Verão ou as casas de turismo rural que tem internet e televisão.
Se muitas pequenas localidades mais afastadas das cidades tem fibra foi graças a Vodafone que passou cabo fibra pelos postes da EDP. Os postes da PT/MEO/ALTICE que foram pagos pelo dinheiro do contribuinte estavam barrados a concorrencia. Só a 2/3 anos para cá tiveram de acompanhar pois ficaram sem o monopolio e perderam muitos clientes para a Vodafone.
Os teus dados é que são falsos!
Aqui no norte do país, até na aldeia mais isolada na serra do Gerês já tens cobertura FTTH. Distrito de Braga está praticamente todo coberto de fibra óptica….
Moro a 15min de Braga e só a semana passada andaram a instalar os cabos da fibra(meo)
Moro a 20 km de Mirandela nem rede 3G … nada…
Tu é que és falso, começando por o que dizes. Conheço muitas aldeias na Beira-Alta com fibra. Algumas delas quase à mais de 6 anos que tem fibra, mas a maioria foi nos últimos 2 anos.
Só mostra que não conheces Portugal. Por conheceres um lugar sem cobertura não significa que todo o país seja assim.
Ter cobertura e poder ser instalada são coisas bem diferentes!! No sitio onde moro tem cobertura da NOS mas a fibra não é da NOS mas sim da Vodafone!! Já vai em 3 meses e 4 visitas de técnicos que cá vêm e vão para instalar não têm autorização da Vodafone para ligar!! Belo acordo entre a NOS e a Vodafone!! A NOS que não acorde é que com isto a Vodafone lhe anda a roubar os clientes!!
Mas quem é no seu perfeito juizo, tendo Vodafone Fibra, escolhe NOS?
Continua o velho hábito, de quem não conhece o país, de classificar as terrinhas como zonas sem as condições das grandes cidades. Pois bem, vivo numa aldeia do concelho de Marvão e tenho Fibra com 500/100 Mbps contratados. Na realidade ronda os 520/110. Se quiser pagar por por 1Gbps também cá chega. E sim, é mesmo a fibra que entra em casa das pessoas, não só neste concelho, como em todo o distrito.
O facto de existirem pequenas localidades ou até ruas nas grandes cidades sem acesso a FTTH, não significa que situação seja idêntica em todo o país e que se parta por aí a generalizar.
Tenho net móvel. Vivo na Beira litoral e tentei por net á dois anos, tenho dois postes com fibra no quintal da casa, não faziam serviço de fibra na minha moradia, perguntei sobre adsl e não faziam novas instalações de adsl, ainda no mês passado vi passarem cabo de cobre com 2 fibras a 50 metros da minha casa…
A rede de cobre teve de ser refeita. É parte dos sistema internacional de emergência. Nas zonas em que seja preciso ligar centrais, tem de instalar cobre que permita ter ligações disponíveis para o caso de emergência (a linha de cobre funciona sem necessitar de energia eléctrica) .
O ter passagem de fibra não quer dizer que tenha acesso ao serviço. Infelizmente, foram feitas ligações para câmaras e juntas de freguesia, que tem as caixas perto desses locais. Se a sua residência ficar a 4-5km desse local, até pode ter os cabos por cima de sua casa que não pode ter o serviço…
No sitio onde era duvido que haja qualquer tipo de central ou algo parecido. Fibra na altura estava ligada a casas a 400 metros da minha e continuo sem compreender o recusarem instalar adsl, até porque a moradia tinha tido adsl no passado.
Vila real tem fibra, as aldeias à volta de vila real têm fibra, por vezes temos locais que quase nem apanham 4G mas possuem fibra, aqui em portugal basicamente todas as cidades têm fibras e basicamente todas as aldeias também, já tive em aldeias que têm uns 100 habitantes e tem lá fibra. Desde que a vodafone a a Nos fizeram o acordo de por fibra juntas basicamente todo o pais tem fibra e está prestes a ter. Sim temos um serviço caro principalmente porque a TDT não é publica (A partir que é a MAO a tratar da TDT o interesse da MEO será sempre maior do que o interesse publico)
Quando aconteceram os incêndios de Outubro de 2017 a rede de cobre foi toda substituída por fibra, sem contar os alargamentos da rede de fibra que foram sendo feitos até agora. Este é só um exemplo de que quando se fala de fibra é mesmo fibra.
tretas, no mês passado vi passarem cabo de cobre na minha aldeia.
