SpaceX lança serviço Starlink dirigido para governos para apoio à segurança nacional
O serviço de internet da SpaceX tem vindo a expandir-se e hoje a Starlink é já apoio a muitos nómadas digitais, a utilizadores que vivem em locais remotos, a empresas de cruzeiros... além de ser ter revelado de extrema importância em cenários de guerra no apoio aos militares ucranianos.
A empresa, ainda que de forma silenciosa, anunciou agora um serviço direcionado aos governos para o apoio à segurança nacional.
A SpaceX tem agora um novo serviço direcionado ao Governo, o Starshield, que, segundo a empresa, disponibiliza uma "rede de satélite segura para entidades governamentais".
A página Starshield da SpaceX não está integrado no serviço Starlink. Este já conhecido é dirigido a clientes finais e empresas, enquanto o Starshield, que irá recorrer aos satélites já em órbita, foi projetado para uso do governo.
Este anúncio, na verdade, chega depois de já muito trabalho ter sido feito entre a empresa de Elon Musk e entidades governamentais dos EUA e do resto do mundo.
Em agosto, a SpaceX assinou um acordo de 2 milhões de dólares com a Força Aérea dos Estados Unidos para fornecer acesso à Internet via satélite, e o Starlink também se mostrou crucial para as forças ucranianas no palco de guerra. No mês passado, o Pentágono disse que estava também a testar a ligação Starlink no Ártico, naquilo que é visto como uma maneira potencial de oferecer internet às tropas americanas.
O que será o Starshield?
O Starshield foi anunciado com três áreas de foco: observação da Terra, comunicações e hosted payloads, que segundo a CNBC permitiria aos governos personalizar o seu próprio satélite de internet a enviar para o espaço.
A SpaceX diz que o Starlink já oferece “criptografia de ponta a ponta dos dados de utilizadores”, mas o Starshield tem segurança adicional que pode atender “aos requisitos governamentais mais exigentes”. No entanto, os recursos exatos não foram detalhados.
No entanto, foram apontados outros recursos que incluem a utilização de um “terminal de comunicação a laser entre satélites” que permitiria que o hardware da SpaceX se comunicasse com satélites parceiros e funcionasse como parte da mesma rede.
Este artigo tem mais de um ano
Lol um serviço para estados na mão de uma gigante multinacional.. hmmm
Criptografia de ponta, a NSA deve estar a rir-se com estes anúncios de segurança feitos pela SpaceX, tendo em conta os backdoors que certamente estarão embutidos.
Espero que os Estados que utilizarem esta infra-estrutura tenham plena noção de que as comunicações estarão a ser interceptadas e decifradas em tempo real pela NSA, e que por isso terão de ter cuidados extra, além dos cuidados do costume.
Você encripta a sua informação com a técnica que desejar (bcrypt, PBKDF2, Argon 2 ), envia para o Starshield ou Starlink, e esse dados que já estão encriptados por você, serão encriptados de novo.
Você ignora que os governos tendem a confiar demasiado em equipamento obsoleto e em equipamento com más configurações/ vulnerabilidades que na prática significa que as suas comunicações são interceptadas e decifradas em tempo real, isto já é uma prática super antiga, e a única forma de «tentarem» (só tentar) evitar isto é desenvolvendo as suas próprias soluções e aplicar técnicas que realmente proporcionem segurança às comunicações… escusado será de dizer que nem todos são bons o suficiente e então as comunicações acabam sendo interceptadas e decifradas na mesma.
Deveria ser um serviço unicamente controlado pelas entidades estatais.
Não percebo como permitem isto … aliás, percebo, money talks.
Tecnicamente o orcamento para a defesa dos eua é 778 bilhoes dolares. Uma caneta da Nasa custou 9 bilhoes de dolares. 86 bilhoes de dolares vai custar o projeto Atemis para lua aonde tera apenas 8 foguetes no total, ou seja cada foguete custara 10.7bilhoes. Enquanto o custo de lancamento daqui a 2-3 anos estimado do Starship é apenas 10 milhoes de dolares, irrisorio em relacao ao gasto com o projeto Atemis. Apenas 2 milhoes com o acordo para ter internet para a forca aerea dos eua? Algo esta desproporcional ai. Elon Musk deveria estar recebendo muito mais incentivo por parte do governo