Eu estou numa aldeia e tenho fibra 500/100 e a linha de fibra é nova, eu andei a ver a montagem.
Aliás, o meu pai, vive na Amadora, e diz que a NET lá de 100mb a ver TV e pouco mais, que não se aguenta … Lol
Deixem de ser obtusos, e não pensem que tudo é mentira.
Em termos de acesso a fibra Portugal não está mal posicionado em média Europeia. A rede móvel deixa muito a desejar, mas não é o caso com a rede fixa. Grandes economias como a Alemanha estão muito atrás no que toca a fibra, mesmo grands cidades como Munique. O mesmo pode ser dito dos Países Baixos, em que a cobertura de fibra é praticamente inexistente.
Qual a razao de quereres 5G? Usa-se 4g e chega e sobra. Paga-se demais isso ja é outra coisa. Infraestrutura nada tem a ver com o preço que pedem pelos pacotes. O que podes dizer é que aqui abusam no preço, isso sim.
Até posso dizer mais. Ja estive em paises com ordenado minimio de 2100€ e os servicos do pais eram uma m****** e preços completamente ridiculos.
A Polónia está a desenvolver muito, tanto em infraestruturas como nível de vida. Qualquer dia temos de emigrar para lá.
Força. Boa viagem
Eu vivo em Varsóvia com a minha esposa polaca e a Polonia ja ultrapassou Portugal em tudo. Propinas gratuitas, servicos médicos sem filas publicos, eletricidades e bens essenciais baratos, ja nem falo dos 120 euros/mes por cada filho e caso se tenha 3 ou mais sobe para 300 euros /filho alem de desconto de 15% em habitacao financiada pelo governo. Aconselho aos indecisos, e as polacas sao lindissimas!
Bom proveito. Cá eu prefiro países modernos e não um país ex-soviético que está 3 décadas no passado em mentalidade.
Se é assim tão bom só me pergunto porque é que existem tantos polacos imigrados na Alemanha e Países Baixos. Deve ser porque não conseguem acompanhar a evolução do país deles
Portugal está bem mais atrasado que a Polonia, tomara os portugueses terem o nivel de vida dos polacos atualmente. Ordenados medio portugues ronda os 800 euros, na polonia os 1400.
A que país moderno se refere? Portugal? Lol…
Todos os países de Leste já nos passaram à frente e a distância vai ser sempre cada vez maior.
Vamos ser o mais pobre da UE.
É este o seu país moderno?
Em relação às mentalidades, cada povo tem a sua.
Há povos que gostam de ir para a esplanada até às tantas a mamar copos e outros gostam de estar em casa a partir das 19.
Não há pior nem melhor, cada povo tem as suas características até porque o clima polaco é bem diferente do nosso.
Na Suíça, depois das 19 ou 20 mão se vê quase ninguém na rua.
Ah já sei, Suíça tb é um país atrasado…
Adiantado é Portugal, que não tem gente emigrada aos milhões por todo lado… Enfim.
Ahaha claro que sim! Eles fartaram-se foi das pancadas soviéticas e agora com estas pancadas de ativistas todos ligados à esquerda da esquerda.. os indicadores do país são totalmente o contrário do que vieste aqui vomitar, tás com dores de Portugal ser a mesma lenga lenga há mais de 20 anos? Temos pena, vota noutros.
tem praias? entao ñ quero
Praia é o que ao deve faltar por lá.
Polónia tem uma extensa costa.
É capaz é de não gostar da temperatura da água…
That’s true, “David Guerreiro”
Muitos jovens formados em varias áreas de tecnologia, que fizeram o primeiro estagio comigo(adquirirem conhecimento pratico, que depois foram fazer outro estagio para a Polónia, não regressaram.
Em conversa posterior com eles, não pretendem voltar para Portugal.
Moral da Historia
Portugal esta ficar para trás e sem a futura prata da casa.
A culpa é de quem?
Dos Soldados Milhões.
Entre granadas e morteiros, o que faz o Soldado Milhões?
Arrasta as suas botas rotas, encolhe os ombros, aceita ordens, faz profissão de fé e não questiona.
Rebelar-se não é coisa que lhe esteja no sangue.
É disso que o poder–político, económico ou científico, gosta.
Já diz o nosso hino, “(…) contra os canhões, marchar, marchar.”
Exactamente “JP”, contra a covid, vacinar, vacinar, sem questionar.
Não faz mal não voltarem.
Tenho a certeza que por cada português qualificado que a Polónia nos roube, roubaremos 100 qualificados ao Nepal, Índia e África… Lol.
Assim se desenha o fim de um país.
Sinceramente, não merecemos melhor.
No teu comentário “PorcoDoPunjab”, só faltou acrescentar que esses qualificados que mencionaste, vão ter Tarifa social de Internet, gratuita nos primeiros 5 anos, mal ponham um pezinho em Portugal.
Não esquecer que vem ai também, qualificados Afegãos.
Antes que me insultem, não sou racista, mas sim realista, tenho o meu limite de aceitação, (exemplo) x+y+k+w=8000 qualificados, ok, a partir daqui parou. Vamos dar primeiro, alguma dignidade e conforto aos NOSSOS mais necessitados.
Nota: É da minha responsabilidade e autoria o texto publicado, logo não reflete a opinião deste site.
Basta visitar alguns países da Europa para perceber a veracidade do título da notícia.
5G na Polónia? ROTFLLLLLLLLLLLL
Vá para os subúrbios de Varsóvia, bastam 3km do centro da cidade. Vai ver o seu telemóvel de 1500 euros a ficar… a 3G e com cortes diários. Internet de 1mbs em dias bons.
Já lá vivi em 2020, no inverno, é habitual ficar com velocidades de 512kb e as operadoras locais não fazem descontos por causa das falhas das torres.
12GB???
12 GB não dá para a netflix mensal. Como é que vão ocupar o tempo quando a net acabar ao fim do segundo dia? Fazer filhos?
A tarifa social de internet não é para netflix, nem para youtube, ou torrents. É para a utilização básica (e-mail, pesquisas, trabalhos escolares, netbanco, etc.) Se há dinheiro para netflix também tem de haver para internet sem limites de trafego.
A tarifa social da energia, deveria ser para a utilização básica, mas quando passo em bairros onde se aplica maioritariamente a tarifa social, só vejo ares condicionados em todas as divisões e às vezes de noite aquilo parece uma discoteca.
Aqui na minha zona existe um bairro social com moradias que anos mais tarde construíram piscina onde supostamente deveriam ter horta.
A tarifa social da água deve de ajudar imenso quando é preciso encher a piscina.
+1
Ora nem mais muitas pessoas com baixas reformas precisam de aceder a serviços de estado, ou até familias de baixo rendimento e precisam uma internet para o filho poder usar para estudar.
Os putos que querem netflix que vão trabalhar que eu tambem trabalho se quero internet e netflix.
isso era bom se assim fosse mas vais ver em muitos centros de apoio e vês n pessoas com o ultimo iphone a ir buscar ajuda alimentar e a receber rendimento mínimo. “se há dinheiro para iphone tb á dinheiro para comer”. mas muitos tem as prioridades trocadas.
Muitos aceitam ajudas das instiuições para não largarem dinheiro do proprio bolso.
Até pessoas com sportv e tvcines em casa aceitam ajuda alimentar.
Eu vejo, mas a solução tem que passar por investigar e tentar perceber se essas pessoas têm rendimentos de economias paralelas. Levantar o sigilo bancário se necessário, investigar o património. Até podem alegar que o iphone lhes foi oferecido e, embora estupido, não teremos como contrapor. O povo está sempre à procura de mamar à conta do estado social.
Maioria das insitiuições/associações não pede declarações de rendimentos para ajudar.
Não tens capacidade de fiscalização.
E além disso muitas dessas pessoas são indicadas a fazer isso pelas proprias familias que lhes financiam alguns luxos que as instituições não dão.
Mas isso então já passa a ser papel do estado.. isso é o que tem acontecido anos e anos, uns descontam para outros viverem como se as prioridades fossem luxos primeiros e depois a comidinha.. por mim essa gente era toda varrida e ficavam sem apoios
E desligas os updates do Windows?
netflix? wtf? é uma tarifa social, quem não tem dinheiro para pagar água, luz e internet vai ter dinheiro para pagar serviços de streaming?
12Gb dá para ensino à distância?
Aí reconheço-te razão. Certamente será insuficiente.
O ensino à distancia já acabou, a tarifa social nada tem a ver com esses casos.
Chega e sobra para estudar, n ha ca jogos!
Era o que mais faltava também!! Quando ouço o nome “Social” já sei que alguém vai ter de arrotar uns impostos para pagar isto e ainda querias que quem desconta também pagasse para os meninos viverem no bem bom e ter netflix??? Queres netflix trabalha como os outros! Povo pedincha este
Já é mau suficiente termos de pagar casas para pessoas que querem viver à margem da sociedade e aproveitar-se dos subsidios para não trabalharem ou para terem um completo a actividades ilicitas ou paralelas.
Todo o imposto é roubo.. retirar algo a um indivíduo sem o seu consentimento é roubar.. depois fazerem o que lhes bem apetece com esse imposto que é encher todos os que não querem levantar os pezinhos e ir fazer alguma coisa e esses ainda reclamarem que querem mais devia era dar prisão.. agora percebo porque é que as empresas de turismo estão com falta de mão de obra, pudera, querem ficar em casa a ver netflixes pagas pelo estado (que somos todos nós)
“todo o imposto é roubo” é simplesmente uma visão tão simplista. quem é que vai pagar aos bombeiros? quem é que vai pagar para limpar a rua? se achas mesmo que estás a ser roubado devias mudar de país. tu não estás a ser roubado. tu estás a pagar para serviços que tiras proveito sem dares por isso.
existe discussão legítima de quanto deves pagar. também existe preocupações validas se esse imposto está a ser devidamente aplicado e não roubado por quem o cobre… mas agora dizer que “todo o imposto é roubo” é um comentário que não merece respeito
Explica-me lá como é que sem impostos um pais é governado?
Vou gostar de ler essa lição de economia.
@fsd e @Vitolinhas vê bem o que eu disse.. retirar algo teu (que neste caso é uma parte do que recebes) é roubo, qual é a parte que até aqui não perceberam? É a mesma coisa que pegar num carro vosso e retirar e emprestar a sociedade “para o bem comum”.. adiante, sentem-se confortáveis com o que tem feito com o vosso dinheiro? Devem descontar pouco então.. porque o que tenho visto é um total desrespeito por quem desconta para este país e ninguém é responsabilizado.. entram pobres saem ricos de lá mas o zé povinho continua lá em baixo
Tarifa Social! Não percebeste para que serve?
Ai a tarifa social era para gastar 35 euros mensais na netflix? Então não precisa da tarifa social, que pague os 40 euros pelo cartão de telemóvel que já dá para ter acesso ao resto..
Pra aumentar a população que anda baixa kkkkkk
Se isto for como as tarifas de eletricidade… então bela porcaria. Os meus pais são reformados e recebem uma pensão de cerca de 350 euros cada (apenas têm esse rendimento) e não têm direito a nada disso. segundo as finanças são ricos.
700€ embora não sejam ricos recebem acima do RSI.
Se tiverem casa propria sem encargos, sem dependentes, e viverem fora dos grandes centros, é normal e dá para sobreviver.
Ideia das tarifas sociais em teoria seria para quem não tivesse capacidade de pagar os serviços ou tivesse de deixar de comer para o fazer.
Pois dá, que remédio. Mas o facto de viverem fora dos grandes centros não são só vantagens. Quando precisam de uma consulta têm que se deslocar a esses centros e transportes não existem. Mercearias… apenas a que existe na aldeola e os preços não são como nos hipermercados. Por se viver no campo existem despesas que na cidade não existem e com a idade se agravam, por isso digo que 700 euros é muito pouco. O que vale é que eu e minha irmão cumprimos com o nosso dever e apoiamos no que precisam. Obviamente que esta situação da net não é para eles que não precisam disso, pois eu asseguro os serviços necessário, mas por exemplo a tarifa da eletricidade e da água seria importante e uma grande ajuda para eles que levaram uma vida de trabalho e que poderiam viver um pouco melhor. (que também têm o seu orgulho e que não querem depender dos filhos). Por muitos xicos espertos é que essas ajudas não chegam a quem realmente precisa
Esta noticia tem um pormenor delicioso, o 23% de imposto direto! Nada escapa! Até a tarifa social leva com com 23%, um dos impostos diretos mais elevados do mundo. Será que o estado não podia também social aqui…
E normal, ha que pagar impostos para contribuir para o desenvolvimento do pais
Oralilas, muito obrigado pela boa disposição.
Dei uma boa gargalhada logo pela manhã.
Adoro uma boa piada no início do dia.
Pagar impostos para contribuir para o desenvolvimento do país.
Qual país? Portugal?
Onde é que escondeu a sua nave?
É que para dizer uma barbaridade dessas, das duas uma, ou chegou cá ontem ou então está cá e anda a dormir.
Os seus impostos contribuem para a corrupção e nepotismo generalizado e sem punição.
Onde é que está o desenvolvimento do país se somos a cada ano que passa mais e mais pobres em relação aos outros?
E estamos perante a maior carga fiscal da história…
Com tanto imposto já deveríamos andar de automóveis voadores, tipo regresso ao futuro, não acha?
Continue a pensar assim, é o que eles querem.
Bem, o sistema de ensino está feito para produzir pessoas pouco exigentes, isto é apenas o resultado do que se semeia.
Acorde, somos os mais pobres da UE, só falta sermos passados pela Albânia.
A dívida pública é sempre a subir e já vai no espaço…
Contribuir para o desenvolvimento do país, realmente.
Pode passar na sede da pplware para levantar a medalha de comentário mais ingénuo do ano.
“Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet” ?
Vivemos em “Portugais” diferentes então.
Se conhecesses a realidade do interior de outros países da UE não dizias isso.
Felizmente os miúdos portugueses já tem 7000 horas de viagens de avião e estadias de 600000 horas nas discotecas espanholas do sul… daí pensarem que sabem tudo sobre os países europeus.
Na sua próxima viagem, faça um desvio de 10km para fora da zona turística. E prepare-se bem, pois podem ter o azar de ir parar a um sítio onde ninguém fala inglês e onde o seu super mega hiper telemóvel não tem internet e o roaming é aos soluços.
No meu concelho onde hábito (Abrantes) praticamente todas as localidades têm fibra. No meu concelho de origem (Gavião) todas as sofridas têm fibra e na de Atalaia com menos de 100 habitantes há fibra dos 3 operadores (nos/vdf é partilhada,).
Caso não saibam, praticamente todas as localidades do país têm ou terão que ter fibra por determinação da UE. As freguesias foram distribuídas pelos 3 operadores. Isso foi amplamente divulgado aqui pelo ppware, no entanto haverá sempre ruas, habitações, etc que não ficaram cobertas. Até mesmo nas cidades isso acontece.
Não destrua as ideias da miudagem, eleitores do Chega, Iniciativa Liberal e PSD, que por aqui andam… para eles 99% do país tem internet fixa a 128kbs, tem TDT e ninguém sabe usar os telemóveis. Eles, como são detentores de 100000 doutoramentos de 870000 licenciaturas, dizem que os outros países é que são 500000000000000000000 melhores que Portugal… depois ficam de queixo caído quando os 8 milhões de turistas, vindos desses países, dizem que tem internet móvel, muito melhor em Portugal do que no sítio onde vivem e a pagam.
Manuel da Costa, Internet bem boa e infraestruturas do melhor são na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, está a ver?
Sim, os seus países que vc admira e que são paraísos onde os amanhãs cantam é que têm tudo de bom.
Porque não vai para um desses países e ficamos todos nós e vc contentes?
Pago lhe a viagem de ida sob a condição de não poder regressar.
E estou a falar a sério…
É verdade sim!
Também vivo numa vila pequrna e tenho fibra meo e Vodafone e NOS por cabo, existe ruas em lisboa que so tem ADSL
então venham conhecer as aldeias de trás os montes, e contem-nas. vejam as que têm fibra e as que não têm, de depois é só comprar.
mas pronto, já estamos habituados a que nos referenciem como “provincia”. enfim…
tristeza de pais que olha para o interior como se fossemos uns desgraçados, quando é no dito país desenvolvido e letrado que se vive pior e com mais fome com milhares de pessoas agarradas a dependências e prestações sociais.
Em tras-os montes não ha bairros de lata nem gente a dormir na rua.
Lamentável é pensar que o país só existe das beiras para baixo.
A infrastructura é boa não haja dúvida, agora o preço dos serviços é bem bem bem maior que o resto da Europa
“Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet”
Afinal devo estar a viver em outro país:
Velocidade máxima: 3Mbits (quando corre bem) 🙁
Preço: 25€
E já tentei tudo, não venham com tretas.
O teu caso em particular não é o país todo. Há países na Europa que nem nos hotéis têm Internet de jeito.
A internet devia de ser um produto gratuito para todos o dinheiro de pagamento era adquirido através de impostos sobre as grandes empresas que estão a trabalhar na internet
Li aqui bons comentários, sim senhor…
Só para saberem, há uns 12 anos que aceitei uma proposta de banda larga de 100G que ainda uso. Inicialmente era de 10Mb de velocidade e agora é ilimitada, e que custa €14/mês. Sim, operador em Portugal.
Então comparando, essa tarifa social de €6 com apenas 12G faz algum sentido?
Tarifa social muito pobrezinha.
Como é para os pobrezinhos, tomem lá um servicinho para verem uns e-mails e tal.
Ainda se fosse tráfego verdadeiramente ilimitado 24h/365d e 10 Mbps / 10 Mbps, ainda fazia sentido, assim é ridículo.
Quanto à fibra óptica, ainda não chega a todo o lado, ainda agora vim de um lugar onde o ADSL não chegava aos 7 Mbps a descarregar e tinha +/- 1024 Kbps de upload… porquê tanta “qualidade”? Porque tem televisão, se não seria bem mais lento. E não, a fibra-óptica não chega lá, que bem que a queriam meter.
É uma tarifa social a própria designação explica tudo, é uma forma de dar a todos acesso a internet para utilização básica de internet para, escola, aceder a serviços públicos on-line etc.
Não é internet para usar P2P, jogar online, netflix´s e afins, cada macaco no seu galho.
“o valor mínimo de tráfego mensal a ser incluído na oferta associada à tarifa social de acesso à Internet em banda larga deve ser de 12 GB.”
Esta é a única parte estúpida da equação. Não diz que vai ter limite de tráfego mas impõe um limite mínimo, o que pressupõe que PODE haver um limite máximo (que vai haver de certeza). Não faz sentido haver limite de tráfego, até porque a velocidade em si já é limitada. De resto 10/1 está excelente para quase tudo que faz uso diário de internet, principalmente por 5€/mês. Até para streaming 1080p/30fps (que é o mais comum) é mais que suficiente.
Não me parece que a tarifa social seja para streaming.
Estás enganado. Tarifa social é para quem não tem possibilidades de pagar 35 ou mais por pacote “normal”, não tem a ver com o fim para que é usado.
– tele escola, tele trabalho, etc são formas de streaming. Há muita gente com o ordenado mínimo que precisou de ter os filhos em tele escola nestes últimos 2 anos e foi motivo para terem que suportar o custo adicional de meter internet em casa. A tarifa social tinha ajudado.
– rádios e televisões online também são streaming. Agora o pobre também não pode ouvir ou ver rádio/TV?
– até YouTube é enorme para conteúdo educativo.
O ponto é que não podes limitar as pessoas a que conteúdos acedem na internet. Já nem vou falar na NET neutrality, que é fortemente ignorada em Portugal e ninguém diz nada
12GB vão num instante nos updates do Windows
Em muitos locais em Portugal ainda estamos na idade da pedra das comunicaçoes, só existe o velhinho par de cobre e acesso ADSL, isto é o que a MEO tem para oferecer aqui no Feijó/Laranjeiro, concelho de Almada. Paga-se muito por um péssimo serviço. Espera-se que em breve outros operadores venham disponibilizar meios mais adequados aos tempos que vivemos – fibra óptica- a preços competitivos.
As operadoras vão ser obrigadas a fornecer um serviço por um valor mensal de cinco euros mas este governo xuxa não abdica da taxa máxima de iva em 23%… Mas que chico espertismo!
12 GB de tráfego? Esta gente não sabe o que é a internet. Basta ir a um site de notícias ver e ler vídeo e os 12 GB acabam-se num instante. Então se uma pessoa quiser ver a euronews no site deles 12 GB não chega para um dia de visionamento! Nem uma manhã de visionamento! E não me venham com a chachada de dizer que ver um site de notícias não é utilização básica. É utilização básica e faz parte do direito de acesso a informação! Aliás todos os sites de informação tem vídeo e audio. Como é que 12 GB dá para isso?
Mais uma vez, as coisas ao contrário. O problema não são preços altos, são salários baixos. O que se faz? Cria-se tarifas sociais para tudo e mais um par de botas. Mas os pobres continuam pobres, porque os salários continuam baixos.
Se a tarifa social fôr como na electricidade na Iberbrola, então não vai haver tarifas sociais nenhumas, isto das tarifas é uma aldrabice das piores que já foram feitas em Portugal. Quem se sentir lesado com o meu comentário,diga, para lhe mandar os comprovativos.